segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Período de férias: especulação é moda

Enquanto jornais dão conta de jogadores, outros falam em chegadas

Por: João Vitor Viana


Depois da última rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Cruzeiro conquistou a vaga na pré-Libertadores, as notícias em torno do time, na maioria das vezes, dizem respeito à especulação. A "moda" nesses 30 dias em que os jogadores estão de férias, passeando com as famílias e recuperando as energias, é especular o futuro de cada um. Ao que se sabe de concreto até o momento é apenas a confirmação da saída de quatro jogadores, todos eles do setor defensivo: Andrey, Jancarlos, Athirson e Gustavo. Porém, outros jogadores podem tomar outro rumo em 2010. São eles os zagueiros Luizão e Thiago Heleno, o lateral-direito Jonathan, o armador Bernardo e os atacantes Soares e Wellington Paulista. Aí é que começam as especulações.

Os zagueiros em questão podem sair uma vez que a diretoria planeja contratar um mais experiente. Em 2009, Thiago Heleno foi muito mal. Luizão chegou e logo de cara se machucou, não ficando à disposição nem mesmo na reta final do Brasileiro. Podem ser emprestados ou negociados em definitivo. Já na lateral-direita, Jonathan é falado como reforço merengue. Ele foi citado esses dias nos periódicos espanhóis. Já Bernardo é tratado como um caso à parte. Jovem e técnico, Adílson teria pedido ao clube que o empreste para um clube competitivo para que ele ganhe experiência e retorne em 2011 melhor do que saiu. Já quanto aos atacantes, Soares é uma dúvida quanto ao seu aproveitamento. Em 2009 ele se contundiu três vezes e passou a maior parte do ano no departamento médico. Aliás, essa foi a razão da dispensa do lateral Athirson. Já Wellington Paulista pode ser negociado. O jogador, de momento, nega as especulações.

Mas até o reveillon, poucas deverão ser as notícias envolvendo negociações. A diretoria do Cruzeiro mesmo já admite que irá se reforçar com, no máximo, cinco atletas. Devem sair mais do que chegar. E, no meio do ano, outros jogadores também poderão mudar de rumo. Emprestados até o final de junho, Leandro Lima e Guerrón, se não se firmarem no primeiro semestre de 2010, voltam para a Europa.

Nenhum comentário: