terça-feira, 15 de agosto de 2017

SEXTO ENCONTRO

Para aqueles que gostam de números e são supersticiosos, aí vai uma boa estatística: amanhã, Cruzeiro e Grêmio iniciam o sexto encontro entre eles em competição de mata-mata. Até aqui, vantagem mineira: 4 a 1. Até então, Cruzeiro havia batido o Grêmio quatro vezes: Taça Brasil (quartas de final) de 1966, Copa do Brasil (final) de 1993, e Copa Libertadores de 1997 (quartas de final) e 2009 (semifinal). No ano passado, a vantagem diminuiu, uma vez que o Grêmio eliminou o Cruzeiro nas semifinais da Copa do Brasil, com vitória por 2 a 0, no Mineirão e empate sem gols, em Porto Alegre.
Recordando desde o começo dos confrontos, o primeiro encontro das equipes se deu nas quartas de final da Taça Brasil, em 1966. Após empate por 0 a 0, no Olímpico, então estádio gremista, o Cruzeiro venceu, de virada, a equipe gaúcha. Vieira abriu o marcador já na segunda etapa. Marco Antônio empatou e Tostão, ainda antes dos 20min, pôs o Cruzeiro em vantagem. Aquele campeonato, que era o Campeonato Brasileiro da época, acabou sendo conquistado pelo Maior de Minas, que ainda passou por Fluminense e Santos para sagrar-se o melhor do Brasil.
A próxima decisão só viria quase 30 anos depois, pela final da Copa do Brasil em 1993. E a exemplo da decisão de outrora, mais um empate sem gols no primeiro jogo. Mas o placar de 2 a 1 acabaria ocorrendo no segundo jogo, novamente, dessa vez, sem virada. O Cruzeiro saiu na frente, com Roberto Gaúcho. Pingo pouco tempo depois, igualou a partida. Mas o predestinado Cleison, ao seu estilo, de cabeça e na raça, decretou o placar final do jogo. Ali o Cruzeiro sagrava-se, pela primeira vez, campeão da Copa do Brasil.
Novo embate ocorreria quatro anos mais tarde, pela Libertadores de 1997. Pelas quartas de final, o Cruzeiro venceu o primeiro jogo por 2 a 0, gols de Elivelton e Alex Mineiro. Na volta, vitória gremista, por 2 a 1. Neste jogo, Fabinho acabou sendo o herói do jogo. Machucado, matou um cruzamento que veio da esquerda no peito e, de pé canhoto, fuzilou o goleiro adversário. Mais uma eliminação gremista e mais um título para o Barro Preto.
2009 reservaria, ainda, mais um encontro de dois dos times mais vitoriosos no século XX no país. O Cruzeiro, mais uma vez, eliminou o Grêmio. Contudo, perdeu a final para o Estudiantes. Ano passado, pelas semifinais, o Cruzeiro acabou sendo eliminado pelo time gaúcho. Na final, o Grêmio liquidou nosso rival e sagrou-se penta da Copa do Brasil. 
Em 2017, a gente quer que a escrita volte, com eliminação gremista e título para o Cruzeiro. Que isso possa começar a ser desenhado amanhã, quando as equipes se enfrentam na Arena Grêmio. 
Jejum
O  Cruzeiro terá um difícil adversário pela frente e um tabu pessoal a ser quebrado. Rafael Sóbis não marca a mais de 800 minutos, mais precisamente, 838 minutos sem balançar as redes. Artilheiro do Cruzeiro na Copa do Brasil, com cinco gols, Sóbis não marca desde os 19 minutos de jogo da partida diante do Coritiba, dia 25 de junho.

10 comentários:

Observandotudo disse...

Estatísticas velhas sem valor; nossa última vantagem foi em 2009, a do Grêmio 2016.
Com o time que vamos jogar nem feitiço baiano( para quem acredita) faria efeito.
Vamos torcer por obrigação pelo Cruzeiro não ao idiota do técnico. Nem aos jogadores com raríssimas exceções. Estamos cansados.

cruzeirohexa disse...

Não perca ainda toda sua esperança observandotudo.nosso time tem muita tradição e camisa.vamos nos apegar a isso.sempre crescemos em grandes decisões.aposto no 1x1 amanhã.creio que seria um grande resultado para levarmos lá pro Mineirão.VAMOQUEVAMOCHINAAZUL...................................

Anonimo disse...

Raça vontade e amor a camisa placar vai apertado mais acredito no resultado positivo no sul 1x0 cruzeiro sobis cagao e 0x0 no mineirao!!

Unknown disse...

Sensata,muita sensata sua observação...com o perdão da redundância,Observando,rsrs.Corroboro inteiramente com a sua opinião.Estamos sim,cansados do apadrinhamento do treinador,e de vários jogadores enganadores e que pouco ou quase nada dão em troca de seus altos vencimentos.É por aí mesmo,torcemos sempre para o Cruzeiro,apesar dos pesares...

Unknown disse...

cruzeiro acaba de contratar um craque, que enquanto não provar, será mais uma vitima de racismo dos torcedores otarios do cruzeiro, seu nome é RAIANDERSON MORAES

Observandotudo disse...

Sem preconceitos porque o menino vem do Atlético - AC chega a BH amanhã para fazer exames médicos retorna para o Acre para jogar as semifinais da série D.
Vai assinar contrato por empréstimo até o final do ano.
Teremos uns dois meses e meio para avaliar o jogador camisa 10, 21 anos, estufa educação física, deve saber o que quer ao menos.
Problema: nossos garotos da base envelhecem e não são aproveitados; como esse rapaz vai ser avaliado em dois meses? No time titular? Não vai nem chegar perto. Por que então não comprou o jogador no risco? Não seria uma grande fortuna.
Querem primeiro valorizar o jogador se aparecer bem na base para depois pagar mais caro?
É hilária essa negociação.
Ou tem empresário amigo na jogada.

Geraldo Ribeiro disse...

VI O VIDEO DELE, É DONO DE UMA TECNICA NATURAL AFIADISSIMA, ALEM DE TER 1,84m DE ALTURA, TEM MUITO FUTURO, PENA QUE O NOME DO CRUZEIRO ESTA SENDO DESMONTADO POR MANO MENEZES, QUE NÃO É TECNICO.

Unknown disse...

Nossa "brilhante"diretoria adora fazer esse tipo de negócio.Já adquiriu os passes de um monte de supostas promessas...e NENHUM,eu disse,NENHUM foi aproveitado!Ninguém sabe sequer dos seus paradeiros!Ainda bem que a era Gilvanta,com o devido respeito as antas,está se findando!

Unknown disse...

Nenhum jogador*

cruzeirohexa disse...

O garoto e bom de bola.o mal do cruzeiro e não dar espaço ou tempo pra avaliar esses garotos direito.exemplo disso é o lucca.