quarta-feira, 28 de novembro de 2018

MANTENDO OS PILARES

O goleiro Fábio e o volante Henrique deverão ter seus contratos prorrogados em breve. Segundo informações, ambos já foram procurados para uma conversa, que acabou evoluindo de preliminar para avançada. É interesse de ambos ficarem em Belo Horizonte, onde estão há anos e onde suas famílias gostam de morar. Fábio estenderia seu contrato até o final de 2020 e Henrique, até o final de 2021. Ao fim do contrato, Fábio teria 40 anos e Henrique, 36.
Outro que deverá prorrogar seu vínculo é Thiago Neves. Ao jogador, de 33 anos, será proposto um acordo por mais duas temporadas, com opção de renovação por mais uma.
Por: João Vitor Viana

TROCOU DE PALESTRA EM DEFINITIVO

O Palmeiras abriu o cofre e comprou Mayke em definitivo. O lateral, de 26 anos, estava emprestado ao time campeão brasileiro de 2018 até o fim deste ano e com os valores dos direitos fixados. O Cruzeiro vai ficar com 50% do total acordado, não revelado. Estima-se que o valor esteja entre 3 e 4 milhões de euros, uma vez que o jogador, certa vez, teve seu nome ventilado no mercado europeu, mas acabou não vingando, por valores entre 7 e 8 milhões. Mas não passa de mera especulação, haja vista que os clubes não revelaram a quantia paga ao Maior de Minas para ter o atleta. Mayke assinou por cinco anos com a equipe paulista.

A volta da Mayke ao Cruzeiro era muito pouco provável. Além do bom desempenho dele em 2018, similar ao que teve em 2014 pelo Cruzeiro, em partida pela Copa do Brasil tanto ele quanto Sassá e Diogo Barbosa acabaram se engalfinhando. O clima para ele na Toca não existia depois daquilo. Os atletas celestes não toleram brigas, ainda mais por picuinha, como foi o caso. Assim, restou ao Cruzeiro vendê-lo ao clube com o qual tinha contrato e mostrou interesse em sua contratação. Após o mesmo episódio, vale salientar, Diogo Barbosa tirou todas suas fotos com a camisa do Cruzeiro de suas redes sociais, mostrando total infantilidade e rasgando sua trajetória em Belo Horizonte. Por aqui, é outro que nunca mais pisa.

Por: João Vitor Viana

terça-feira, 27 de novembro de 2018

CHEGANDO, MAS SAINDO...

Não é novidade que o Cruzeiro vai mudar um pouco o seu elenco para 2019. A primeira saída a ser confirmada será de Marcelo Hermes, que não convenceu e vai retornar ao Benfica. Aliás, quando o Cruzeiro traz lateral daquele time, nunca agrada, lembrando, aqui, o lateral Gustavo, que na década de 90 foi contratado de lá e por aqui chegou mais gordo que um porco. Assim como chegou, voltou. Hermes, mesmo magro, não agradou tecnicamente. E será justamente devolvido. Que Patrick Brey tenha mais chances no ano que vem.

Alguns cruzeirenses podem perguntar se Bryan, emprestado ao Vitória, não seria uma boa. Não, não seria. Ele foi dispensado nessa terça-feira, assim como um monte de "bonde" do Vitória, que inclui, entre outros, o folclórico André Lima, que ninguém sabe como ainda estpa jogando futebol. Bryan, aliás, não interessa ao Cruzeiro para 2019 e será recolocado em alguma equipe na próxima temporada. O Cruzeiro, nos bastidores, estuda nomes para as laterais. Lembra-se: em 2018 Bryan disputou 24 jogos pelo Vitória, sendo sete pelo Brasileirão. Como tem contrato até o meio de 2019, é bem possível que Bryan rescinda com o Cruzeiro ainda no final desse ano, recebendo uma compensação e fique livre para acertar com outro time.

Outros retornos

O clube ainda terá de estudar outras opções, que retornam de empréstimos. Nonoca, Fabrício Bruno e Judivan são três nomes que serão avaliados. Já outros deverão permanecer em seus atuais clubes: Mayke, Gabriel Xavier e Thonny Anderson deverão ser adquiridos em definitivos por Palmeiras, Nagoya e Grêmio, com o Cruzeiro recebendo, em todos, um percentual sobre a venda, haja vista que nenhum deles é de "propriedade total" do Maior de Minas.

Por: João Vitor Viana

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

FALTOU CAPRICHO

A expectativa era grande. De início, uma preliminar com grandes nomes da história celeste e, de pano de fundo, um jogçao contra um time que ainda pleiteava o título brasileiro, ainda que muito difícil de acontecer. No entanto, a despedida do Mineirão em 2018 foi com derrota. Com erro de passes e conclusões, além de falhas individuais e com qualidade do adversário, o Cruzeiro não conseguiu sequer um empate com o Flamengo, sendo derrotado por 2 a 0. O placar, no entanto, foi insuficiente para os cariocas, que viram o Palmeiras vencer o Vasco em São Januário e erguerem a taça.

A última rodada será de cumprimento de tabela para o Urubu. Para o Cruzeiro, a chance de melhorar uma posição. Para isso, terá que vencer sua partida e torcer contra o Atlético-PR. Mas cá para nós: que o Furacão ganhe, nosso rival perca e que o time do outro lado da lagoa fique fora da Libertadores.

O jogo

O Cruzeiro até que começou bem, mas acabou sendo envolvido em jogadas individuais, principalmente de Everton Ribeiro, que estava inspirado. A torcida até tentou pegar no pé do ex-armador do Cruzeiro, mas no primeiro lance que teve chance, tacou a bola debaixo das pernas de Egídio e marcou um golaço. O Cruzeiro tentou equilibrar o jogo e exigiu defesas importantes de César, que foi o melhor jogador do Flamengo na partida, depois de Ribeiro. Aliás, o armador flamenguista marcou, também, o segundo gol no Cruzeiro, de fora da área, sem chances para Fábio. A despedida soou melancólica, mas o ímpeto dos atletas era bem diferente. Para o Cruzeiro, o resultado não era tão importante. Para o Flamengo, era o jogo do ano. E deu Flamengo. Vamos ver como os cruzeirenses vão a campo no último jogo do ano. Que o futebol não tire férias antes. No último suspiro, ainda queremos três pontinhos.

Por: João Vitor Viana

domingo, 25 de novembro de 2018

FIEL DA BALANÇA

Cruzeiro entra em campo, hoje, podendo definir o título brasileiro

O Cruzeiro já está de boa, na sombra, tomando aquela água fresca (ou cerveja, vai saber). No entanto, há mais dois jogos e profissionalmente falando, vai entrar em campo para vencer. E se o Flamengo não teve a competência até aqui, não vai ser o Cruzeiro que vai ser o "culpado" caso o time carioca não saia com chances de título nessa tarde.

Sidnei Lobo, que continua substituindo Mano Menezes, afastado para fazer um tratamento médico nesse fim de ano, já confirmou que muitos titulares retornam. Junto a isso também deverá fazer observações, principalmente quanto ao aproveitamento de alguns atletas para o ano que vem. Em relação à última partida, Dedé, Egídio, Edilson, Thiago Neves e Arrascaeta são novidades. O capitão Henrique continua de fora, com fadiga muscular. Lucas Romero inicia a partida no meio.

Provável time: Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Romero, Cabral, Thiago Neves, Robinho e Arrascaeta; Fred.

Por: João Vitor Viana

sábado, 24 de novembro de 2018

HOMENS DE HONRA



Que mané deixar para lá o Campeonato Brasileiro. Se a imprensa pinta o Cruzeiro como um desinteressado na competição, o jogo desse domingo, segundo a comissão técnica, vai calar muita gente. Isso porque Sidnei Lobo tem pregado o respeito ao público, ao campeonato e ao adversário. "Nada de moleza", teria dito um membro dos comandantes celestes. Assim, aquele filme "Homens de honra", pode ser pintado. Ao menos antes da partida.
Muitos dos atletas que não enfrentaram o Vitória irão a campo dessa vez. Edilson, Dedé, Egídio, Thiago Neves... o pessoal vai começar o jogo. E o Flamengo, que precisa vencer, além de torcer para um tropeço do Palmeiras, tende a ter mais dificuldades. Henrique e Raniel, que foram bem acionados em 2018, sendo o primeiro, o capitão do time, sequer deverão ser relacionados. Outro que fica fora é Lucas Silva, que foi liberado para estar no casamento de sua irmã.
E para um jogo que promete, com titulares celestes de um lado e o Flamengo bufando do outro, uma preliminar de respeito, como anunciamos aqui. Por isso, torcedor, chegue cedo e aplauda tanto os heróis de 2003, os atletas do time master e também os atletas atuais. Quando a torcida e time estão juntos, os títulos sempre chegam e em 2018 não foi diferente. Compareça, apoie e vibre com o Maior de Minas. É a despedida celeste do Mineirão em alto estilo em 2018!

Por: João Vitor Viana

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

RETORNOS DIANTE DO FLAMENGO

O Cruzeiro, como venho dizendo há algum tempo, vem contando, de forma regressiva, suas participações em 2018. Alguns atletas já até estão em ritmo de férias. Outros, no entanto, querem tentar convencer a atual comissão técnica que podem ficar para 2019 e, por isso, tendem a buscar um melhor rendimento nessa reta final. O certo é que depois de poupar um bom número de atletas contra o Vitória, Sidnei Lobo deve mandar mais titulares a campo diante do Flamengo, domingo, no Mineirão.

Dedé e Arrascaeta, que estavam com suas seleções, retornam. Outros nomes, poupados, como Egídio e Edilson, também têm chances, assim como Henrique e Thiago Neves. Os treinamentos até sábado vão definir os detalhes dos 11 que iniciarão.

Observação
Sidnei Lobo tem comandado treinos na Toca II e observado muitos jovens do sub-20. O atacante Laércio é um dos destaques, inclusive com gols.Não surpreenderia se nos últimos dois jogos víssemos algumas caras novas até mesmo entre os titulares. E faço um adendo: o zagueiro Cacá vai dar o que falar nesse time do Cruzeiro. É só saber aproveitá-lo!

Por: João Vitor Viana

DINHEIRO ENTRANDO

As boas atuações e títulos trazem recompensas e anunciantes. É assim com todo clube grande. Em Minas Gerais, costumeiramente, é mais complicado os empresários colocarem dinheiro. Parece que em Minas tudo fica mais difícil. No entanto, o Cruzeiro, hexacampeão brasileiro não só consegue melhorar essas receitas, como ainda conseguiu um anunciante um tanto quanto curioso: Fabiano Lopes, conhecido como Fabiano Cazeca, ex-candidato  deputado federal e à presidência do nosso rival, onde é conselheiro, fechou contrato de dois anos com o Maior de Minas. Nos próximos dois anos, sua empresa, a Multimarcas, vai estampar sua marca nas costas do uniforme do time. É dinheiro entrando. E o engraçado: de alguém que torce pelo lado de lá. É a velha história: amigos, amigos, negócios à parte. Diria que nessa aí, os olhos brilharam ao ver a capacidade de retorno com a Raposa. Afinal, quem está decidindo títulos nesses últimos cinco, seis anos, somos nós. E é algo tão claro que até um atleticano viu.
A Multimarcas Consórcios está no mercado desde 1978, e é especializada na formação e administração de grupos de consórcios de bens móveis, imóveis e serviços.
Valores
Os valores não foram revelados. Mas devido às declarações recentes de Itair Machado sobre aquilo que o clube recebe da Caixa Econômica Federal, é bem possível que seja um bom retorno financeiro. 
Outros patrocinadores
Devido ao baixo investimento da Caixa, o Cruzeiro tende a anunciar um novo acordo máster para 2019. O clube conversa com algumas empresas e dificilmente o banco público permanecerá. Todo o ano as negociações se arrastam e o contrato é sempre anual e num patamar muito inferior a outros clubes brasileiros. Como a marca "Cruzeiro" é forte, o clube pensa em deixar os R$ 10 milhões da Caixa de lado e buscar um investimento ao menos do dobro disso. Especula-se que um investidor chinês estaria interessado em anunciar no Brasil e via no Cruzeiro um bom produto. É aguardar para ver como isso se deslancha
Por: João Vitor Viana.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

2019 PROMETE!

O Cruzeiro é um time experiente e que aprendeu que a manutenção da comissão e dos principais jogadores é a chave para se ganhar títulos. E assim continuará. Se fora das quatro linhas algumas coisas estão acontecendo, como negociações de patrocínios, outras, como a negociação de atletas, também. É assim com vários, inclusive com alguns emprestados.
Mayke, por exemplo, é um jogador que está emprestado ao Palmeiras até o final desse ano. Titular da posição, ainda mais com a contusão de Marcos Rocha, e indo bem, como na vitória sobre o América, é bem provável que o clube paulista, com investimento da Crefisa, adquira o jogador de forma definitiva. Junto a isso pesa o fato de ele ter brigado com vários jogadores do Cruzeiro em confrontos pela Copa do Brasil desse ano, em especial com Sassá, de quem tomou um soco na cara. E outros jogadores que estão emprestados também não interessam à comissão, que prefere falar que o grupo atual deve ser mantido, com uma ou outra mudança.
Um site esportivo publicou hoje que os laterais celestes foram uma grata surpresa. Quanto a Patrick Brey, concordo. Quanto ao Ezequiel, não mesmo. Se teve uma partida que ele teve a chance de fazer algo foi diante do Vitória. E nem assim conseguiu fazer um golzinho ou um passe para gol. Para 2019, se alguém quiser, pode negociar. Vejo nele o mesmo potencial que vi em Fabiano, hoje no Internacional: nenhum. Outros atletas que podem não continuar são aqueles com contratos vencendo no meio do ano, casos de Lucas Silva (foto) e Barcos. No entanto, uma avaliação da comissão, principalmente durante o primeiro semestre determinarão a continuidade de ambos, quem sabe, por mais seis meses.
Quem chega?
O discurso interno no clube é que ao menos quatro jogadores vão chegar para o ano que vem. Um quinto poderia ser contratado em caso da saída de alguém, por exemplo, Arrascaeta. Mas o clube quer segurar o uruguaio até o meio do ano ao menos, principalmente visando a Copa América. Uma boa apresentação dele tanto na Libertadores quanto na competição mundial pode valer uma valorização ainda maior. 
Por: João Vitor Viana

DOMINGO VAMOS VER ALEX E CIA!



Quando um ídolo pede, a gente vai. Então, Alex, estaremos no Mineirão no próximo domingo. E chegaremos cedo! Afinal, na preliminar de Cruzeiro x Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, poderemos ver, ou melhor, rever, os ídolos celestes que fizeram história em 2003.

Nosso eterno camisa 10 confirmou presença, assim como de vários outros daquele time fantático. Pelo Twitter, ele mandou essa: "Vamos nos divertir dentro do campo, aquele time de 2003, enfrentando grandes ídolos da história do Cruzeiro com seu master. Espero que vocês tenham um pouquinho de paciência com a gente, já que a condição já não é mais a mesma. Mas a alegria em voltar ao Mineirão, vestir novamente essa camiseta e interagir com vocês é enorme. Vinte e seis jogadores já confirmaram. Realmente vai ser uma grande festa. Espero vocês lá no dia 25 para que a gente relembre tantas historias que nós tivemos durante 2003. Graças ao bom Deus, ao nosso trabalho e ao apoio de vocês, são histórias felizes. Conto com a presença de todos. Grande abraço", disse o ídolo da torcida do Cruzeiro.

A priliminar está prevista para rolar a partir das 13h30 do próximo dia 25 de novembro. Vá com sua família prestigiar esses monstros, assim como vibrar pelo time atual mais tarde, diante do rubronegro carioca. A torcida celeste estará presente em massa, mais uma vez.

Por: João Vitor Viana

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

NO RITMO DE FRED



Atacante faz dois, Cruzeiro desperdiça chances, mas ainda assim bate o Vitória com folga. Time baiano se complica ainda mais e chances de queda beiram os 100%

Sem Mano Menezes, Sidnei Lobo comandou o Cruzeiro na noite desta quarta-feira, no Mineirão. Debaixo de chuva e num frio que acompanha o final do ano em Belo Horizonte, o Maior de Minas em momento algum passou aperto. Pelo contrário. E mesmo com uma equipe quase reserva atropelou o Vitória, um time fraco, combalido e que dificilmente não será rebaixado. Com uma equipe formada por refugos, a equipe visitante foi presa fácil para o mistão quente celeste. 3 a 0 que, sem dúvida, ficou pouco por aquilo que o time da casa produziu. Ao menos em cinco oportunidades, a Raposa poderia ter marcado. Ou parou no goleiro adversário ou viu os atacantes desperdiçarem as chances.

O jogo marcou um novo retorno de Fred, que não foi aproveitado muito recentemente, até pela séria contusão que o tirou por seis meses de muitos jogos. Foi apenas o 13º jogo dele no ano, embora suficiente para mostrar que aos 35 anos ele pode ser muito útil ao time, principalmente em 2019, quando esperamos que ele não sofra lesões como nesse ano e que possa ser decisivo na Libertadores, competição a qual buscaremos. Diante do Vitória, Fred marcou duas vezes.

Outro destaque fica por parte de Patrick Brey. O lateral contratado junto ao Tupi no início do ano teve sua quinta oportunidade no ano e mostrou que é bem mais qualificado que Marcelo Hermes. Para 2019, não seria exagero pedir que Brey fosse o reserva imediato de Egídio.

Sidnei Lobo manterá o comando da equipe até o final do ano e no fim de semana terá o Flamengo pela frente. O time carioca, buscando ainda o título, vai vir com tudo. Em contrapartida, o Cruzeiro busca uma melhor posição na competição. Na preliminar, o torcedor poderá ver os heróis campeões em 2003, que estarão em campo. Alex e cia. serão, certamente, bem recepcionados.

Opções
Sidnei Lobo preferiu poupar vários atletas. Fábio, Edilson, Egídio, Henrique, Thiago Neves e Barcos não foram a campo. Cabral, atleta que não entendo ser titular, também ficou de fora. E como foi bom ver a volta de Lucas Silva e Lucas Romero. São ótimos jogadores e deveriam ser melhor aproveitados.

Por: João Vitor Viana




HOJE É NOITE DE VITÓRIA SOBRE O VITÓRIA!



O Cruzeiro já está "de boas" no Brasileiro. Em marcha lenta rumo ao fim do ano, com mais três jogos a serem disputados e até com o auxiliar comandando o time. Mesmo assim, sabemos que quanto melhor a posição do time da tabela, maior a receita ao final. Assim, hoje queremos uma vitória. E sobre o Vitória! O jogo será no Mineirão, às 21h45, em noite chuvosa, campo pesado, um frio danado e com um público pequeno, pelo visto.

O time baiano, que há anos briga para cair, parece que, enfim, vai conquistar seu objetivo. Com um time de refugos, principalmente oriundos do futebol mineiro, o rubronegro, que já chegou a vice-campeão brasileiro em 1993, tende ao naufrágio em breve. E diante de um adversário combalido é dever nosso fazer não só valer o mando de campo, como a força de um time hexacampeão da Copa do Brasil.

“Os objetivos foram conquistados, mas a seriedade, o empenho e a dedicação sempre continuam. A gente quer a vitória e um bom jogo coletivamente para evoluir cada vez mais. Nós sabemos, também, da causa e das questões do campeonato em si com alguns adversários. Nosso lema sempre é fazer o que estamos fazendo, que é trabalhar, nos dedicar e pensar no nosso trabalho e no que a gente precisa, que são os três pontos”, afirmou o zagueiro Leo. Nós fazemos coro a esse pensamento e, com todo o respeito ao lado de lá, temos um time para atropelar. E temos que ir para cima para mostrar nossa força.

A equipe ainda é um mistério. Boas chances de Fred (foto), Romero e Lucas Silva estarem em campo. Aliás, temos batido na tecla pelo fato dos "Lucas" estarem sendo preteridos, ainda mais para a escalação de Cabral, que vive um momento horrível. Na zaga, Manoel, outro que tem comprometido, tende a ser mantido. Isso porque o titular, Dedé, esteve com a Seleção Brasileira, ainda que a passeio. Murilo, outro que poderia ser utilizado, fez uma cirirgia no ombro e só volta em 2019.

Por: João Vitor Viana

UM ENGODO CHAMADO TITE



Há algum tempo, o torcedor da Seleção Brasileira, na qual não me incluo, clamava por uma mudança radical no comando da Seleção Canarinho. Ela veio, após a saída de um bando de bandido da CBF (o que não quer dizer que limpou-se tudo), com a contratação de Tite, o melhor treinador brasileiro à época e até antes. No entanto, o bom futebol mostrado nas eliminatórias acabou enganando boa parte da torcida, que passou, após uma Copa ruim, ver o treinador com olhos, digamos, desconfiados.

Afinal, como desde 2006 acontece, são convocados para vestir a camisa da Seleção Brasileira não os melhores, mas os homens de confiança do treinador. Isso parece, também, incluir alguma passagem dos atletas pelo Corinthians ou pelo futebol gaúcho. O apelo de parte da imprensa por atletas cariocas também têm certo peso. Mas para Minas e, em especial, para o Cruzeiro, assim como os treinadores desde 2006, o treinador torce o nariz. Numa má vontade e com desculpas esfarrapadas, nunca convocou Fábio, convoca Dedé - o melhor zagueiro em atividade no país - para ficar no banco em dois amistosos, sem jogar nenhum minuto e sequer olha para outros jogadores do Cruzeiro, um time bicampeão da Copa do Brasil seguido e que, ao que parece, dentro da CBF, parece ter a antipatia daqueles que comandam.

Tite passou de solução a engodo. Não só passou a trabalhar com os mesmos métodos de Dunga, como o futebol animador do início passou a ser de resultados. E muito se deve às escolhas do técnico, que como disse, não convoca os melhores. Alguém avise esse cidadão que quando falamos em "seleção", isso quer dizer que dentre um monte você "seleciona" os melhores. E talvez, por isso, a Seleção Brasileira não vença uma Copa do Mundo desde 2002, a última Seleção, de fato. O que Tite fez e faz com Fábio e passa a fazer com Dedé, é uma desconsideração gigantesca, que aflora um sentimento ruim por uma seleção. Aliás, se tem uma seleção que torço, essa tem o nome de Cruzeiro.

Por: João Vitor Viana

terça-feira, 20 de novembro de 2018

PRESENTE PARA CAVANI



Já há algum tempo Arrascaeta e Cavani têm trocado elogios pelas redes sociais. Enquanto um é um dos líderes do PSG, o outro, mais uma vez, foi destaque do Cruzeiro no ano. Para 2019, é um atleta para ser mantido e certamente propostas virão. Talvez, do próprio PSG, onde Cavani tem trânsito livre e imenso prestígio. Mas até lá, os cruzeirenses querem não só que Arrascaeta não saia como Cavani, daqui um tempo, quem sabe, venha para cá. Ah, e antes que qualquer atleticano fale algo... é apenas uma vontade, não é como foi o caso do Anelka. Aliás, aquilo lá foi bizarro, como tantas outras contratações do nosso rival.

Ao ser presentado com uma camisa personalizada, Cavani mandou um agradecimento pelas redes sociais: “Olá gente, como estão todos? Primeiro que tudo, queria saudar-lhes e agradecer-lhes por essa camisa que me enviaram, personalizada, e a todos os que assinaram. Será uma linda recordação para mim. Assim, vamos adiante. E que tudo corra bem para vocês. Abraço a todos!”.

Aqui, em BH, em Minas, no Brasil e no mundo, os cruzeirenses veem com ótimos olhos essa relação. Primeiro porque trata-se de um contato de um grande atleta com um jogador em ascensão de enorme potencial. E, segundo, fica aquele sonho de termos esse centroavante demolidor no ataque um dia.

Aos 31 anos, há muita lenha para Cavani queimar ainda. Quem sabe em 2021, 2022? Diríamos a ele...'llega mas".

Por: João Vitor Viana

ESPECULAÇÕES NA TOCA

Quem fica? Quem sai? Os clubes sempre falam que tudo começa quando o Campeonato Brasileiro termina. Mas só acredita nisso quem é bobo. E justamente porque isso é uma grande mentira, que as notícias vão saindo ou, ao menos, sendo especuladas. No Cruzeiro, para variar, não é diferente.
Para 2019, o discurso é bem similar ao de 2018: contratações pontuais. Segundo o vice-presidente celeste, Itair Machado, o clube gastou cerca de R$ 22 milhões para formar a equipe deste ano. E o investimento para o ano que vem não vai fugir da mesma estratégia: oportunidades de mercado. Assim, aqueles que sonham com as voltas de Everton Ribeiro ou Ricardo Goulart... melhor esperar mais um pouco. Ao menos é o que se sabe no momento.

E nessas informações de bastidores, há a chegada, a renovação de atletas e a saída de outros. Quantos àqueles que saem, Marcelo Hermes não fica. Ezequiel também não passou no "processo" e será emprestado. Outro que pode sair é Bruno Silva, que interessa ao Internacional e ao Corinthians.

Como esse último foi de um investimento grande, o clube estuda uma troca para que possa, ao menos, recuperar um pouco o investimento. No que dependesse da torcida celeste, outros dois atletas também tomariam outro rumo em 2019: o zagueiro Manoel e o volante Cabral. Ambos não têm correspondido e estranhamente o segundo vem sendo titular.

Quanto às chegadas, os nomes são bem guardados. Especulou-se Pablo, do Atlético-PR, assim como o lateral-esquerdo do mesmo time, Renan Lodi. No entanto, os atletas foram rechaçados temporariamente. O que se sabe, no entanto, é que Mano pediu à direção foi que mantivesse as principais estrelas para 2019. E assim será feito. Reunião com representantes de Thiago Neves serão marcadas ainda para dezembro. Até janeiro, Fábio e Henrique também deverão sentar com a direção para estender seus contartos. Fábio ficaria até o final de 2020 e Henrique, 2021.

Por: João Vitor Viana

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

TABELA DO MINEIRO DIVULGADA

A tabela do Campeonato Mineira foi divulgada na manhã desta segunda-feira. De baixo nível técnico, passou da hora do Cruzeiro ficar brigando por essa taça. Além de não ter premiação alta, só serve para atrapalhar datas de Copa do Brasil e Libertadores. Valeria, por exemplo, para que o treinador pudesse observar jovens talentos e aproveitá-los no decorrer do ano. Mas como acordos com emissoras de TV preveem que o clube não pode ficar jogando com equipes alternativas o tempo todo, teremos que ver, mais uma vez, o Cruzeiro jogando - com todo o respeito aos times - contra Tupinambás, Guarani de Divinópolis, etc. Tecnicamente isso pouco acrescenta, a não ser com o objetivo de "soltar" os jogadores em início de temporada. O Campeonato começa dia 19 e seria importante para o clube se de cara não expusesse tantos jogadores aos terríveis gramados do interior mineiro.
É um campeonato para inglês ver, já diriam os mais antigos. Há tempos não vemos talentos sendo revelados nesse campeonato e, pela disparidade econômica dos times, as equipes do interior tendem tão somente a ficar cada vez mais em um abismo ainda maior diante dos grandes. Nem mesmo Tupi e Boa Esporte conseguiram se manter em campeonatos melhores e fazem cada vez mais campeonatos fracos. O Ipatinga, que já esteve na Série A do Brasileiro, há anos não volta para a elite do Mineiro.
A estreia do Cruzeiro, dia 19, será em Divinópolis. Mas, cá para nós, o Mineiro tem uma capacidade técnica pior que a Copa São Paulo de Juniores. Que o clube saiba jogar essa competição ano que vem e que ela não dificulte nossa preparação no restante do ano.

Confira todos os dias, horários e locais

1ª rodada 

19/01 - 17h - Guarani x Cruzeiro  - Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião) - Divinópolis
20/01 - 11h - Tupi x Tombense - Estádio Mun. Radialista Mario Helênio (Helenão) - Juiz de Fora
20/01 - 11h - Caldense x América - Estádio Ronaldo Junqueira (Ronaldão) - Poços de Caldas
20/01 - 11h - Villa Nova x Tupynambás - Estádio Mun. Castor Cifuentes (Alçapão do Bonfim) - Nova Lima
20/01 - 17h - Atlético x Boa - Independência - Belo Horizonte
20/01 - 17h - Patrocinense x URT - Estádio Pedro Alves do Nascimento - Patrocínio

2ª rodada

23/01 - 19h - Tombense x Atlético - Estádio Antônio Guimarães de Almeida (Almeidão) - Tombos
23/01 - 19h - URT x Caldense - Estádio Zama Maciel (Arena DB) - Patos de Minas
23/01 - 20h - América x Villa Nova - Independência - Belo Horizonte
23/01 - 20h - Tupynambás x Tupi - Estádio Mun. Radialista Mário Helênio (Helenão) - Juiz de Fora
23/01 - 20h - Boa x Guarani - Estádio Mun. Dilzon Melo (Melão) - Varginha
23/01 - 21h30 - Cruzeiro x Patrocinense - Mineirão - Belo Horizonte

3ª rodada

27/01 - 11h - Tupynambás x Boa - Estádio Mun. Radialista Mário Helênio (Helenão) - Juiz de Fora
27/01 - 11h - Caldense x Patrocinense - Estádio Ronaldo Junqueira (Ronaldão) - Poços de Caldas
27/01 - 11h - Villa Nova x Guarani - Estádio Municipal Castor Cifuentes (Alçapão do Bonfim) - Nova Lima
27/01 - 17h - Cruzeiro x Atlético - Mineirão - Belo Horizonte
27/01 - 17h - América x Tupi - Independência - Belo Horizonte
27/01 - 17h - URT x Tombense - Estádio Zama Maciel (Arena DB) - Patos de Minas

4ª rodada

30/01 - 19h - Tombense x América - Estádio Antônio Guimarães de Almeida (Almeidão) - Tombos
30/01 - 19h - Guarani x Caldense - Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião) - Divinópolis
30/01 - 20h - Tupi x Villa Nova - Estádio Mun. Radialista Mário Helênio (Helenão) - Juiz de Fora
30/01 - 20h - Boa x Cruzeiro - Estádio Mun. Dilzon Melo (Melão) - Varginha
30/01 - 21h - Patrocinense x Tupynambás - Estádio Pedro Alves do Nascimento - Patrocínio
30/01 - 21h30 - Atlético x URT - Independência - Belo Horizonte

5ª rodada

02/02 - 16h30 - Tupi x Caldense - Estádio Mun. Radialista Mário Helênio (Helenão) - Juiz de Fora
03/02 - 11h - Villa Nova x Cruzeiro - Estádio Mun. Castor Cifuentes (Alçapão do Bonfim) - Nova Lima
03/02 - 11h - Tupynambás x Tombense - Estádio Mun. Radialista Mário Helênio (Helenão) - Juiz de Fora
03/02 - 17h - Atlético x Guarani - Independência - Belo Horizonte
03/02 - 17h - Patrocinense x América - Estádio Pedro Alves do Nascimento - Patrocínio
03/02 - 17h - URT x Boa - Estádio Zama Maciel (Arena DB) - Patos de Minas

6ª rodada

09/02 - 17h - Guarani x Tupi - Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião) - Divinópolis
10/02 - 10h30 - Boa x Tombense - Estádio Mun. Dilzon Melo (Melão) - Varginha
10/02 - 11h - Caldense x Atlético - Estádio Ronaldo Junqueira (Ronaldão) - Poços de Caldas
10/02 - 11h - Villa Nova x Patrocinense - Estádio Mun. Castor Cifuentes (Alçapão do Bonfim) - Nova Lima
10/02 - 17h - América x URT - Independência - Belo Horizonte
10/02 - 17h - Cruzeiro x Tupynambás - Mineirão - Belo Horizonte

7ª rodada

16/02 - 16h - Tombense x Villa Nova - Estádio Antônio Guimarães de Almeida (Almeidão) - Tombos
16/02 - 16h - Atlético x Tupi - Independência - Belo Horizonte
17/02 - 11h - Caldense x Boa - Estádio Ronaldo Junqueira  (Ronaldão) - Poços de Caldas
17/02 - 16h - URT x Tupynambás - Estádio Zama Maciel (Arena DB) - Patos de Minas
17/02 - 16h - América x Cruzeiro - Independência - Belo Horizonte
17/02 - 16h - Patrocinense x Guarani - Estádio Pedro Alves do Nascimento - Patrocínio

8ª rodada

23/02 - 15h30 - Tupi x Patrocinense - Estádio Mun. Radialista Mário Helênio (Helenão) - Juiz de Fora
23/02 - 16h - Tombense x Caldense - Estádio Antônio Guimarães de Almeida (Almeidão) - Tombos
24/02 - 10h30 - Boa x América - Estádio Dilzon Melo (Melão) - Varginha
24/02 - 11h - Tupynambás x Guarani - Estádio Mun. Radialista Mário Helênio (Helenão) - Juiz de Fora
24/02 - 16h - Urt x Cruzeiro - Estádio Zama Maciel (Arena DB) - Patos de Minas
24/02 - 16h - Atlético x Villa Nova - Independência - Belo Horizonte

9ª rodada

09/03 - 16h - Guarani x URT - Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião) - Divinópolis 
10/03 - 10h30 - Boa x Tupi - Estádio Dilzon Melo (Melão) - Varginha
10/03 - 11h - Villa Nova x Caldense - Estádio Mun. Castor Cifuentes (Alçapão do Bonfim) - Nova Lima
10/03 - 16h - Cruzeiro x Tombense - Mineirão - Belo Horizonte
10/03 - 16h -  Patrocinense x Atlético - Estádio Pedro Alves do Nascimento - Patrocínio
10/03 - 16h -  América x Tupynambás - Independência - Belo Horizonte

10ª rodada

16/03 - 16h - Guarani x Tombense - Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião) - Divinópolis
17/03 - 11h - Tupi x Cruzeiro - Estádio Mun. Radialista Mário Helênio (Helenão) - Juiz de Fora
17/03 - 11h - Caldense x Tupynambás - Estádio Ronaldo Junqueira  (Ronaldão) - Poços de Caldas
17/03 - 11h - Villa Nova x URT - Estádio Mun. Castor Cifuentes (Alçapão do Bonfim) - Nova Lima
17/03 - 16h - Atlético x América - Independência - Belo Horizonte
17/03 - 16h - Patrocinense x Boa - Estádio Pedro Alves do Nascimento - Patrocínio

11ª rodada

20/03 - 21h30 - Cruzeiro x Caldense - Mineirão - Belo Horizonte
20/03 - 21h30 - Tombense x Patrocinense - Estádio Antônio Guimarães de Almeida (Almeidão) - Tombos
20/03 - 21h30 - URT x Tupi - Estádio Zama Maciel (Arena DB) - Patos de Minas
20/03 - 21h30 - América x Guarani - Independência - Belo Horizonte
20/03 - 21h30 - Tupynambás x Atlético - Estádio Mun. Radialista Mário Helênio (Helenão) - Juiz de Fora
20/03 - 21h30 - Boa x Villa Nova - Estádio Dilzon Melo (Melão) - Varginha

Quartas de final

24/03 - 1º Colocado x 8º Colocado
24/03 - 2º Colocado x 7º Colocado
24/03 - 3º Colocado x 6º Colocado
24/03 - 4º Colocado x 5º Colocado

Semifinais

31/03 - 4º Semifinalista x 1º Semifinalista
31/03 - 3º Semifinalista x 2º Semifinalista
07/04 - 1º Semifinalista x 4º Semifinalista
07/04 - 2º Semifinalista x 3º Semifinalista

Finais

14/04 - 2º Finalista x 1º Finalista
21/04 - 1º Finalista x 2º Finalista
Por: João Vitor Viana

TN30: "PODERÍAMOS ESTAR NO TOPO"



Em contagem regressiva para o fim da temporada, que mais uma vez terminará com um título nacional, além de um estadual, o Cruzeiro vai alinhando seu pensamento para a próxima temporada. Com o intuito de manter seus principais jogadores, antes mesmo do fim do ano, a diretoria deverá anunciar a prorrogação do contrato de alguns atletas. Entre os que têm contrato findando em dezembro de 2019 está Thiago Neves. O clube estuda acertar a renovação do contrato do jogador até 2021, como fez com Dedé.

O camisa 30, aliás, deu uma declaração importante esses dias. Segundo ele, o Cruzeiro, se não priorizasse a Copa do Brasil, poderia estar brigando pelo título brasileiro. “Se a gente tivesse dado mais preferência para o Campeonato Brasileiro, a gente estaria no topo, junto com Palmeiras, junto com Flamengo. Pelo time que a gente tem, pelo elenco que a gente tem. Mas, não dá, né? A preferência era a Libertadores, depois de anos, a gente tentou, tentou e aconteceu aquilo que vocês já sabem. Copa do Brasil, para o clube é muito bom, pelo dinheiro que foi. E infelizmente o Brasileiro acaba ficando um pouco de lado para todo mundo”, afirmou o armador, que marcou 15 gols em 2018 e divide a artilharia do elenco com o uruguaio Arrascaeta.

Mas é aquela história: se não priorizasse será que venceria a Copa do Brasil? Tenho muito minhas dúvidas. Mano Menezes é muito inteligente e fez o correto. Afinal, o calendário brasileiro é uma grande pornografia, que não permite aos clube fazerem amistosos, excursões e é cheio de competições falidas que só servem para desgastar jogador e dar dinheiro para emissoras de tv. Enquanto a CBF não revisar esse enorme calendário, permitindo aos clubes um crescimento econômico com maior premiação, todo o ano vai ser a mesma coisa: time tendo que priorizar esse ou aquele torneio por causa de alguma situação, principalmente se tiver muito dinheiro envolvido.

Por: João Vitor Viana

domingo, 18 de novembro de 2018

DERROTA EM JOGO CHATO




Quem esperava um Cruzeiro animado diante do São Paulo se frustrou. Uma qualidade de jogo muito ruim, de poucas oportunidades criadas, poucas finalizações e um placar adverso. Nos poucos lampejos de ataque das duas equipes, Diego Souza acertou um voleio no ângulo direito de Fábio, numa bobeada de Ariel Cabral. Aliás, fica a indagação do porquê desse jogador ser titular do Cruzeiro diante de opções melhores como Romero e Lucas Silva.

O mesmo Cabral, no segundo tempo, quase entregou outro gol para os donos da casa. A ruindade de finalizar, no entanto, acabou "salvando a pele" do argentino, que pouco acrescenta à Raposa. O goleiro Jean, do São Paulo, pouco trabalhou, assim como Fábio. No entanto, o time paulista, que ainda briga por uma vaga direta na Libertadores, foi mais agudo e aproveitou uma oportunidade das poucas que também criou.

De positivo mutio pouco. Quem achou que o jogo melhoraria após o intervalo, viu um segundo tempo ainda pior. Que o jogo diante do Vitória, no Mineirão, seja melhor. Nos últimos três jogos pelo Brasileiro, o Cruzeiro fará dois em casa. Aliás, é em casa que o time tem conquistado boa parte dos seus pontos. Fora de seus domínios, os números são bem ruins: apenas três vitórias, sendo uma delas, contra o América, e apenas nove gols marcados.

Por: João Vitor Viana