domingo, 19 de abril de 2015

CLÁSSICO DE AGLOMERADINHO...

POR: MARCÃO ANTI-GALO

Ô saudade dos tempos antigos! Aliás, nem muito antigos assim! Voltemos no tempo uns 20 anos... 1995 para cá, quando passei a frequentar mais o Mineirão. Uma multidão fazia fila nas bilheterias do Barro Preto e comparecia, em massa, para apoiar os craques em campo. Em 1995, primeiro ano da Dinastia Perrella no Cruzeiro, terminamos a primeira fase do Brasileiro, naquela época, mata-a-mata, em primeiro. Time bom, como aquele que temos hoje.

Ir ao Mineirão, pegar trânsito cheio, com muitas bandeiras, buzinas, gritos, pessoas indo a pé ou lotando os ônibus. Era uma festa. Hoje, isso não vai se repetir. O cenário, embora parecido, é outro. É em um Mineirão encolhido, com um trânsito pior, de ingresso mais caro, com proibições ilógicas da PM e da BHTRans e com um time que a torcida, ao que parece, desconfia muito.

Pelo que acompanho nas redes sociais, é crítica daqui, dali. Então, somadas as circunstâncias, o Mineirão estará diferente hoje. Vai estar, sim, cheio. Mas um clássico com 35, 40 mil pessoas não é a mesma coisa dos 100 mil que vi pessoalmente 20 anos atrás.

E a torcida? Hoje nem se pode parar nos arredores do Mineirão, no maior dos absurdos criados pela Fifa e continuados pelos incompetentes que gestam esse setor durante os jogos.

Hoje teremos um aglomeradinho. O dobro do que foi uma semana atrás, é verdade. Mas muito pouco diante da tradição de um jogo desse, mesmo sendo Campeonato Mineiro.

Se hoje as autoridades e o clube mandante, aliado à concessionária responsável, só querem ver o torcedor no estádio, gastando alto e sendo tratado como mercadoria, por outro, cada vez menos pessoas se sujeitam a isso. Ver o time e empurrar, sim, é válido. Mas tem que haver uma contrapartida. E isso, definitivamente, não há. Um espetáculo importante, como será o de terça. E, de novo, tudo vai se repetir. O torcedor, no final, é o que mais leva chumbo. E o aglomeradinho tende a diminuir.

3 comentários:

Anônimo disse...

Colé Galera, dêem uma olhada no meu blog:
#FechadoComOCruzeiro

Cruzeiro procura por um "novo" patrocinador Master http://blogdowanderson33.blogspot.com/2015/04/cruzeiro-procura-por-um-patrocinador.html

Anônimo disse...

concordo marcão, em resumo, só é fazer uma comparação dos jogos da champions( ou ate mesmo os classicos) e os jogos dos classico daqui, é uma diferença absurda, vc n ve um lugar lugar a ser ocupado nos estadio da europa, aqui, vc ve uma mancha branca no meio, as cadeiras q n foram ocupadas. pra mim há mt coisa errada, n só as brigas, mas tbm os donos, os preços, e ate a mídia , esse ultimo só sabe fazer ilusão de coisas ruins, mas n vou jugar pelo conteudo da notícia, pq é a notícia ruim faz uma mídia ( as grandes) . Pra q exista novamente estadios lotados, vai ter q ter mts mudaças , espero q proximo seculo, talvez, pq aqui é o país do futebol, e um país de tantas glórias nesse meio, n pode fazer acabar com o espírio de futebol nas pessoas, q pode ser dito em ralaçao a cbf q n leva o futebol sério, é tudo dinheiro, e tbm os times de maior expressao q n sabe aceitar q está errado e fica querendo bular o sistema futebolístico.

Somos Cruzeirooo disse...

Galera vamos perdir Sorin para ser nosso treinador vamos gritar o nome dele.. agt sabe q ele entende demais de futebol ate mais q esse bosta do Marcelo franga. . E ele e cruzeiro. . Ele vai colocar raça nesse time tenho certeza. . Porque oque era Marcelo Oliveira antes do cruzeiro. . Volta Sorin. ..