sábado, 18 de setembro de 2010

Cruzeiro pega o Botafogo com razões para acreditar em novo triunfo


Fonte: Bruno Furtado - Superesportes

Para um clube que briga pelo título, o único caminho é buscar três pontos em cada confronto. Diante de um concorrente direto, o resultado se torna ainda mais importante. Por isso, só resta ao Cruzeiro ir para cima do Botafogo neste sábado, a partir das 18h30, no Engenhão, em partida válida pela 23ª rodada do Brasileirão.

O Cruzeiro é o terceiro colocado, com 40 pontos, e o Botafogo é o quarto, com 37. Para os mineiros, a vitória significará uma vantagem de seis pontos na classificação sobre o rival carioca e ainda poderá valer a liderança ou a vice-liderança do campeonato, dependendo dos resultados de Fluminense e Corinthians, ambos com 41 pontos.

Melhores no pós-Copa

O jogo deste sábado é cercado de grande expectativa também pelo fato de Cruzeiro e Botafogo serem os dois melhores clubes do Brasileiro no período pós-Copa, de 15 rodadas. Os celestes somaram 31 pontos e os alvinegros, 28.

Mas o Cruzeiro tem razões de sobra para confiar no triunfo dentro do Engenhão, onde o Botafogo ainda está invicto nesse Brasileirão, com cinco vitórias e seis empates.

O time dirigido por Cuca é o melhor visitante da competição, está invicto há sete rodadas e vem de cinco vitórias consecutivas sobre Flamengo, Palmeiras, Internacional, Avaí e Guarani. O aproveitamento no returno é de 100%.

Se vencer o Botafogo, o Cruzeiro atingirá a maior série de vitórias desse Brasileirão.

Ao ser indagado se o empate era um bom resultado no Rio de Janeiro, o técnico cruzeirense Cuca foi claro no intuito de vencer. “Depende. Se tiver 2 a 0 para o Botafogo e a gente empatar, é um bom negócio. Se tiver 2 a 0 pra nós e o Botafogo empatar, é ruim”.

Segundo Cuca, o equilíbrio será fundamental ao Cruzeiro para levar vantagem sobre mais um concorrente direto. Nesse Brasileiro, o único revés para equipes do topo da tabela foi para o Fluminense, por 1 a 0, no Maracanã. Nos demais confrontos, o time obteve quatro vitórias e um empate.

”Nos campeonatos de pontos corridos, existem jogos de caráter decisivo. Esse é um jogo de caráter decisivo, não é a decisão do campeonato, até porque faltam 16 rodadas, é muita coisa, e a gente pretende fazer um bom jogo, sabedor que lá é duro, o Botafogo não perdeu nenhuma em casa, tem jogado muito bem, mas a gente também tem a ambição de fazer um jogo bom”, comentou.

Equipes

Contra o Botafogo, o Cruzeiro terá os desfalques do volante Marquinhos Paraná e do atacante Wellington Paulista, contundidos. Voltam à equipe o goleiro Fábio, recuperado de uma luxação em um dedo da mão esquerda, e os laterais Jonathan e Diego Renan. O retorno do meia Roger dependerá do esquema a ser implantado.

Cuca faz mistério e cogita escalar até três zagueiros. Gil seria o escolhido nesse caso para formar o trio com Leo e Edcarlos. Mas o volante Everton está vivo na briga pela titularidade. Nessa hipótese, o time jogaria no 4-4-2. No ataque, o treinador ainda pode abrir mão de um especialista – Farías ou Wallyson – para improvisar Roger ao lado de Thiago Ribeiro.

O Botafogo vem de derrota por 4 a 1 para o Goiás, em Goiânia, e terá os reforços do volante Somália e do atacante Herrera diante do Cruzeiro. Esse último pode iniciar no banco de reservas. Jóbson, Marcelo Cordeiro e Marcelo Mattos seguem fora, por contusão.

A grande atração do time é o atacante uruguaio “El Loco” Abreu.

Nenhum comentário: