segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Que venha 2011...

Por Marcello Zalivi

O Cruzeiro lutou contra uma adversário complicado, fez a sua parte derrotando o Palmeiras por 2 x 1 e manteve até o final as chances de título.

Não foi desta vez amigos cruzeirenses. Nos que temos inúmeras conquistas, muitas delas de forma surpreendente, mais uma vez contávamos com o improvável de Almeida para nos sagrar campeões brasileiros de 2010. Era necessário que Corinthians e Fluminense tropeçassem, e o inesperado quase aconteceu. Os paulistas não conseguiram superar os reservas do Goiás. Já o Fluminense, pouco fez, mas numa jogada do destinou, achou um gol, e com o #$%@ na mão, seguraram a magra vantagem e voltaram a conquistar um título de expressão.

Não vou usar estas linhas para falar do jogo em si. Cuca, Léo, Fábio e Paraná estiveram bem como sempre, Gilberto e Roger razoáveis, Montillo e Thiago Ribeiro quando resolviam participar do jogo tornavam o Cruzeiro um time mais agudo. Henrique merece um capítulo a parti, o melhor da posição no brasileirão, espero que sua venda seja apenas mais um boato de fim de ano. A nota ruim fica por conta daquilo que tirou o titulo do Cruzeiro: O ataque.

Wellington Paulista não é o camisa 9 que merecemos, não é decisivo, perde muitos gols. Os números falam por si, precisamos de uma linha de frente diferenciada, de mais qualidade. Cogita-se Rafael Moura, não chega a ser um nome ruim, mas pra mim tem que vir para compor elenco. Para disputar a Libertadores do ano que vem e o Brasileiro 100%, é preciso de um jogador que faça a diferença la na frente. Que o caminhão de gols perdidos se tornem um caminhão de gols marcados.

Sei que muita gente vai colocar a culpa da perda do título na arbitragem, particularmente acho que nos foi roubado pontos preciosos que nos dariam a conquista de forma antecipada. Mas agora, prefiro olhar para o nosso próprio umbigo, reconhecer os erros e vislumbrar o que pode nos dar sucesso no ano que vem. O time está montado, mais algumas peças e brigamos pelo título de qualquer competição.

O que deve ser feito:
Enxugar o elenco, Elicarlos, Robert, Pedro Ken, Wellington Paulista entre outros devem ser negociados. Fazer caixa com jogadores que não irão fazer falta.

Renovar:
Fábio, Montillo e Henrique são imprescindíveis para o ano que vem.

Tentar segurar:
Fabrício e Thiago Ribeiro são jogadores cobiçados. Ficar com eles, deixara o elenco mais forte.

Avaliar:
Utilizar o primeiro semestre, principalmente no campeonato mineiro, jogadores como Fárias e Wallyson para ver se tem condições de continuar.

Manter:
A base está montada, falta apenas algumas contratações pontuais (que resolvam o problema) para termos um 2011 vitorioso. Manter Cuca e a comissão técnica.

Ficar atento:
Com a arbitragem, marcar presença na CBF, mostrar força. Também é importante qualificar ainda mais este elenco e disputar o Brasileirão na mesma intensidade que disputa a Libertadores. Os dois títulos são muito importantes e possíveis de serem conquistados.

No mais é parabenizar o grupo pelo empenho e sonhar com um 2011 de muito sucesso.

A gente se fala por aqui.


Abraços.

FIGURINHA DA 38º RODADA

Não poderia deixar de parabenizar a CBF. Só no Brasil que é um país “sério”, um time de serie B, disputa a série A e ganha um campeonato. Quem sabe um dia não acabam com esse absurdo do nosso futebol e façam o Fluminense ganhar sua vaga na série A no campo?

Só para constar que não reconheço o Fluminense como um time de primeira divisão e conseqüentemente o título.

Nenhum comentário: