segunda-feira, 21 de junho de 2010

Boletim da Copa


Por Marcello Zalivi

O Brasil finalmente resolveu estrear na Copa do Mundo e venceu de forma contundente a perigosa e violenta Costa do Marfin, com atuação destacada do meio campo canarinho.

Até os 25 minutos do primeiro tempo o jogo era igual e o Brasil parecia dar sinais de que poderia se complicar, as duas equipes se respeitavam bastante e não havia espaços vazios no campo. Apenas o futebol habilidoso e de passes curtos do Brasil seria capaz de furar o bloqueio africano. E foi providencialmente essa jogada que aconteceu, uma trama entra Robinho, Kaká e Luis Fabiano. Passe preciso do camisa 10 para o centroavante que finalizou sem chances para o goleiro marfinense. A partir deste lance, a Seleção sobrou em campo, os adversários sentiram o golpe e a partida ficou perfeita para o estilo brasileiro de jogo.

O meio campo teve participação perfeita. Gilberto Silva e Felipe Melo sobraram na parte defensiva do setor e impulsionaram o time ao ataque. Elano movimentou-se bastante e novamente foi decisivo preenchendo o espaço vazio deixado pelos marfinenses que atacavam de forma desorganizada, marcando o 3° gol e decretando a vitória canarinha.

A atuação de Kaká também merece destaque, apesar de fisicamente não estar nem próximo do ideal, o meia mostrou que pode ser decisivo, fazendo de forma genial as jogadas do 1° e 3° gols brasileiros. Outro que destacou e desencantou foi Luis Fabiano, com dois belos gols, deixando claro que está voltando bem de contusão e é questão de tempo para voltar a velha forma.

Foi uma vitória contra uma seleção complicada e com jogadores de qualidade (Ex: Drogba), mas é importante ressaltar que o caminho é longo e muitas coisas ainda precisam ser corrigidas. O Brasil novamente tomou um gol por desatenção da defesa que era seu ponto forte. Em um jogo de mata-mata isso pode ser decisivo para uma desclassificação. E apesar dos acertos, Dunga errou em não substituir Kaká logo após o terceiro gol, deveria poupá-lo, pois apesar da necessidade de dar ritmo de jogo ao atleta, a partida ficou perigosa e o meia era o principal alvo dos africanos que chegaram a tirar Elano do jogo.

Enfim, o Brasil jogou bem, ganhou, convenceu e mostrou que é de fato um dos favoritos nesta Copa do Mundo. Agora é aguardar o adversário do Grupo H (Espanha, Chile ou Suíça) e espantar a Zebra que já começou a dar as caras pelos lados da Europa. Itália, Inglaterra e França que o digam.

Nenhum comentário: