sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

FUTEBOL FALIDO. O JEITO É SE REINVENTAR

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

O futebol brasileiro está mais vulnerável que qualquer outro. É chegar com migalhas aos times e mundo e fundos aos jogadores que o clube é obrigado a aceitar. O Cruzeiro viveu isso no ano passado, quando desmanchou o time bicampeão brasileiro e agora o Corinthians vive o mesmo dilema: por lá já saíram quatro e outros três podem dar adeus em breve.

O futebol brasileiro está falido e a tendência é que fique daí para pior. Por isso faz bem o time que trata as contratações hoje em dia com cautela. Não adianta fazer loucura para trazer jogador e não conseguir pagar. E pior: se paga, vê o clube se endividando e tendo que vender atleta, depois, até por menos que vale para pagar o rombo ou honrar compromissos assumidos com o governo, como é o caso do Profut.

A gente sempre torce para que o Cruzeiro acerte nas contratações, que o time dê liga e ganhe títulos. E qual pode ser a consequência disso? Assédio do exterior. E a China têm vindo com tudo para cima do futebol brasileiro. Se ano passado apenas Ricardo Goulat e Diego Tardelli foram os contratados, esse ano não só levaram jogadores a rodo como até nossos treinadores (inclusive Mano Menezes).

O jeito é nos reinventar. Com moeda frágil e pequeno poder de fogo, temos que ser habilidosos em montar nossos times. Os clubes de fora vão primeiro em cima do atleta, acertam contrato e depois pagam multa ou tentam negociar esse valor. Aos clubes pouco resta, a não ser rezar para que propostas demorem uma ou mais temporadas. Mas a coisa anda difícil.

Que o nosso time de 2016 seja um grande time, levante taças e que, ao final, a gente possa ficar com a maioria dos atletas, para conseguir dar uma sequência positiva no decorrer dos anos.

32 comentários:

Victor Dornellas disse...

Muita gente esta criticando os times da China, mais nao concordo com isso! Se os caras tem dinheiro nao podemos fazer nada, cabe o clube fazendo um contrato bem elaborado com uma multa contratual bem mais alta caso de transferencia para o futebol asiatico! E outra coisa, o Corinthias nao sabia que ia ter interesse pros seus principais jogadores nao? Logico que ia ter, ela tem e que ja planejar desde o meio do ano passado, as pecas de reposicao que vao chegar pada substituir a altura essas perdas

Victor Dornellas disse...

Existe time controlado e time quebrado no Brasil, e o Cruzeiro esta longe de quebrado, e um dos unicos que pagam suas contas em dia no futebol brasileiro! Se em 2016 nosso time jogar muito, cabe a nossa nova diretoria ja planejar quem vai substituir os jogadores que se destacarem a altura, e dar continuidade a um bom trabalho

Unknown disse...

Não existe mágica.
Os caras têm dinheiro e nós não, então temos que ter uma alternativa a isso e ela chama-se "base".
Eu já tinha gostado muito do Deivid e ele subiu mais ainda no meu conceito dizendo que no seu time 40% dos jogadores têm que ser da base.
Vejam o Barcelona que ganhou tudo e mais um pouco com os principais jogadores sendo da base.
Eu não tenho a menor dúvida que a única forma de sermos fortes de verdade, a ponto de ganhar Libertadores e até Mundial é tendo uma base forte.

Unknown disse...

Mídia colombiana "crava" liberação do "volante misto" Gustavo Cuellar para jogar no Cruzeiro. Notícia de hoje!

http://www.deportesrcn.com/noticia-video/gustavo-cuellar-nuevo-jugador-del-cruzeiro-deportes-46853

Jonas Mendonça disse...

Carlos Nogueira, aposto que o Unknown não vai gostar dessa notícia! Kkkkkkkkkk

Unknown disse...

Kkkk..... Q nada. Todo mundo vai gostar!

Túlio disse...

Não gostei de uma coisa nessa notícia...Lendo a reportagem, fala que ele será companheiro do Riascos...kkkkkk...Aí não...Esse tem que passar bem longe do Cruzeiro..

Jonas Mendonça disse...

Zueira Carlos. É porque ele reclama de tudo kkkkk.

Unknown disse...

Galera fala mal do Riascos.
Ele não teve quase nenhuma oportunidade aqui.
Entrou em 1 ou 2 jogos e não teve tempo pra mostrar nada.

Contra as frangas em 2013 jogou bem, mas deu azar de errar o pênalti.

Unknown disse...

Essa notícia aí em cima é velha pessoal !


Veja esta nova aí com aúdio e tudo. Conforme eu disse, o Cruzeiro resolveu se mexer e disse que Cruzeiro está querendo acelerar a negociação . Aí sim ! Tomara que venha ele e muitos outros ...

Só média relevante da Colombia. Não é twitter. Aff !
http://caracol.com.co/programa/2016/01/08/el_alargue/1452220563_481607.html

"Se tiver que ficar no Jr, ficarei com muito gosto " - disse Cuellar nas ultimas horas
http://www.elheraldo.co/rincon-juniorista/si-me-quedo-en-junior-lo-hare-con-todo-el-gusto-cuellar-237472

Cereja do bolo é ganhar títulos !

Unknown disse...

Riascos, Uilliam Correia nem tiveram chance direito e nego fala que é ruim ... Eita torcida exigente !

Henrique Miranda disse...

Espaço Branco cadê vc kkkkkkkkk

Henrique Miranda disse...

#voltaespacobranco

Victor Dornellas disse...

Diz que o Pisano vai chegar é amanha, falara que ele ia chegar hoje e hoje ja estão falando outra coisa

Vai saber né

Unknown disse...

Se for amanhã melhor pq da pra eu ir no aeroporto buscar. A notícia que postei do Cuellar é de hj.

RUTILHO disse...

Tem gente que desce o pau no Gilvan. O cara pegou a presidência com tres meses antecipado com o time caindo e devendo. Mão vendeu o Montillo, se manteve na serie A. Passou um 2012 apagando incêndios. Foi bi campeão brasileiro 2013/2014. Manteve os craques na virada de 13 para 14 e durante. Só em 2015 não teve como resistir aos assédios e também pressionado pelo alto valor da folha e vendeu nossos craques. Mesmo assim o time ainda ficou entre os 8 melhores de 2015.
Agora, mostrando o administrador competente que é, vem contratando bons valores jovens, tanto para direção quanto para o time e melhor gastando pouco. Estamos no caminho certo.
Vejam a diferença para o curinthia, acabou de ganhar um brasileiro e já desmanchou o grupo colocando sua torcida em desespero as vésperas da Libertadores.

Unknown disse...

Concordo com 200% do q VC falou, Rutilho!

Luciano Andrade disse...

Que é isto pessoal? Apologia do pérfido CAPITALISMO? A China não deveria ter direito de chegar aqui e levar qualquer jogador! Isto é culpa da maldita Lei Pelé que tirou o poder de decisão dos clubes! Antigamente isto não acontecia! E a carreira dos atletas que praticamente acaba?!
Está na hora de construir institutos jurídicos para acabar com a prática desleal e anti ética dos chineses!

Anônimo disse...

Rafael Mendes, respeito seu comentário, porem n vejo q seja bem assim , subir jovens é bom e quando o cara é craque, só tem a agregar. O futebol brasileiro é completamente diferente do futebol europeu isso sem duvidas pra todos, lá o base tem toda a assistência e n é apenas subir, uma assistência mt superior a do brasil. Se a seleção alemã e o barcelona deu certo é q eles tiveram paciencia e uma programação,um projeto de longo prazo, algo q falta nos brasileiro.

N cai nessa conversa de mídia q começou quando o barcelona fez 4 no Santo em um mundial, a partir daquela a globo (Principalmente) incentivou os clube adotarem um política de subir jovens ( mt jovens, mais do q era antes) a partir daquele ano, santos, flamengo e mts outros, usaram mt mesmo e n nunca mais teve time competitivo. Usar a base tem q ter uma mescla experiente e jovem e principalmente um tecnico q saiba usar a base de modo correto.

Uso como exemplo o fluminense, se vc puder se lembrar, o globoesporte fez uma reportagem dizendo sobre o fluminense, subir 14 (por ai) e q o lider era o fred. Nessa época o fluminense estava brigando la na frente , no brasileirão. Virou o semestre e todos sabem o q ocorreu com o fluminense, brigando para n cair.


Alem do mais, subir jovens demais infelizmente n serão todos q vão se destacar, infelizmente. Seria a mesma coisa q só botar craque em um unico time. Vai ter um ou outro q n vai ser produtivo. Ao meu vê tem q fazer como o cruzeiro fez em 2013 a 15, os q subiram realmente tiveram alto nivel de aproveitamento. E n foram todos de uma vez só, foi aos poucos.

Quero terminar dizendo q n sou dono da verdade, só é apenas um ponto de vista, n quer dizer q está certo, sinta-se a vontade de descordar =)

Anônimo disse...

É isso aí,Rutilho.Perfeito.Como todo torcedor é passional,emocionalmente instável,qualquer ação do presidente é crivada de críticas,muitas das quais,injustamente!Ou será que alguém em sã consciência, acha,que é fácil administrar um clube VENCEDOR como o Cruzeiro,nêsse futebol capitalista e turbulento de hoje!!Sejamos mais coerentes,caramba!

Anônimo disse...

Esse ano temos q subir de 2-3 jovens para n ter tantos jovens no elenco,é o q eu quero.essa política de emprestimo de jogador da base, no qual eu vejo pouquissimos clubes fazem isso,sou totalmente favorável isso só tem a incrementar para o clube e o cruzeiro faz de modo perfeito.

Cruzeiro Online disse...

Obrigado pelos comentários.

Curtam nossa página no Face! www.facebook.com/cruzeironoticiasonline

Rodrigo disse...

Concordo Luciano, essa maldita Lei Pelé tirou o poder dos clubes e deixou tudo mas mãos dos empresários. Alem disso, praticamte acabou com as categorias de base dos clubes do interior.

Túlio disse...

Cruzeiro poderia aproveitar essas investidas dos chineses no futebol brasileiro e preparar uma lista com os nomes dos jogadores "disponiveis" e mandar para o Luxa e Mano...No time do Mano tem vaga pra mais um estrangeiro...kkkk...Já pensou conseguir vender um Marinho? Isso sim é negocio da China...

Unknown disse...

Kkkk... Seria ótimo, Tulio. Marinho está praticamente certo no Sport, por empréstimo

Planck disse...

Concordo com o Rutilho, e além isso acho ridículo esses torcedores que só vem encher o saco e falar mal dos dirigentes. Espaço-branco, unknow, só piada, KKKKKKKKKKKKKKKKK.

Unknown disse...

Mano não ia querer o marinho lá por nada.
Jogador que cruza de cabeça baixa.

Unknown disse...

Também não gosto de ficar criticando a diretoria porque sei que quando é não é porque estão tentando acertar. Gilvan nos deu dois campeonatos brasileiros depois de 12 anos no Limbo. Recebeu o clube quebrado e organizou as finanças e as categorias de base sem contar a revitalização do departamento de marketing que está ajudando a conseguir aumentar o número de fãs de sócios torcedores

Unknown disse...

Menos Carlos NOgueira e Rutilo.

O torcedor Cruzeirense no ano passado, não criticou o Presidente e os seus assessores, leia-se OS 3 PATETAS, pelas vendas, e sim, pela reposição,
Aí, ele foi terrivel, RIASCO,SEYMON,P.ANDRE,W.FARIAS,, deixou o Dagoberto sair por implicancia do M.Oliveira, isto sim nós reclamamos do presidente,

Saiba vcs. que ele é uma pessoa honesta, mas de futebol não entende nada, ele entende é da Instituição Cruzeiro, nisto ele é perfeito, mas tem que delegar o futebol para quem entende do ramo , e não é ele.

Unknown disse...

Estão falando muito dos chineses e estão se esquecendo que na verdade eles fazem igualmente os europeus, que buscavam os jogadores já formados e agora buscam são os garotos. Em se tratando de economia rica, o futebol, não só brasileiro, mas principalmente sulamericano, não tem como competir, precisam do dinheiro para quitação de dívidas e pagamentos e isso é o desejo maior de todo jogador.

Unknown disse...

Gente... Imaginem se fosse lançada uma coleção de selos comemorativos do Cruzeiro, cada selo com a estampa de um jogador, como se fossem figurinhas colecionáveis, em comemoração aos 95 anos do clube... Algum de vcs compraria? Lembrando que a tiragem seria limitada e que, com o passar do tempo, o valor venal iria aumentando. Respondam aí por favor.

Unknown disse...

Flávio, acho feio demais desrespeitar os outros. É possível divergir e criticar com educação. Nós cruzeirenses somos reconhecidos pelo bom nível intelectual e pela boa educação. Critiquemos e exijmos, mas deixemos as ofensas para as outras torcidas. Forte abraço!