quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O futebol como deve ser


Por: João Vitor Viana

O futebol é uma paixão, disso ninguém tem dúvida. Porém, nos últimos anos, ele tem se transformado em algo mais que isso, como parte de cada torcedor. Não é generalizando, mas o futebol não tem sido percebido como esporte para muitos torcedores, mas levado como uma religião. Algo tão poderoso que se torna mais importante que muitas outras, como a família, por exemplo.

Futebol, na visão desse simples cronista, nada mais é que um esporte, que deve sim ser levado com consideração, que o torcedor deve torcer, deve ter sim, paixão. Mas não ao ponto de ser motivo de brigas ou mesmo de discussões. Futebol é esporte e deve ser assitido como um.

Há alguns anos, vendo uma reportagem na televisão, vi um torcedor falando "da minha mãe cuida Deus. Do Corinthians cuido eu". Gente, isso não tem o menor cabimento. E o pior é que isso não é exclusividade do torcedor corintiano não. No Cruzeiro, no Atlético, no América ou em qualquer clube, sempre tem o torcedor que leva o time ao status de religião e agem como verdadeiros fiéis. Porém, a palavra, nesse caso, mais tem a ver com os fiéis ao Bin Laden, já que esse amor acaba se transformando em ódio ao adversário, ao rival.

Futebol é uma diversão. É um lazer. E assim deve ser encarado. Tudo bem que há alguns anos ele tomou uma forma diferente, transformando-se em um negócio. Mas isso cabe aos dirigentes, aos treinadores e aos jogadores. A guerra travada em campo é devido ao salário pago. Dificilmente hoje em dia um jogador joga em um clube porque ama. Como uma vez disse o goleiro Danrlei, ex-Grêmio, "jogo onde me pagam e torço por quem me paga". Ora, se isso é assim dentro de campo, a razão pela qual o torcedor age de forma truculenta e sem pensar em algumas ocasiões é ainda mais difícil de entender.

Nos últimos tempos ainda virou moda torcedor tomar conta da vida de jogador. Ora, o que o torcedor tem a ver com a vida de um atleta? Por que vigiá-lo? Com qual autoridade um torcedor chega e fala para um atleta não sair na rua ou não tomar uma cerveja? Pelo amor de Deus, jogador é ser humano, deve ter uma vida como tal. Essa questão, nem deveria ser mencionada aliás. Porém ela é tão presente que não tem como não ser comentada.

Torcedor, olhe para o futebol como um jogo qualquer. Futebol é, sim, uma paixão. Porém deve ser levado a sério por aqueles que dele tiram o sustento, não por vocês. Futebol é amor, é suor, é camisa. Mas não é motivo para bate-boca, brigas, para não citar as mortes que isso causa. Vamos ao estádio com o objetivo de torcer. Se o êxito não ocorrer, amanhã é um novo dia. O futebol não muda você. Mas você muda o futebol. Não faça o futebol perder a magia que ele sempre teve. Não o manche de sangue. Afinal, futebol está no coração. Porém, outras coisas estão na nossa veia, no nosso sangue. E é nessas coisas que temos que basear nossas vidas.

Nenhum comentário: