quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A lista de reforços dos sonhos

Por: João Vitor Viana

Que o Cruzeiro precisa de pouco para se ajeitar, isso não há dúvidas. Porém, o clube, em 2010, principalmente no primeiro semestre, não teve um jogador que fez a diferença. Um camisa 10 ou um matador ou mesmo um zagueiro que pusesse a bola no chão e dissesse "deixa comigo". Faltou um líder, um jogador que na decisão se sobressaísse. Sem tirar o mérito do atacante Kléber ou do volante Fabrício ou de qualquer outro jogador do elenco. Mas não teve e, até agora, não tem esse jogador.

Fala-se em Deivid, ex-Cruzeiro e que hoje está na Turquia. Fala-se também em um zagueiro experiente. Possivelmente um jogador estrangeiro, já que não há ainda um jogador da posição que possa chegar e jogar. O zagueiro Danilo, do Palmeiras, seria esse nome. Mas acredita-se que ele permanecerá em São Paulo ou irá para o exterior. Líder, Danilo faria uma excelente dupla com Cláudio Caçapa. Danilo, aliás, está emprestado ao Palmeiras. Líder nato, seria uma referência na zaga.

Um lateral-esquerdo também deveria ser prioridade. Júlio César, que estava no Goiás, ainda está com o futuro indefinido e pode até mesmo voltar. Não se sabe se seria o nome ideal. Mas como Diego Renan deu uma queda muito grande na reta final do Brasileiro, uma aposta em um jogador da posição deveria ser analisada pela diretoria. Em 2009, o aproveitamento de Gérson Magrão, principalmente na final da Libertadores, foi traumático. Não se pode crer que haja uma avenida em suas costas. Um jogador da posição e que seja decisivo deve ser contratado.

E na frente, óbvio, falta um jogador para jogar com o Kléber. Pode até mesmo ser o Jóbson, que veio do Botafogo. Mas um jogador que bata no peito e diga "eu decido" ou mesmo que tenha um perfil vencedor. Um camisa 9 que possa jogar com o Kléber. Wellington Paulista é bom, mas não sabe-se se é o ideal.

A certeza é que o Cruzeiro com mais três ou quatro jogadores pode se tornar um time da mais alta grandeza e termos de potencial e qualidade. Na visão do jornalista, o atacante Deivid, o zagueiro Danilo e o lateral-esquerdo Leandro deveriam ser considerados. Um armador como Romagnoli também seria muito bem vindo. A lista não é grande. Somente a qualidade que é.

Nenhum comentário: