sexta-feira, 8 de maio de 2020

NOVO ESTATUTO TRAZ MUDANÇAS RADICAIS

O departamento jurídico do Cruzeiro entregou ao Conselho Gestor, nesta quarta-feira, a proposta finalizada de novo Estatuto. Às vésperas das eleições, o documento será encaminhado a uma comissão de conselheiros e associados a ser criada nos próximos dias.

A comissão deverá analisar a proposta e todos poderão se manifestar por meio de um e-mail específico. Após a avaliação, a próxima fase consiste em levar o documento para votação em assembleia geral quando for possível em função da pandemia da COVID-19.

“A expectativa do Conselho Gestor era que o Estatuto fosse colocado para votação em assembleia geral até o final de maio, mas com as restrições por causa do coronavírus, infelizmente não é possível ainda marcar esta data. Mas estamos felizes, pois o projeto, feito com a participação de vários profissionais e ouvindo muitas áreas, já está em fase final e é algo muito importante para o Cruzeiro”, disse Kris Brettas, superintendente jurídico do clube.

A modernização do estatuto do clube é uma das bandeiras do Conselho Gestor e do atual presidente José Dalai Rocha. Para ele, a participação dos colaboradores é importante para manter a transparência do clube.

“O projeto do novo Estatuto é motivo de muito orgulho para todos nós, que queremos ver o Cruzeiro alinhado com as melhores práticas administrativas, um Cruzeiro preparado para o futuro. O documento é o resultado de um profundo estudo feito por um grupo de excelentes colaboradores. Aceitamos com prazer e todo interesse, as sugestões e críticas. Vamos apresentá-lo para a comissão de conselheiros e associados, para exame e sugestões, e finalmente para a votação. É uma grande conquista de todos”, ressaltou.

O projeto de novo Estatuto é desenvolvido pelo atual departamento jurídico e Conselho Gestor, que deixarão o cargo no próximo dia 31. As eleições presidenciais e do Conselho Deliberativo ocorrerão de maneira presencial no dia 21 de maio.

Veja as propostas do Estatuto do Cruzeiro:

- Criação de um programa de cargos e salários, algo inexistente no Cruzeiro, em que a remuneração dos colaboradores deverá seguir os parâmetros praticados no mercado, não podendo superar o teto do funcionalismo público federal. Este documento deverá ser apresentado e aprovado pelo Conselho Deliberativo;

- No caso de salários de atletas e comissão técnica e de outras contratações que ultrapassem mil salários mínimos, os casos deverão ser apresentados e aprovados pelo Conselho de Administração;

- Obrigatoriedade de apresentação de proposta orçamentária anual do Clube por parte do presidente;

- Exigência de formação superior em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia ou Engenharia para integrar o Conselho Fiscal;

- Regras mais rígidas para a punição de dirigentes que descumprirem o Estatuto;
- Regras mais claras para demonstrações contábeis, seguindo padrões de transparência e regras do PROFUT;

- Obrigatoriedade de contratação anual de auditoria independente, com registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários);

- Responsabilização de dirigentes na gestão dos orçamentos anuais. O limite de gastos é até 5% acima do valor previsto no ano;

- Inclusão do Conselho de Notáveis, que prestará auxílio consultivo, e do Conselho de Administração, que terá envolvimento direto na gestão do Clube. Ambos terão a participação de conselheiros independentes.

FONTE: Superesportes

Um comentário:

Unknown disse...

O Cruzeiro é time do povo? Esse povo são esses conselheiros que deixaram esses caras fazerem com o nosso time o que fizeram! O Cruzeiro para ser o time do povo a primeira coisa a fazer é o voto do sócio torcedor, mas de igual para igual não é votos de conselheiros valer mais que do sócio torcedor! No dia que tiver transparecia e não fazerem do Cruzeiro profissão, ou seja fazer a vida ali, eu me torno sócio torcedor! Certas pessoas não tem vergonha na cara, deveriam esquecer que o Cruzeiro existe!