terça-feira, 1 de setembro de 2015

UM ANO CHEIO DE DESASTRES. MAS POSSÍVEL QUE TENHA HAVIDO UM ÚNICO ACERTO: MANO

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

A diretoria do Cruzeiro cansou de errar esse ano. Foram verdadeiras atrocidades que fizeram à frente do time. O presidente Gilvan mostrou petulância e ignorância em diversas oportunidades, dando ao torcedor a certeza que ele nada mais é que um administrador cruzeirense e de futebol, que entendia, era Alexandre Mattos.

O primeiro erro foi deixar o diretor de futebol sair. Com ele já haviam dois jogadores acertados, um deles Arouca, que acabou indo para o Palmeiras, assim como outro jogador, que nunca teve o nome divulgado nem tratado no meio do clube. O segundo erro foi liquidar o time de maneira ridícula. Venderam todos os bons atletas, deixaram Marcelo Moreno, Lucas Silva, Everton Ribeiro, Egídio, Nilton, Everton, Goulart e outros saírem. O time perdeu a espinha dorsal. E a reposição, o terceiro erro. Foram muito aquém daquilo que o torcedor esperava. Apesar da qualidade não ser tão ruim, não deu liga. O quarto erro foi a falta de planejamento. Vários jogadores que não tem capacidade foram incorporados ao grupo, caso de Charles. Outros, de péssima qualidade, ganharam, de forma até estranha, uma sequência no time titular, como Marquinhos. 

Depois veio o quinto erro: remendar o buraco que a direção e a primeira comissão técnica do ano puseram o Cruzeiro. Não bastassem os péssimos jogamos pelo Campeonato Mineiro, saímos de forma bisonha da Libertadores. Ali era para ter mudado tudo. Mas arrastou ainda mais e a contratação de Luxemburgo, que poderia ser essa alteração, só veio a empurrar o time ainda mais para baixo. Apesar do bom início, Luxemburgo se perdeu em meio à falta de critério. Antes meritocracia, passou quase a escalar na sorte os jogadores. O entrosamento nunca se deu e aí veio a queda.

A chance de redenção vem com Mano. Assim como boa parte da torcida, acredito que possa ser a única alternativa de sucesso, esse, o de não ser rebaixado, que é o que resta ao Cruzeiro na altura do campeonato. Talvez tenha sido o único acerto da diretoria no ano em meio a tantos desastres.

Mano terá muito trabalho e, se Luxemburgo estava trocando o pneu com o carro em movimento, agora Mano vai ter que trocar com o carro na ladeira. Mas acredito que possa dar uma injeção de ânimo no time. E já projetando um trabalho a longo prazo, Mano vem para ficar até o fim de 2017.

Mano é um treinador que fez bons trabalhos, embora na Seleção tenha se equivocado bastante. Mas fez um bom trabalho no Corinthians e no Grêmio. No Cruzeiro não peço que faça, em 2015, algo igual. Quero somente um aproveitamento mínimo para alcançarmos logo os 45 pontos. Respirando, a gente pensa, dessa vez de forma correta, um ano inteiro. Afinal, um time como o Cruzeiro tem que pensar grande, em títulos. 2015 é para ser apagado da memória.

8 comentários:

Luciano Andrade disse...

Marcão, vc não se equivocou em momente nenhum! Sempre esteve certo com relação à franga! Olhe o Palmeiras hoje! Não briga pelo título! Qualquer treinador que pegasse este time destroçado teria fracassado. Não apenas o Luxa. Como disse o Muricy: o Cruzeiro precisa mais de sorte que tecnico! A sorte de ter quatro times piores que ele! E o Gilvan ficará marcado por nos dar a maior tristeza do mundo por causa de sua incompetência!

Max Silva disse...

Apesar dos choros das luxetes, graças a Deus luxa foi embora. Falei antes da contratação que luxa era técnico ultrapassado e isso só se confirmou. Mano vai dar outra cara ao time e o cruzeiro vai encontrar o caminho das vitórias.

RUTILHO disse...

Gilvan fez uma excelente proposta para trazer Mano. Acredito que um salário maior que o do Luxa. Mas Mano impôs sua metodologia de trabalho que não sabemos qual é. Podem ter certeza ele quer autonomia. Se medalhões não corresponderem serão sacados e que ele Gilvan trate de negociá-los. Ou seja, não quer imposições e nem interferências no seu trabalho. Vamos torcer para que Mano Meneses tenha sucesso e nosso time consiga arrancar e subir na tabela.

Salvador disse...

Por se tratar de um jogo muito importante para o Cruzeiro, talvez escalar os jogadores mais experientes seria uma boa.
FABIO
CEARA MANOEL BRUNO RODRIGO PARA
WILIANS UILLIAN CORREIA HENRIQUE ARIEL CABRAL
VINICIUS ARAUJO DAMIÃO

Salvador disse...

Por se tratar de um jogo muito importante para o Cruzeiro, talvez escalar os jogadores mais experientes seria uma boa.
FABIO
CEARA MANOEL BRUNO RODRIGO PARA
WILIANS UILLIAN CORREIA HENRIQUE ARIEL CABRAL
VINICIUS ARAUJO DAMIÃO

Unknown disse...

Até que enfim você ficou conhecendo o Bruno Rodrigo!!!! Uillian Correia??? Ariel Cabral???? Damião????? Tamos fudidos!

RUTILHO disse...

A pior coisa para mim é a injustiça e calúnia. Como alguém pode dizer que Grolli é ruim e que veio aqui a passeio? O cara ainda não jogou e espero que ele esteja se cuidando e dedicando para quando for chamado corresponder. Uillian Correia, chegou ontem e já estão crucificando o rapaz. Ariel Cabral foi contratado com alto investimento segundo Gilvan mas jogou alguns minutos num grupo que não treinava. Quer o quê? Mágica? Me tragam o MANDRAKE.

Thiago disse...

A jogadores que ainda não podemos cobrar algum é o caso do grolli que ainda nem teve oportunidade. Torço muito para que que o cruzeiro agora engrene uma vitoria hoje é muito importante