terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Análise: Quem sou eu, mas me escuta, Pezzolano!



Quem viu o Cruzeiro diante do rival, pela primeira vez no ano viu o time em campo. Com três zagueiros, ciente do que deve fazer em campo, a Raposa finalmente entrou em campo. Mesmo errando saídas de bola ainda de forma bisonha - até hoje não entendo por que o Rafael Cabral insiste em sair jogando perigosamente e praticamente entregando a bola ao adversário -, o Cruzeiro foi superior na maior parte do tempo. E muito disso se deve ao esquema tático, com três zagueiros, maneira que o time aprendeu a jogar e soube jogar no ano passado.

Quando vemos o Cruzeiro com apenas dois defensores e, pior, com laterais incompetentes como Gasolina e Cipriano, o time fica completamente exposto. Na falha de um - e Oliveira continua entregando a paçoca - com três defensores há um a mais para consertar a cagada. Nesse caso, Reynaldo jogou muito. Rápido, o zagueiro tirou bolas pelo alto e fez ótimas recuperações. Ainda é início de ano, mas já mostra ao que veio. Muito boa a volta de Brock, que mesmo limitado, agrega à zaga e sabe liderar o time, que ficou sem capitão durante a ausência nos dois jogos anteriores.

Com Bruno Rodrigues inspirado e Wallisson entrando bem, o Cruzeiro é um time bem compacto. Ainda acho que Ian Luccas não é para ser titular. Mas é um ótimo valor que o Cruzeiro precisa comprar em definitivo. E já que estamos falando de meio-campo, há carência na criação. Não entendi a não entrada de Daniel Jr. diante do rival. Principalmente porque tivemos que ver, novamente, o Davó não acrescentando. A bola chegando, Gilberto vai guardar. Teve duas chances ontem, travado no último momento pela zaga adversária.

Nikão também é jogador importante. Não sei se jogando apenas na direita será um atleta completo. Por mim, jogaria flutuando. Não é armador, não é centroavante e nem ponta. É aquele elemento surpresa, que precisa não ter uma posição fixa, para surpreender o adversário. Ou seja, com um "10" em campo, Bruno Rodrigues, Wesley e Nikão podem render bem mais, trocando de função a todo o momento e possibilitando Gilberto ficar desmarcado para guardar.

Falando em Wesley, diante do rival ele foi bem. Deu belo passe para o gol de Bruno Rodrigues. Mas precisa parar de reclamar e jogar bola. Está pendurado só por reclamação. E sendo o jogador mais caro contratado para a temporada, precisa ser menos esquentadinho.

O Cruzeiro não é um time com elenco ruim, por mais que a imprensa, após o jogo - destaco aqui a falta de profissionalismo de alguns repórteres da Globo e da Itatiaia - tenha reiterado isso, buscando sensacionalismo ao entrevistar atletas do Cruzeiro. Não falaram em momento algum da entrada desleal de Igor Gomes em Nikão; não citaram a bomba atirada pela torcida do rival perto de Pezzolano e nem os sinalizadores que estavam na torcida rival. Passam pano mesmo, babam ovo do Hulk mesmo, lambem as botas do Menin sim... tudo numa parcialidade ridícula. Mas isso é algo que não é de hoje. Só fica cada vez mais evidenciado.

O Cruzeiro vai crescer, vai se encontrar. Mas Pezzolano precisa ter em mente que o time não sabe jogar com dois zagueiros; que Cipriano e Gasolina, juntos, não dá; que Oliveira precisa parar de inventar; que Rafael Cabral é bom, mas está desatento e falhou no gol do rival; que o ataque precisa ser criativo e o time precisa finalizar mais. Tudo perpassa por um esquema que favoreça e jogadores que preencham as necessidades do time. O Cruzeiro, hoje, carece de um "cabeça pensante" no meio, de um primeiro volante e de um lateral-esquerdo. E precisa correr, rápido, com Cipriano. Não dá.

JOÃO VITOR VIANA 

8 comentários:

Mineiro El Petiso Jr disse...

Até agora o Paulinho e o Dodô estão tentando ganhar uma do Wallisson. Que partidaça dele. Ian Luccas e Reynaldo também foi monstruoso. Reynaldo bate com força, além de não perder uma no mano a mano. Ian Luccas ditou o ritmo.

Agora o senhor Neto Moura, mais uma partida fraca.

Neto Moura já está na hora de comer um banco para o Ramiro. Não jogou absolutamente nada, começou bem o jogo e depois destoou dos demais. Na minha opinião o melhor em campo foi Bruno Rodrigues, mais uma excelente partida.

Próximo jogo pode escalar o Machado ao lado do Ian Luccas. Pra mim já chega de Neto Moura. Mais uma partida que ele deixa a desejar. Isso vendo um menino recém promovido comer a bola ao seu lado. Tinha imbecil queimando já o Ian Luccas, moleque é diferente.

Críticas minhas a Gilberto só depois de 10 jogos no mínimo. Assim é com todos os jogadores que vierem da Arábia. Ontem se mostrou mais leve fisicamente, mais ágil e com mais tempo de bola. Esse cara vai cravar demais esse ano. Pivô dele é monstruoso. Paciência que tem margem.

Iron Luiz disse...

Ian Luccas jogou como um veterano ontem. Bom destacar isso pq geralmente quando um menino da base vai mal as críticas são ferozes. Jogos como esse trazem muita bagagem e não por acaso o Pezzolano fez muitos elogios. Que siga nessa crescente.

Luciano Andrade disse...

Maria Maria é Maria até debaixo de outra Maria!

Anônimo disse...

Há 5 jogos sen vencer o dificílimo campeonato mineiro e os caras ainda estāo otimistas.

Luciano Andrade disse...

Maria nunca nos surpreende! Tá na merda mas empatou com o poderoso Atlético Mineiro então tá tudo bem! Kkkkk

Tadeu disse...

Para quem disse que ia ser goleada ,chorando com empate , a camisa azul ,e foda até com time ruim as frangas tremendo

Luciano Andrade disse...

Não vai nem se classificar no mineiro

Anônimo disse...

Mineiro, concordo com você que o Neto Moura não tá jogando nada, mas pedir o Ramiro ?? Ele e o Brock são os jogadores mais fracos que tem entrado. Ramiro não marca , não dribla , apenas toca de lado, fraco. O Brock vai no cara ou leva o drible.