segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Honrando a camisa 10 em um clássico bonito de ver

Por: Décio Lopes
Blog: Expresso da bola


O Internacional perdeu uma belíssima chance de assumir a ponta do Brasileirão, mas acho que a torcida colorada não pode queixar-se do time. Além de um pouco de falta de sorte em momentos importantes, o fato é que o adversário desta tarde honrou a tradição do clássico e jogou à beça. Foi uma bela partida! Foi bonito ver o Cruzeiro ganhar - no fim das contas, com méritos - fora de casa, contra uma torcida fanática e que cantou o tempo todo, em um gramado prejudicadíssimo pela chuva.

Adilson mostrou que é um expert em futebol gaúcho e armou o time muito bem, anulando as principais armas do Inter, tirando espaços, deixando sempre uma sobra para os evitar os contra-ataques e “incomodando” o tempo todo quando os colorados tentavam trocar passes à frente da área.

Mas o que realmente chamou a atenção neste jogo foi a atuação de Gilberto, recém-contratado pelo Cruzeiro. Um cara gente fina demais, com quem estive em Berlim, Londres e em diversas partidas da seleção pelo mundo. Sempre sereno e bem disposto. Mesmo durante os períodos mais difíceis - como, por exemplo, na recente passagem pelo Tottenhem, quando foi convidado pessoalmente pelo técnico para dar trocar de clube e dar qualidade ao meio-campo do time inglês. Depois da chegada, no entanto, a chance prometida nunca veio. Gilberto aguentou sem reclamar.

Felizmente agora o Cruzeiro fez justiça ao jogador e a torcida não deve estar arrependida. Que lucidez, que toque na bola, que precisão no passe! Isso sem falar na conclusão… É, porque até de centroavante o ex-lateral esquerdo jogou. E muito bem!

A tarde de hoje, no fim das contas, me trouxe três reflexões:

1) O Cruzeiro poderia perfeitamente estar brigando pelo título do Brasileirão. A derrota na Libertadores custou caro demais a este grupo.

2) Com GIlberto de volta - e jogando assim, mais solto, como o “cérebro” e a categoria do time - o nosso futebol ganha um bocado.

3) O Inter foi derrotado, perdeu uma chance de ouro de chegar à ponta. Mas em pequenos detalhes. O time é candidatíssimo ao título.

Nenhum comentário: