domingo, 24 de fevereiro de 2019

FÁBIO: O MAIOR GOLEIRO DA HISTÓRIA



Por mais que muitos torcedores considerem nomes importantes do Cruzeiro como Dida, Raul, Gomes, Paulo Vitor, Zé Carlos como nomes de destaques na história, o que são, de fato, fato é que Fábio, pelos números, títulos e representatividade dentro do Cruzeiro deixou esses nomes para trás no quesito melhor da história. São mais de 800 jogos com a camisa do Cruzeiro e, pelo andar da carruagem, a proximidade do jogo 1000 só se aproxima. Isso porque o goleiro, de 38 anos, renovou seu vínculo com o Maior de Minas até o final do ano que vem. Será o último contrato dele como profissional, haja vista que ao final deste estará com 40? Há pelo menos duas renovações ouvimos isso e o cara parece como vinho: quanto mais velho melhor.

Diferente de vários atletas, que após os 34, 35 anos tende a cair em desempenho, Fábio tem mostrado evolução. Certamente o preparador de goleiros, Robertinho, tem uma imensa responsabilidade nisso. No entanto, o desejo do próprio jogador de conquistar cada vez mais títulos, além da vida regrada fora das quatro linhas apenas nos remete a profetizar até quando ele vai continuar no futebol.

Tecnicamente é um dos melhores em atividade e, em números, o maior da história do Cruzeiro.
Possivelmente vários torcedores vão questionar essa análise. No entanto, Raul e Dida, os dois que para mim, vêm na sequência, não tiveram a longevidade nem tanto tempo à frente do gol celeste. Tanto é que Fábio é o jogador que mais vestiu a camisa do Maior de Minas em todos os 98 anos de história. Se nesse percurso tiveram falhas - e tiveram - pouco elas significam diante do currículo que Fábio construiu no Cruzeiro desde que chegou, em 2005, trocado por Alex Dias. Desde então coleciona títulos e prêmios individuais. De salientar que Fábio conquistou, pelo Cruzeiro, o título da Copa do Brasil de 2000, quando era reserva de André. Ele ainda conquistou o mesmo torneio em  2017 e 2018, os Campeonatos Mineiros de 2006, 2008, 2009, 2011, 2014 e 2018, Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014). O que mais vem por aí? Certamente mais taças, haja vista que esse goleiro ainda tem muita lenha para queimar e tem uma liderança ímpar dentro do clube. Há quem diga que quando se aposentar exercerá um cargo na diretoria celeste. Qual e quando? Só o tempo dirá!

Por: João Vitor Viana

4 comentários:

Observandotudo disse...

Grande goleiro. Teve algumas fases ruins e criticamos, mas em média de custo benefício ninguém pode se comparar a ele.
E quanto mais aniversários faz fica melhor. Pra mim vão se aposentar os dois juntos: Fábio e Rafael. Já falei aqui. Do jeito que está em forma e é decisivo em todos os jogos e disputa de pênaltis, acho que joga até os 45 anos fácil.
Não tenho preconceitos de idade, enquanto estiver brilhando.
Interminável Fábio.
Felicidades e a todos os seus entes queridos.
Grande abraço.
Observandotudo.

Lucas disse...

Belo texto amigo. Descreve bem a representatividade e importância de Fábio em nosso time. Sem dúvidas o melhor do Brasil desde 2008. Falhas todos os goleiros sofrem. A questão em si é a segurança . Fábio passa muita segurança . Vida longa muralha azul

Unknown disse...

Grande goleiro, mas o Dida foi infinitamente melhor!

Antônio Augusto disse...

Apesar de traidor, eu concordo contigo sobre o Dida