terça-feira, 23 de novembro de 2021

Opinião: Chega de racismo! Cruzeiro condenado por injúria racial no Independência!

Chega de racismo! Chega de achar que o outro é inferior por sua cor ou qualquer outra característica! Isso não tem lugar no esporte e nem na sociedade. Quem acha o contrário, que fique em casa. Além de causar imenso constrangimento a quem está nos locais públicos, especificamente nesse contexto, no estádio, ainda consegue prejudicar não apenas o clube, como os próprios torcedores. Exemplo disso foi a condenação do Cruzeiro à perda de um mando de campo mais multa por injúria racial contra o jogador Jefferson, do Remo. Naquela partida, ao marcar o gol do time paraense, o jogador ouviu das arquibancadas o grito de "macaco". As imagens, que viralizaram, foram usadas na audiência e tornaram de conhecimento público.

O procurador Delmiro Campos afirmou que a pena tem fator de conscientização: "A maior pena é o fechamento dos portões, porque tem como objetivo a conscientização da torcida de que não pode repetir esta conduta criminosa", frisou. "O fato existiu, um jogador foi chamado de macaco, o clube tem que ser apenado para que este ato não volte a ser repetido. Suplicamos rigor no enfrentamento desta questão (do racismo) que se refere a todo o desporto brasileiro".

No entanto, a pena será cumprida no ano que vem, o que não vai alterar toda a movimentação para a partida de quinta-feira, 20h, contra o Náutico. Ou seja, o Cruzeiro jogará com a presença de público pela última rodada da Série B. O jogo marcará as despedidas de Rafael Sobis e Ariel Cabral. Mais de 40 mil ingressos comercializados.

E fica o recado: denuncie se alguém ao seu lado no estádio agir dessa forma! Esporte é inclusivo e cabe a todos! Estádio é para torcer, não para praticar crimes. Respeito é bom e todos merecem! Racismo é algo nojento!

Por: João Vitor Viana

Nenhum comentário: