sexta-feira, 17 de junho de 2011

SEXTA-FEIRA É DIA! COLUNA DO ANDRÉ!

Por: André Luis Mapa (@andrelmapa)

Cruzeiro contratou mal e paga por isso

De todos os reforços contratados pelo Cruzeiro em 2011, o único que se firmou como titular é o zagueiro uruguaio Maurício Victorino. Apesar de ser o dono da camisa 4 celeste, o zagueiro desfalca a equipe em várias partidas devido às convocações para a seleção de seu país, o que atrapalha o rendimento da defesa cruzeirense e seu entrosamento com o restante do bloco defensivo.

Foram mais de 10 contratações. Entre elas, jogadores experientes como o atacante Brandão e o volante Leandro Guerreiro. Entretanto, até o momento, não deram resultado. Dos jogadores que provavelmente formarão a equipe titular do Cruzeiro no clássico do fim de semana, contra o América, 6 atletas estão no Cruzeiro há pelo menos dois anos e os outros, desde a temporada passada.

Nenhum jogador contratado em 2011 estará em campo como titular. Ou seja, alguns milhões de reais foram desperdiçados nesta temporada, já que é perceptível a falha na montagem da equipe cruzeirense. Ainda que seja o presidente mais vitorioso da história do Cruzeiro, Zezé Perrella e sua diretoria tem tido um índice de acerto muito baixo nas contratações.

Em 2010 também houve um alto número de jogadores que deram certo no Cruzeiro. O meio-campo Pedro Ken, contratado com o auxílio de investidores, mas que recebe salários pagos pelo clube, o atacante argentino Farías, trocado pelo zagueiro Maicon, sem custos financeiros diretos ao Cruzeiro (mas que custou recursos financeiros indiretos se entendermos que os direitos do Maicon eram patrimônio), são atletas com os quais a diretoria celeste desperdiçou dinheiro.

Para o Campeonato Brasileiro, a diretoria celeste anunciou apenas dois reforços até o momento: o atacante Anselmo Ramon, que já era jogador do Cruzeiro desde 2007, e o meia Bruninho, ex-Bahia de Feira de Santana. Será que estes jogadores são suficientes para suprir as deficiências de uma equipe que não se reforçou bem no início do ano e que claramente tem problemas na formação de seu elenco?

É óbvio que não. O Cruzeiro tem uma grande lacuna em seu ataque, já que Ortigoza e Farías não renderam o esperado, Anselmo Ramon é uma aposta e Brandão disputou apenas duas partidas com a camisa estrelada em três meses de clube. A lateral direita também é um problema, visto que Cuca acaba de ressuscitar Diego Renan para a partida do fim de semana e Pablo não deve ter o empréstimo renovado. A zaga celeste é vista com desconfiança pelos torcedores, já que Gil, embora tenha feito bons jogos, não passa a segurança necessária.

Com a atual equipe e com o atual treinador, o Cruzeiro dificilmente terá condições de brigar pelo título do Brasileirão. E digo mais, não é fácil vislumbrar um horizonte em que o Cruzeiro se classifique à Copa Libertadores 2012 sem muito sofrimento.

Um comentário:

Alyson Soares disse...

Pablo e Gil na defesa é um teste de resistência cardíaca, principalmente para o Victorino.
Faço minha campanha aqui: "coloquem um poste de centroavante", pois quem não ajuda, não atrapalha!
Acho que o Guerreiro merece ter mais uma oportunidade. Não estou dizendo que ele é um ótimo jogador(aliás, longe disso), mas, ele é um jogador nota 6.
Com esse time vai ser difícil brigar por algo de bom no Brasileirão mas, pra deixar claro que fui eu que escrevi o comentário, deixo mai uma frase "inédita": A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE"!