sexta-feira, 13 de outubro de 2017

PSEUDOJORNALISTAS DA INTERNET: UM PROBLEMA SÉRIO



A internet é muito boa, muito legal, mas está cheia de "fakes". Sim, quando não são pessoas que se escondem por trás de um "nome artístico", são outras que se passam por jornalistas, inventando notícias e publicando em blogs ou mesmo sites. O pior de tudo isso é que tem gente que acredita nesses "falsos jornalistas". Gente, vamos usar filtro e parar de "ir na onda" desses caras.

Jornalista é uma profissão complicada, que exige dedicação por parte daqueles que levam a sério esse ofício. A remuneração, na maioria das vezes, é baixa, jornadas de trabalho altas. Mas muitos não ligam para esse "problema", principalmente se trabalham naquilo que gostam. O caderno de Esportes é o que mais chama a atenção dos estudantes. Eu mesmo, quando entrei para o jornalismo, em 2002, sempre quis trabalhar nessa área, entrevistar jogador, presidente, treinador. Queria analisar o jogo, dar meus palpites, fazer meus comentários. Bom, fiz tudo isso, continuo fazendo, ainda que não mais na "grande mídia".

O mercado é complicado, é verdade. A vida nos dá outros caminhos. Decidi ir para onde vêm as oportunidades. Além de jornalista, me formei em Direito e há anos também sou advogado, galgando espaço através de concursos ou mesmo atuando em causas, as mais variadas.

Mas por que venho fazer esse breve relato da minha vida a vocês? Bom, para falar justamente desses "pseudojornalistas", que desconhecem o ofício, que não sabem sequer escrever duas linhas sem erros gramaticais, que insistem em se fazer de fonte e que fazem da internet o seu pólo maior de disseminação de ideias, fatos e ódio. Gente que cria problemas, que procura deturpar ambiente, que inventa histórias e que jamais será um profissional nessa área, de fato.

Afinal, para ser jornalista, necessita estudo. Vários, infelizmente, não o fazem. E boa parte desses ainda tem inúmeros privilégios nas empresas que trabalham, enfraquecendo a profissão e dando margem a esses "cânceres virtuais" que invadem páginas esportivas e de outras editorias para "plantar notícia".

Amigos, aqui vai um alerta de um jornalista formado: não acreditem naquilo que leem nas redes sociais, não compartilhem mensagens de ódio, não compactuem com esses "fakes jornalísticos". Se já não bastasse muitos (não todos) jornalistas fracos trabalhando na "Grande Midia" sendo torcedores ao invés de profissionais, ainda há esse problema de gente que acredita que qualquer um sabe fazer jornalismo ou comunicar. Comunicação, assim como outros ofícios, só é bem feita se exercida por quem é do ramo.

Isso que procuramos fazer aqui nesse humilde blog desde 2009. Não ficamos inventando histórias. Escrevemos bem, relatamos nosso ponto de vista de forma parcial (essa é a essência de blogs) e queremos sempre debater com você os assuntos que publicamos.

Por isso, amigos, deixem esses pseudojornalistas de fora do seu dia a dia. É um problema ´serio para aqueles que fazem o "bom jornalismo".

Por: João Vitor Viana

31 comentários:

Luan Correa disse...

Depois desse barulho todo da mídia pela saída do Mano Menezes,agora vejo que a permanência dele esta aliada a grandes reforços,acho muito bom isso porque se queremos chegar ao título da Libertadores,precisamos reforçar muito o elenco,que e mediano em qualidade...uma boa receita para um bom e esperançoso 2018!!!

Cruzeiro Online disse...

Temos um bom elenco, precisamos de contratações pontuais. Não precisamos de quantidade, mas de qualidade e de gente que agregue. Para buscarmos algo a mais, precisamos pensar grande.

Anônimo disse...

O tal do Neto boca aberta,bocudo,acaba de afirmar categoricamente,que o Mano já acertou com o palmeiras...

Anônimo disse...

Cuca demitido ? É, foi bom inquanto durou, tchau Mano.

Anônimo disse...

Acaba de sair no programa do boca aberta,que o Cuca caiu...

Guilherme disse...

"pessoas que se escondem por trás de um "nome artístico""

Em vez de se preocuparem com o meu nome artístico, refutem meus argumentos!

Guilherme disse...

Mano iniciou a pré-temporada de 2017 com um elenco superior ao q Luxa e Marcelo Oliveira iniciaram as pré-temporadas de 2003 e 2013!

Anônimo disse...

Pq q ja nao entra em acordo com o Mano e deixa ele vazar logo pra ja trazer outro tecnico ? Novela chata do caralho. Ta parecendo q o Cruzeiro é o Mano. Se traz um novo tecnico agora o cara ja pode começar a trabalhar tranquilo pq, cá pra nós, ser campeao é praticamente impossivel. CHEGA DE NOVELA.

Unknown disse...

Quem vc sugere??

Pedro Lage disse...

Qto antes a situação se resolver, melhor. Mas ñ há urgência. Ñ pode é demorar demais, mas por enqto tá tranquilo.

Unknown disse...

Moss, eu nao queria a saida dele não mas se sair, foda se, pnc dele.
Daq apouco pega aquela barca a deriva la que é o Palmeiras e tm no rabo, igual aconteceu no flamengo.

O unico problema é o substituto dele, o Abel acho bem improvável vir para ca logo, justamente pela posição de seu atual clube, não acho que irá abondonar nesse momento. O Levir deve ir ao Japão, o Cuca é Franga, apesar de eu gostar dele e achar que seria uma boa aq.

Anônimo disse...

Eu não faço ideia, só não acho certo ficar nos enrolando desse jeito.

Cruzeiro Online disse...

Pessoal, vocês estão sofrendo por antecedência? Isso não passa de especulação e uma mentira deslavada do Neto. Se o Mano for para outro time, será porque conversou com a futura diretoria e não gostou do que ouviu. Não será por dinheiro. Logicamente ele vai querer ser reconhecido pelo que fez pelo clube, o que não foi pouco. Mas o Mano gosta daqui, está na Libertadores e tem muita coisa em jogo. O Cruzeiro foi o time que abriu as portas para ele quando poucos queriam. E ele é grato ao clube por isso. Esperem. Tudo que está aí sendo falado pelo senhor Neto e outros aventureiros não passa de boato no momento.

Cruzeirense vencedor disse...

O Jaeci ontem cravou na coluna dele que o Mano vai renovar. Agora é um jogo de especulações. Não dá pra acreditar em nada ainda.

Guilherme disse...

"Pessoal, vocês estão sofrendo por antecedência? Isso não passa de especulação e uma mentira deslavada do Neto. Se o Mano for para outro time, será porque conversou com a futura diretoria e não gostou do que ouviu. Não será por dinheiro. Logicamente ele vai querer ser reconhecido pelo que fez pelo clube, o que não foi pouco. Mas o Mano gosta daqui, está na Libertadores e tem muita coisa em jogo. O Cruzeiro foi o time que abriu as portas para ele quando poucos queriam. E ele é grato ao clube por isso. Esperem. Tudo que está aí sendo falado pelo senhor Neto e outros aventureiros não passa de boato no momento"



Mano gosta tanto daqui, é tão grato ao MdM que, quando recebeu proposta da China, criticou os tecnicos q trocam o futebol brasileiro pelo dinheiro chinês. QUANTA GRATIDÃO!

Cruzeirense vencedor disse...

http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/colunistas/jaeci-carvalho/2017/10/12/se-coluna_jaeci_carvalho_interna,434630/mano-esta-apalavrado-com-o-cruzeiro-e-vai-renovar.shtml&lc=pt-BR&s=1&m=719&host=www.google.com.br&ts=1507919178&sig=ANTY_L0LXxFQIIhWeZR3z87sEM_-WvTMlA

Anônimo disse...

Eu estava assistindo Fox Sports Radio quando deram a noticia da demissão do Cuca Gando e já deram como certa a contratação do Mano pelo Palmares. Mano liga e mto pra dinheiro senão não teria ido pra China.

Cruzeiro Online disse...

- Preparamos uma proposta importante e interessante para o Mano e a sua comissão técnica. Tenho certeza que é uma proposta robusta e importante para o ano importante que o Cruzeiro terá em 2018. Temos grandes ambições para o Cruzeiro.

Itair Machado

Sangue Azul disse...

O Palmeiras ja fez a proposta para o MM, agora é com ele! Se ficar bem, caso nao fique, obrigado e tchau! O Cruzeiro é maior que qualquer treinador, que qualquer jogador e dirigente.Gostaria demais de ter o Jair Ventura como treinador do Maior do Mundo, vamos aguardar , o pior ja passou que foi o Gilvanta (cara de sorte viu).

Revétria disse...

Jornalista bom eu não moral,imaginem os pseudo jornalistas,ou jornalista meia-boca, que habitam os Diários Associados,G1, Itatigaylo e por aí vai... (Com algumas exceções, lógico).
Mas devemos lembrar que a maioria não tem autonomia, são uns "pau mandado", a mercê de diretores,editores e chefes de redação,etc... A coisa piora, quando se depara com ex atletas exercendo o papel do especialista,aí desgraça tudo. Seriam no máximo comentarista convidado. Tem jornalistas, se é que são formados, que dá nojo! Caso do Milton Neves,Cajuru,Bob Faria,etc... Mas não é só no futebol não,é geral! Incrível como esses Youtubers "especialistas" em automóveis são parciais. Eles elogiam somente a montadora que fornece o jabá maior... (Existe também exceções ). A crise tá feia!
Agora vou falar daquele que realmente importa, o CRUZEIRO! O Cabuloso tem vários jogadores que servem de moeda de troca e também são valorizados,podendo render uns bons trocados para os cofres do clube,exemplo, os emprestados ao Vitória-BA.

Anônimo disse...

Boa noite pessoal; eu leio este blog sempre, atualmente eu moro em São Paulo e leio sempre aqui, tenho notícias do Cruzeiro por aqui e demais blogs do Maior de Minas é claro, eu assisto aquele programa da Fox rádio e já mim deu nojo daqueles caras lá dando a certeza que Mano já está certo com o Palmeiras; eu não sei vocês; mais eu estou torcendo para que o MM renove com o Cruzeiro só para mim ver a cara de tacho daqueles jornalistas lá

Anônimo disse...

Eu penso q Mano já é da Crefisa. Ele ta esperando é pra ter ctz q o Palmares vai entrar na fase de grupos da Libertadores, so isso.

Observandotudo disse...

Vitória não dorme no ponto já comprou pelo menos 50℅ de William Farias e Neilton; restam Bruno Ramires e William Correia este muito bem. Eu avisei que NEILTON seria o Marinho II . FINAL do ano Vitória vende enche o cofre e o Cruzeiro recebe uma merreca.

Observandotudo disse...

Vitória não dorme no ponto já comprou pelo menos 50℅ de William Farias e Neilton; restam Bruno Ramires e William Correia este muito bem. Eu avisei que NEILTON seria o Marinho II . FINAL do ano Vitória vende enche o cofre e o Cruzeiro recebe uma merreca.

Observandotudo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
campeão fernandes disse...

Se o mano ficar bom, se não vá pro dinheiro que o carregue.o cruzeiro e milhões de vez maior que ele

Observandotudo disse...

Irmãos cruzeirenses li tudo que encontrei sobre MANO X CRUZEIRO X NOVA DIRETORIA X PALMEIRAS.
Cheguei a seguinte conclusão:

MANO MENEZES VAI FICAR.

a) O problema não sera financeiro.
b) O Cruzeiro já tem um time armado e o Palmeiras é um amontoado de jogadores.
c) As pré temporadas de 2018 serão mais curtas devido Copa do Mundo.
d) A nova Diretoria já demonstrou que MANO É O PLANO A.
e) O CRUZEIRO JÁ está na fase de grupos da Libertadores.
f) O Palmeiras talvez nem se classifique para a pré Libertadores.
g) O Mano quer ganhar a Libertadores e disputar um título MUNDIAL.
h) Valorizado terá mercado de primeira linha no EXTERIOR.

VAMOS AGUARDAR COM CONFIANÇA.

Abração estrelado.

Unknown disse...

Então vamos esperar a definição!
Mas...

Humberto disse...

Fora.Mano.Que venha Abel Braga tecnico multicampeao.Nos estamos falando de Mano que é tecnico desde de 2004 e so tem duas copas do brasil no currículo e que treina o cruzeiro que consegue se retrancar ate no mineirao.Time nunca tem iniciativa de jogo.O titulos não escondeu as deficiências da equipe.

Unknown disse...

Mas um voltando ao blog!!

Observandotudo disse...

Andou um pouco sumido mas não muito. Rsrs.