terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cruzeiro quer que a Conmebol se manifeste oficialmente sobre caso Schiavi



Por: Marcello Zalivi


O Cruzeiro parece que não irá deixar passar em branco o caso de irregularidade envolvendo o zagueiro Schiavi do Estudiantes. Através do seu departamento de futebol, o clube fez uma consulta oficial à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), no começo desta semana, com o intuito de cobrar um posicionamento oficial da instituição quanto à possível inscrição irregular do zagueiro argentino, nas fases finais da última edição da Copa Libertadores da América.

Segundo a queixa do Nacional do Uruguai, o zagueiro Schiavi foi emprestado pelo Newell’s Old Boys ao Estudiantes, num período em que as transferências de atletas entre clubes na Argentina já estavam encerradas. Mas estranhamente a AFA (Asociación de Fútbol Argentino) sinalizou positivamente a transação e o zagueiro foi autorizado a atuar pelo clube de La Plata no torneio continental.

Toda a repercussão começou na semana passada, quando a Fifa manifestou publicamente sua resposta a uma consulta feita pelo Nacional do Uruguai e pela Asociación Uruguaya de Fútbol (AUF), dando parecer favorável aos uruguaios, julgando como irregular a inscrição do zagueiro argentino.

O Cruzeiro deixou sob a incumbência do advogado Breno Tanure, a responsabilidade de estudar minuciosamente os regulamentos da Conmebol e do futebol argentino e ainda nesta semana, o presidente Zezé Perrella recebeu apoio da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) numa eventual batalha jurídica. A entidade assegurou que tomará todas as medidas possíveis para defender os interesses do clube brasileiro caso se comprove a irregularidade.

O grande problema no momento são as faltas de informações dentro do próprio regulamento da competição e das AFA sobre jogadores irregulares. O que demonstra mais uma vez o despreparo e falta de organização das competições latino americanas. A Libertadores é o segundo maior e mais importante torneio entre clubes do mundo. Trata-se do seleiro de jogadores que possivelmente irão abastecer os grandes clubes do futebol europeu, porem, a grandeza da competição, fica obscurecida diante da falta de transparência da Conmebol. Que não é surpresa para ninguém que durante as últimas gestões, praticamente ignorou o futebol brasileiro, em prol de interesses paraguaios e argentinos.

2 comentários:

Zêro Blue disse...

Ótimo trabalho, belíssimo e completíssimo seu blog.
Add nos meus Sou Cruzeirense e Sou Cruzeirense - Brindes.
Se puder add o meu aqui.

Sds. Celestes

clique documental disse...

Marcello nosso time tem que lutar até o fim. Só os fracos desistem!!!

tomara que o Cruzeiro ganhe alguma coisa com isso, apesar de nao ter muitas esperanças sabe...rsrsr

Bjos