quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Novidades ficam para 2010

Caso o Cruzeiro acerte com algum grande nome, será em 2010. Tendência é o time começar o ano com o mesmo grupo que terminou a temporada 2009 com os reforços de Pedro Ken e Anderson Lessa

Por: João Vitor Viana

Nada de novidades de peso em 2009. Até o momento, somente dois reforços para a próxima temporada. Se por um lado a torcida espera a contratação de um jogador de renome, a diretoria celeste ainda aguarda uma oferta ou uma oportunidade de ouro para trazer um jogador de peso. Porém, não descarta manter os jogadores que já estão no grupo, além do acréscimo de Pedro Ken e Anderson Lessa, reforços já anunciados.

A diretoria, no entanto, não esconde que gostaria de ter mais jogadores para tentar o tricampeonato da Copa Libertadores. Chegou a anunciar Jóbson. Mas, devido ao doping do atleta, o negócio acabou desfeito, uma vez que o atacante deverá ser punido severamente. O presidente Zezé Perrella disse ainda que tentou trazer Valdívia, por empréstimo. Mas os árabes não parecem que vão liberar o jogador. Ele tem contrato com o Al-Ain até 2012.

Reapresentação
O Cruzeiro se reapresenta dia 4 de janeiro, focado no Campeonato Mineiro e também na pré-Libertadores. O time irá fazer alguns amistosos antes dos torneios, mas os adversários ainda não foram definidos. Do grupo de 2009, somente Andrey, Jancarlos, Athirson e Gustavo não voltam ao clube. Eles foram liberados e já estão em outras equipes.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Dois reforços das arábias

Ricardo Oliveira e Rafael Sóbis querem retornar ao Brasil. Porém, nenhum clube ainda os procurou para que a transação aconteça. O ex-atacante da Portuguesa é um velho sonho de Zezé Perrella

Por: João Vitor Viana

Se por um lado o Cruzeiro não anuncia mais reforços, por outro há aqueles jogadores que querem voltar ao Brasil. Vários deles, com pretensões de brigar por uma vaga entre os 23 jogadores que irão para a Copa do Mundo, aceitam, inclusive, reduzir seus salários para tentar mostrar, em seis meses, que têm condições de figurar na relação de Dunga.

Dois desses nomes estão nos Emirados Árabes. São eles os atacantes Rafael Sóbis, ex-Internacional, e Ricardo Oliveira, ex-Portuguesa, São Paulo e Santos. Ambos defendem atualmente o Al-Jazeera e querem voltar ao Brasil rapidamente. Ricardo é, inclusive, um velho sonho do presidente do clube mineiro.

Porém, tanto Cruzeiro quanto os outros grandes clubes brasileiros ainda não se manifestaram quanto a esses jogadores. Todos estão preferindo aguardar um pouco para fazer uma investida maior. A Raposa, por exemplo, recebe ofertas de jogadores todos os dias. Já descartou vários, entendendo que jogador para compor o grupo não é a solução de momento. Para ser contratado terá que chegar e ser titular.

Mercado frio para vendas
Por outro lado, o Cruzeiro não deverá se desfazer de nenhum jogador antes do jogo contra o Real Potosí. Os cotados para serem negociados ficam, pelo menos, até o meio do ano. Em 2009, Jonathan, Kléber e Wellington Paulista foram bastante assediados. Porém, nada de concreto, de fato, surgiu.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

El Mago na Toca?

Presidente assume que sondou o jogador, que também interessa ao Palmeiras. Porém, valor é muito alto e o clube não se interessa pelo empréstimo

Por: João Vitor Viana


Uma tentativa furada? Talvez. Mas pelo menos o Cruzeiro parece estar pensando grande. Somente em ir atrás do armador Valdívia mostra que o time de Adilson Batista, se reforçando, será com jogadores de nível bem alto. Ontem, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, afirmou que sondou o jogador mas, devido ao alto investimento feito pelos árabes, ele só sai vendido do Al-Ain, clube onde joga desde 2008.

E como o bom cruzeirense sabe, o Cruzeiro não vai pagar por passe de jogador. Ainda mais desenbolsando 4, 5 milhões de euros. Isso só aconteceu uma vez, quando contratou o argentino Sorin. Porém, as vacas tão bem menos gordas e, caso haja algum investimento, será juntamente com um parceiro.

A Traffic, que ajudaria o Cruzeiro a trazer um grande nome, não o fará em caso de Valdívia. Como é parceira do Palmeiras, se o chileno voltar ao Brasil por meio dela, será para ir para o Palmeiras. O jogador já jurou amor ao clube paulista, o que também pode impedir a negociação.

Promessa
Zezé prometeu dois reforços. Porém ele faz isso todo ano. Sempre o Cruzeiro precisa de dois. Um atacante e um armador? Talvez um zagueiro e um lateral-esquerdo também pudessem entrar no meio. Mas ao que parece, os nomes serão somente para o início de janeiro.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Outro que sai

Lateral-esquerdo Júlio César deverá ser anunciado oficialmente no Fluminense em alguns dias. O clube carioca irá adquirir os 50% dos direitos do jogador que cabe ao Cruzeiro

Por: João Vitor Viana

O Fluminense deverá anunciar, em breve, a contratação do lateral Júlio César, 27, que jogou as últimas duas temporadas pelo Goiás. O jogador, que tem 50% dos seus direitos presos ao Cruzeiro e contrato com o clube mineiro até o final de 2010, já acertou as bases salariais com os cariocas. Alguns detalhes ainda estão pendentes, o que ainda impede o anúncio oficial. O Fluminense irá comprar a parte pertencente ao Cruzeiro por meio de seu investidor.

Eleito o melhor jogador da posição em 2009, o lateral-esquerdo foi cogitado para o Corinthians. Porém, com o acerto com o veterano Roberto Carlos, os paulistas desistiram de Júlio César. O jogador tinha ainda outras propostas, inclusive da Europa.

Júlio César chegou ao Cruzeiro depois de defender o Marília, em 2007. Em baixa, acabou emprestado ao Goiás, onde se destacou.

Fim de ano sem surpresas

Por: João Vitor Viana

Há muito tempo o Cruzeiro não têm um fim de ano tão calmo. Há muito tempo o Cruzeiro não renova o contrato de todos os seus titulares. Há muito tempo que o Cruzeiro não anuncia um jogador logo após o término do Brasileiro. 2009, no final das contas, acaba sendo um ano diferente, de afirmações, de certezas e esperanças.

Satisfeito com o atual elenco, o técnico Adilson Batista solicitou a contratação de alguns reforços. Desses, porém, apenas Pedro Ken e Anderson Lessa foram anunciados ( ambos antes da última rodada). Sem ir contra a competência deles, pelo menos quanto ao nome em cenário nacional, ainda são promessas.

Experiência
Toda vez que o Cruzeiro participa da maior competição da América do Sul, a diretoria prega que deve-se contratar jogadores experientes, rodados, com bagagem. Até agora, porém, só garotos foram anunciados. Esse ano o time pecou na reta final e, talvez, por não ter essa experiência, deixou escapar o tricampeonato. Agora o time volta a disputar a competição e o time tem poucas mudanças. A experiência ainda falta. A própria diretoria reconhece. Mas os nomes só deverão ser anunciados mesmos em 2010.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Lista de dispensa não precisa de tantos

Por: João Vitor Viana

Foram poucos os jogadores que a torcida execrou em 2009. Tirando uns três ou quatro, o restante deu conta do recado. Uns até surpreenderam positivamente, como o caso do lateral-direitto Jonathan. Esse, inclusive, foi eleito o melhor do Brasil na posição.

Porém, Thiago Heleno, Athirson, Leandro Lima e Soares, esse ano, foram muito mal. O Leandro até que mostrou habilidade. Contudo, disse ao que veio ao achar ruim ao ser substituído numa partida em que estava péssimo. Voltar ao Porto seria uma ótima. Já Athirson voltou à velha Portuguesa. Que sua passagem por aqui tenha sido a última. Soares, recupere o seu corpo de vidro e siga sua vida. Thiago, olhe um lugar melhor para você recuperar seu futebol. Sendo a quinta ou sexta opção de zaga não será no Cruzeiro que isso acontecerá.

No mais, o time está bem montado. Rafael, o diamante a ser lapidado, será o goleiro reserva em 2010. Outros garotos ainda poderão ter chances. Com mais três ou quatro peças não é sonhar em dizer que a Libertadores é possível. Time qualificado e planejado é a chance de novas e grandes glórias para a Raposa.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Parabéns, Cruzeiro!

Por: João Vitor Viana

A renovação com Cláudio Caçapa foi uma ótima para o Cruzeiro. O jogador é experiente e, quando entrou, deu conta do recado. Para o ano que vem tê-lo no clube será muito bom, principalmente para jogadores da base que, com certeza, o tem como ídolo e espelho.

Falta alguns ajustes ainda. Mas Caçapa é uma ótima.

Se não quer, tem quem queira

Por: João Vitor Viana

Ele disse que quer jogar no Atlético. Pois bem. Que vá. Hoje o diretor de futebol do Cruzeiro, Eduardo Maluf disse que o jogador não interessa mais ao time da Toca da Raposa. Uma retaliação às declarações do velhinho que disse que prefere jogar com Luxa? Não se sabe. Porém, se ele não quer jogar em um grande clube, que jogará a Libertadores no ano que vem, tem quem queira. E tomara que seja um jogador de potencial, que nos clássicos deixará o Pereira como coadjuvante. Kléber, vá com Deus. Cruzeiro é muito grande para um jogador que voltou a pensar pequeno.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Se um Kléber incomoda muita gente...

Por: João Vitor Viana

Depois de desmentir o interesse no atacante Kléber Pereira, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, afimou que o clube está, sim, interessado no jogador de 34 anos. A experiência do atleta é vista como primordial para a disputa da Copa Libertadores em 2010. Uma proposta, inclusive, já foi feita ao procurador do jogador, que ficou de dar uma resposta. Caso acerte, Kléber vai ter como maior rival o seu ex-treinador, Vanderlei Luxemburgo, com quem trabalhou no Santos e por quem tem grande admiração.

Para a disputa das competições em 2010, o time mineiro poderá ter dois jogadores de mesmo nome no ataque: Kléber e Kléber Pereira. Se um já incomoda muita gente, imagina dois.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Época de vacas magras?

Cruzeiro anunciou poucos reforços. De acordo com a diretoria é porque o clube já tem uma base montada. Mas, até agora, ninguém "de nome" foi contratado.

Por: João Vitor Viana

Libertadores é uma competição que deve ser encarada de frente e como um time de qualidade. Disso, ninguém tem dúvida. Porém, o Cruzeiro parece não ver essa necessidade de se reforçar. Na metade e dezembro, o clube anunciou somente Pedro Ken e Anderson Lessa como reforços. Nenhum deles, em princípio, será titular do time.

Os titulares são bons, também não há dúvidas quanto a isso. Porém, é nítida a necessidade de jogadores decisivos. Esse mesmo time, quando a pressão aumentou, ele não suportou. Faltou o jogador diferenciado. Kléber é um excelente jogador, Fabrício, Henrique, Caçapa também. Mas falta aquele jogador que chama a responsabilidade para si. Alguém têm dúvidas que sem o Verón o Estudiantes perderia o título? Com certeza nem à final chegaria. Verón é esse jogador. Quando precisa dele, lá está "La Brujita" chamando o jogo e assumindo a responsabilidade.

O Cruzeiro não é um clube rico. É um time com as dívidas controladas, mas que tem parceiros fortes. Tanto que grupos como o EMS, Sonda e tantos outros procuram a diretoria do clube periodicamente querendo investir em jogadores. É a hora de o Cruzeiro acertar com esses parceiros e ter um time ainda mais forte na Libertadores. Se a época é de vacas magras, que se faça por onde para investir tudo na Libertadores. É a competição a ser conquistada no ano. E, investindo nela, muita coisa pode vir como consequência. Inclusive a valorização dos jogador, termo muito usado pela diretoria.

O Cruzeiro precisa de pelo menos dois jogadores diferenciados. Que seja um zagueiro, um lateral, um atacante, um armador. Mas precisa. Precisa ver que a Libertadores não cai do céu, que é preciso lutar muito para estar nessa competição. E, pelo tricampeonato, o Cruzeiro tem que investir, acreditando no sucesso final e na glória. Esse ano faltou. Quem sabe, com planejamento e ousadia, no ano que vem essa conquista aconteça? Mas precisa investir.

Sem chances de sair


Atacante Kléber não sai do Cruzeiro antes da participação mineira na Libertadores. Treinador acredita que o jogador é peça fundamental para o clube conquistar a tão sonhada copa

Por: João Vitor Viana


As especulações de fim de ano que põe Kléber no Palmeiras e Diego Souza no Cruzeiro, pelo visto, não têm sentido. Pelo menos é o que diz o técnico Adilson Batista. Em entrevista a uma rádio, o comandante do Cruzeiro descartou qualquer possibilidade de abrir mão de Kléber, mesmo sendo em troca de um grande jogador como Diego Souza. Segundo o treinador, o planejamento para que o Cruzeiro consiga o tricampeonato da Libertadores tem Kléber como peça-chave. Adilson disse ainda que as negociações de reforços estão em andamento mas, em nenhuma hipóteses, Kléber sai do Cruzeiro antes da participação do clube na Libertadores.


Macnelly Torres pode ser o dono da 10

Por: Marcello Zalivi

Na busca por um camisa 10, o Cruzeiro procura um parceiro disposto a viabilizar a contratação do colombiano Macnelly Torres que também interessa ao Santos e Palmeiras.

O armador Macnelly Torres, de 25 anos, que atualmente joga pelo Colo-Colo do Chile, e que já defendeu a seleção colombiana 24 vezes, é o mais novo alvo do Cruzeiro para a disputa da Libertadores 2010.

Outros clubes brasileiros estariam na disputa pelo meia que foi oferecido a cerca de dois dias para a Raposa, pela empresa Target Sports. Inicialmente, a intenção da intermediária era colocar o armador no Santos, mas o presidente do clube não concordou com algumas condições impostas pelo empresário Ricardo Mendes, da Target.

O jogador agradou a diretoria e comissão técnica. Por isso, o presidente do clube, Zezé Perrella, ficou de se reunir na quinta-feira em Belo Horizonte com um investidor que estaria disposto a contratar Macnelly Torres em parceria com o clube.

Nascido em Barranquilla, Torres tem 1,75m e foi revelado pelo Atlético Junior, da Colômbia. Em 2005, se transferiu para o Deportivo Cúcuta, pelo qual foi campeão colombiano em 2006. Ele soma 24 jogos pela seleção colombiana e está no Colo-Colo desde 2008.

Opinião do Blogueiro

Não conheço o futebol do jogador, mas fiz uma consulta (You Tube). Claro que não é possivel perceber se é um jogador participativo durante todo a partida. Porem, pelos vídeos que observei, pude constatar que trata-se de legítimo meia armador.

Seu principal fundamento é o passe. Tem uma boa visão de jogo, se destaca pelos lançamentos precisos e passes em profundidade.

É bom de tabela, passe curto dentro e na entrada da área. Se jogar metade do que é mostrado nos vídeos, Torres tem tudo para se destacar na Raposa, pois, seu estilo de jogo lembra os camisas "10" que deixaram boas lembranças na Toca.

Para você conhecer um pouco mais sobre o jogador vou deixar dois vídeos, que me ajudaram na análise técnica do mesmo:

Este primeiro é de diversas passagens do meia em clubes e selção, antes do Colo Colo.




No segundo vídeo, mostra como o meia está atuando ultimamente, pois trata-se apenas de lances pelo Colo Colo do Chile, seu atual time.


Notícia Complementar
O Cruzeiro estaria negociando com o veterano atacante Kleber Pereira. Tecnincamente é inegável que trata-se de um grande goleador. Mas não sei se seria uma boa, apostar em um jogador de 34 anos, já que Wellignton Paulista está em boa fase, é jovem e está fazendo no mínimo a mesma quantidade de gols. Pode ser indícios de que o WP09 está de saída da Toca.
Aguardamos os próximos capítulos.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Troca de farpas: Galo contratando e Cruzeiro não

Por: João Vitor Viana

O comentário entre os torcedores é o seguinte: o Atlético está na frente do Cruzeiro porque está contratando mais, está investindo mais. Esses comentários, porém, não abalam o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella. Hoje ele declarou que vai contratar com calma, reforçando o time onde precisar.

Porém, entre torcedores a conversa é outra. "Já contratamos um zagueiro da seleção equatoriana, um lateral que já teve sucesso com o Luxemburgo, um meia que foi muito bem no Brasileiro e estamos fechando com mais uns três ou quatro. Além disso, contratamos o Luxemburgo, o melhor técnico do Brasil", dizem alguns. Do lado cruzeirense, apenas duas contratações sem impacto: Pedro Ken e Anderson Lessa.

Mas, historicamente, contratar demais não é lá uma grande virtude. Na maioria das vezes, quem contrata muito, se perde dentro do próprio elenco. E muitos dos times que são rebaixados à Série B, contrataram, no ano, cerca de 20, 30 jogadores. O próprio Galo é um exemplo disso. Porém, contratar pouco também não é muito bom. Ainda mais quando se disputa uma Copa Libertadores. Não é todo dia que é possível disputar uma competição de tao grande escalão. Por isso é necessário ter um time forte, que não se abale e que possa chegar à final e vencer.

E no Cruzeiro ainda faltam jogadores de decisão. Não será Pedro Ken e Anderson Lessa que serão esses jogadores. Pelo menos, não parece até agora que poderão fazer essa diferença. O Cruzeiro não tem hoje um cobrador de faltas, não tem um jogador que cadencie o jogo, um jogador que bata no peito, peça a bola e diga "deixa que eu decido". É esse jogador que falta. É um jogador da qualidade do Marcelinho Paraíba, do Alex, do Deivid, do Edu Dracena, do Roberto Carlos, do Ronaldo. Jogadores que na hora do aperto se destaquem. Não meros aventureiros.

Contratar muito como o rival está fazendo pode até dar resultado, mas não queria ver esses reforços do lado de cá da Lagoa da Pampulha. Talvez o Leandro, um bom jogador. No mais, nenhum outro. E isso não é dor de cotovelo não. Pedir jogador renomado não é denegrir, é querer voltar a ser o melhor time da América. E, para o melhor time brasileiro do século XX, isso não está longe. Basta dar a tacada certa. Três nomes de renome e os títulos não estarão longe.

Presidente prega calma nas contratações

Por: João Vitor Viana

Até agora pouco movimento no que se refere a contratações na Toca da Raposa II. Somente o meia Pedro Ken e o atacante Anderson Lessa foram anunciados e a torcida ainda aguarda por um nome de destaque. Nomes como Fred, Deivid, Alex Silva e Edu Dracena surgiram mas, pelo visto, não passaram de boatos.

Nessa quinta-feira o presidente do clube, Zezé Perrella, anunciou que não vai contratar apenas para dar satisfação para a torcida. "Não podemos contratar simplesmente por contratar. Estamos tendo cautela para não errar", disse. Por meio da assessoria do clube, o presidente ainda anunciou a desistência na contratação do volante Leandro Guerreiro, do Botafogo. No entanto, nos próximos dias, pode pintar um ou dois nomes na Toca, mas os nomes são mantidos em sigilo. Um zagueiro e um atacante estão a caminho. E, antes do reveillon, deverão ser anunciados.

O site comenta
O Cruzeiro, até agora, anunciou a contratação de duas promessas, não realidades. Pedro Ken e Anderson Lessa parecem que não são ruins, podem dar retorno financeiro no futuro, mas não são os nomes que o torcedor pediu para que o time busque o tri da Libertadores. Falta um zagueiro, falta um atacante para jogar com o Kléber, falta um lateral-esquerdo. E falta um camisa 10. E, como dizem, Libertadores não é para principiante. Tem que ser reforço que chegue e vista a camisa. Quanto ao Leandro Guerreiro, nada contra. Mas, se fosse contratado, seria dinheiro jogado fora. Temos cinco volantes no elenco principal e boas promessas nos juniores. Não é necessário jogador para essa posição. Seria o mesmo que o Cruzeiro anunciar a contratação de um goleiro. Com Fábio e Rafael estamos muito bem servidos.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ele não vem!


Por: João Vitor Viana

O atacante Jóbson não será mais contratado pelo Cruzeiro. Nessa quarta-feira o resultado da contra-prova do exame da urina do jogador foi feito e o resultado foi o mesmo: positivo. Dessa maneira, o jogador deverá ser denunciado e pode pegar uma pena de até dois anos de suspensão. Por esse motivo, o atleta já não interessa ao Cruzeiro, que buscará outro jogador para a posição.

Aos 22 anos, Jóbson se destacou no Botafogo esse ano, principalmente na reta final. Porém, após o resultado final da contra-prova, o jogador terá que mostrar novamente o quanto é bom. Passar mais de 700 dias cuidando somente da parte física não dará o status que Jóbson tanto sonhava para 2010. Ao invés de disputar a Libertadores, vai passar o ano sem trabalhar e vendo pela televisão.

Caso não é novidade
Dinei, outro ex-atacante do Cruzeiro, foi pego no exame antidopings há alguns anos, quando atuava pelo Coritiba. O jogador foi penalizado em um ano sem poder jogar profissionalmente. Depois de cumprir a suspensão, o jogador voltou aos gramados, encerrando a carreira pouco tempo depois.

Eles são os alvos

por: Marcello Zalivi

Muitos nomes foram e continuam sendo especulados, mas os alvos preferências da diretoria e da comissão técnica são esses:

Zagueiro:
Alex Silva: Jogador e clube tem o interesse no negócio, principalmente o atleta que declarou publicamente o desejo de jogar a Libertadores 2010 pelo Cruzeiro. O grande problema é conseguir uma liberação do Hamburgo-ALE, clube detentor dos seus direitos. Os alemães estão relutantes com relação ao empréstimo do jogador.
Luis Alberto: Fontes indicam que este jogador estaria apalavrado com o Cruzeiro, que já tentou sua contratação em duas oportunidades. Porem, o baixo rendimento técnico pode pesar. Não é a prioridade no momento, mas pode acabar chegando na Toca.

Volantes:
Arouca: Jogador agrada muito a comissão técnica, principalmente pela garra e habilidade na saída de bola. Está fora dos planos do técnico Ricardo Gomes, o que deve facilitar a sua vinda.
Leandro Guerreiro: Sua chegada irá depender da saída de um jogador do setor. Muito provavelmente no lugar de Fabinho que interessa ao futebol Frances. Sua indicação foi feita pelo técnico Adilson Batista que procura um jogador polivalente e com disciplina tática.

Meias:
Marcelinho Paraíba: De saída do Coritiba, Marcelinho passou a ser a bola da vez para a posição de meio campo. Sua contratação é um sonho antigo da diretoria e um desejo do técnico Adilson. O problema é que o jogador alem de ter um salário alto para a política do clube, tem mais um ano de contrato com o Coxa, que deseja trocá-lo por jogadores fora dos planos do São Paulo.
Lincoln: Dispensado pelo Galatasaray após faltar um treino, está sendo sondado por Atlético Mineiro e Cruzeiro. O salário e a sua identificação com o rival podem dificultar a negosiação.
Conca: A permanência do Fluminense na primeira divisão praticamente decretou o fim das negociações. Existe o interesse do clube e do atleta, mas o Fluminense, dono de 100% do passe do jogador, só libera por uma venda em definitivo.
Zé Roberto: Outro sonho antigo da diretoria, entretanto, caso o jogador permaneça no Brasil, a prioridade é do Flamengo. O Stuttgart o quer de volta ou uma venda em definitivo.

Atacantes:

Ricardo Oliveira: Passou por grandes clubes do futebol mundial e pela seleção, mas no atual momento vive no limbo do futebol atuando em um mercado pouco visado. O Jogador tem o desejo de voltar ao futebol brasileiro para atuar na Libertadores e voltar a vitrine. O Cruzeiro lhe interessa e estaria disposto a diminuir seus ganhos mensais para isso. Existe o interesse de ambas as partes.
Jóbson: O jogador só virá em caso de última opção. O episódio do doping desenterrou outras histórias que condenam a conduta fora de campo do atleta. Alem disso, declarações suas e de seus familiares estão irritando a cúpula celeste. O nome do jogador é tido como passado na toca.
Fred: A permanência do Flu na primeira divisão, praticamente terminou com qualquer chance de retorno.
Borges: Está praticamente fechado com o Grêmio, mas ainda não está descartado, pode ser a zebra e acabar desembarcando na Toca.

Principais Alvos: Alex Silva, Marcelinho Paraíba, Arouca e Ricardo Oliveira.

Possibilidades:
Verde: Concreta
Azul: Complicada
Vermelha: Improvável

Chutando se acerta!

Por: João Vitor Viana

Época de especulação, de entra-e-sai de jogadores, enfim, época de tentar descobrir os possíveis reforços de cada time para a próxima temporada. Especulando-se se chega ao longe, poderia dizer um profeta. E é justamente assim que atua a imprensa esportiva. Às vezes sem fontes, muitos preferem chutar 'no escuro', um nome. Às vezes se acerta, às vezes não.

Começaram os chutes. A bola da vez é Conca. Mas também já citaram Arouca, Leandro Guerreiro, esses últimos sendo volantes, posição que o Cruzeiro já tem cinco jogadores. Falaram também em Ricardo Oliveira, jogador que hoje ganha algo em torno de R$ 400 mil por mês. E já falaram em Marcelinho Paraíba. Porém, para esse jogador há um empecilho, o salário. Será que ele ganha mais que o Ricardo Oliveira?

Já falaram em Fred, em Deivid, em Alex Silva. Porém, até agora, o que se tem de "especulação concreta" é somente uma ida do vice-presidente de futebol do Cruzeiro à Bélgica, onde pretende fazer uma parceria com um clube da segunda divisão de lá. Nada além disso. Sabe-se que o clube vai trazer jogadores. Jóbson, mesmo dizendo que já tem um acordo com o Cruzeiro, dificilmente vem. Nunca, na história do futebol, um jogador flagrado com cocaína teve a contra-prova desmentindo a primeira.

Fim de ano
O Cruzeiro sempre anuncia um jogador próximo ao Natal. Esse ano pode ser que aconteça a mesma coisa. Pelo menos mais um jogador deve ser anunciado até o final do ano. E outros dois no início do ano que vem, quando o grupo se apresenta ao técnico Adilson Batista. Os nomes dos jogadores, porém, são mantidos em sigilo absoluto.

Dando um passo maior que a perna?

Por: João Vitor Viana

Nem bem chegou e uma polêmica em torno do atacante Anderson Lessa já existe: ele compara seu estilo de jogo ao do atacante Nilmar, ex-Internacional. "Sou um cara que não tenho medo de zagueiro. Pareço com o Nilmar", disse.

Aos 20 anos, Lessa chega já se comparando a um jogador que provavelmente vai à Copa do Mundo. Habilidoso e destemido, Nilmar lutou muito para chegar onde está. Passou por momentos ruins, como contusões nos dois joelhos. Deu a volta por cima e agora está no seu auge. Porém, Lessa já chega falando jogar com um estilo parecido. Pretencioso? Talvez? Exagerado? Possivelmente.

Talvez Lessa queira se inspirar em Nilmar. Talvez essa tivesse sido a maior resposta. Afinal, com um jogador com as características do Nilmar, será que o Náutico cairía para a Série B? Será que valeria trocar parte de seus direitos por 65% dos de Carlinhos Bala?

Uma vez o Cruzeiro contratou um atacante do Vila Nova-GO que se dizia uma mistura de Robinho com Gaerrinha. Nome dele? Wando. Por onde anda esse cidadão agora, ninguém sabe. Mas se ele fosse realmente parecido com aquiles que ele se comparou, estava, no mínimo, no Real Madri.

Melhor o Anderson Lessa ponderar suas palavras e dizer: jogo como o Anderson Lessa.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cruzeirenses são maioria na premiação do Troféu Guará

Por: João Vitor Viana

Na noite dessa segunda-feira, o Troféu Guará foi realizado na sede da Rede Itatiaia, idealizadora do prêmio, e contou com a presença de jornalistas ilustres do ramo esportivo. E a 47a premiação contou, como não podia deixar de ser, com maioria de jogadores do Cruzeiro, time que sobressaiu em Minas Gerais em 2009, mesmo não conquistando um campeonato de expressão. Dentre os que foram eleitos com unanimidade dos votos, dois cruzeirenses: o goleiro Fábio e o lateral-direito Jonathan. Os jogadores, aliás, também figuraram na premiação do ano passado, juntamente com o volante Ramires, que foi vendido no meio dessa temporada mas, mesmo assim, manteve-se na seleção mineira do ano.

Confira os premiados:

Campeonato Mineiro Primeira Divisão: Cruzeiro
Campeonato Mineiro Módulo II: Ipatinga
Campeonato Mineiro Segunda Divisão: Mamoré
Campeonato Mineiro Feminino: Atlético
Taça Minas Gerais: Uberaba
Campeonato Mineiro Júnior: América
Campeão Taça BH de Juniores: Atlético
Campeão da Série C: América
Guará Especial: Cidade de Belo Horizonte – Sede da Copa do Mundo
Dirigente do Ano: Alexandre Kalil – 17 votos
Jogador Revelação: Diego Renan – 28 votos
Melhor Juiz do Ano: Ricardo Marques Ribeiro – 19 votos
Craque do Ano: Diego Tardelli – 27 votos
Técnico do Ano: Adilson Batista – 20 votos
Preparador Físico do Ano: José Mário Campeiz – 20 votos

A Seleção Guará ficou formada com:

Goleiro: Fábio (Cruzeiro) – 30 votos
Lateral Direito: (Jonathan) – Cruzeiro – 30 votos
Central: Leonardo Silva (Cruzeiro) – 27 votos
Quarto Zagueiro: Werley (Atlético) - 12 votos
Lateral Esquerdo: Diego Renan (Cruzeiro) – 27 votos
Volante: Correa (Atlético) – 13 votos
Volante: Marquinhos Paraná (Cruzeiro) – 20 votos
Meia: Ramires (ex-Cruzeiro) – 15 votos
Meia: Gilberto (Cruzeiro) - 22 votos
Atacante: Diego Tardelli (Atlético) – 30 votos
Atacante: Kléber (Cruzeiro) – 19 votos

Bons valores para poucas apostas

Por: João Vitor Viana

Há muitos anos, a base do Cruzeiro realiza um trabalho exemplar de base. Em 1996, vice-campeão da Copa São Paulo. Jogadores como Geovanni e Fábio Júnior surgiram para o mundo na ocasião. Não muito longe dali, em 2002, Léo Medeiros conduziu o Cruzeiro a mais um vice-campeonato. Já em 2007, Rafael, Guilherme, Paulinho Dias, Carlos Magno, Wellington, Anderson, Jonathas e tantos outros fizeram o Cruzeiro um campeão da Copa SP. O time ainda conseguiu ser campeão brasileiro sub-20. Porém, desses campeões de 2007, apenas Guilherme e Rafael foram aproveitados por mais tempo no time principal. Wellington está emprestado ao Botafogo e por lá deve ficar pelo menos mais um ano. Os demais tomaram rumos diferentes. Integrantes daquele fantástico time dirigido por Enderson Moreira inclusive já devem ter parado de jogar.

Esse ano, no Brasileiro sub-20, poucas surpresas em se tratando de talento. Porém, temos que ressaltar a habilidade de seis que hoje integram o time. São eles o goleiro Douglas, o volante Uchoa (que já esteve no time principal), o armador Dudu e os atacantes Eliandro, Fidel e Thiaguinho. O mais engraçado é que Fidel e Thiaguinho, no último jogo, ficaram no banco de reservas. Quando entraram, fizeram a jogada do gol de empate. O treinador dos juniores está vacilando com as jovens promessas.

Convocação
Segundo o site superesportes, o volante Anderson Uchoa e o atacante Thiaguinho foram convocados pelo técnico Rogério Lourenço para defenderem a Seleção Brasileira sub-20 na disputa do Torneio de Punta del Este, no Uruguai, entre os dias 6 e 12 de janeiro, com as participações de Uruguai, Paraguai, Argentina, México e Chile.

Um mês para repensar os erros

Findado o Brasileirão, agora é a hora de tirar as conclusões para que em 2010 os erros não continuem e que o ano seja mais proveitoso

Por: João Vitor Viana

Fim de ano e uma certeza: lições devem ser tiradas para que em 2010 se erre menos e as conquistas aconteçam. Esse é o pensamento da comissão técnica e também da diretoria do Cruzeiro. Se em 2009 faltou algum planejamento ou algum erro, eles devem ser levados em consideração.

Muito se indagou se a posição do técnico Adilson Batista em poupar titulares para privilegiar a Libertadores foi a mais acertada. Essa dúvida nunca será respondida. Mas uma coisa é certa: o time chegou inteiro à final da competição e somente perdeu por falta de concentração. A qualidade técnica do time não era e não é inferior à do Estudiantes. Mas eles têm um jogador que desequilibrou.

Passados os 365 dias do ano, algumas coisas irão mudar com certeza. Jogadores sairão, outros chegarão. Mas não serão mudanças drásticas. Como o próprio presidente Zezé Perrella já falou, falta pouca coisa para esse time ficar acertadinho. Talvez mais três nomes. Mas têm que ser jogador que chegue e jogue. Que chegue para ser titular. Que tenha experiência e poder de decisão. Assim, em 2010, as conquistas podem voltar e com certeza irão.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Período de férias: especulação é moda

Enquanto jornais dão conta de jogadores, outros falam em chegadas

Por: João Vitor Viana


Depois da última rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Cruzeiro conquistou a vaga na pré-Libertadores, as notícias em torno do time, na maioria das vezes, dizem respeito à especulação. A "moda" nesses 30 dias em que os jogadores estão de férias, passeando com as famílias e recuperando as energias, é especular o futuro de cada um. Ao que se sabe de concreto até o momento é apenas a confirmação da saída de quatro jogadores, todos eles do setor defensivo: Andrey, Jancarlos, Athirson e Gustavo. Porém, outros jogadores podem tomar outro rumo em 2010. São eles os zagueiros Luizão e Thiago Heleno, o lateral-direito Jonathan, o armador Bernardo e os atacantes Soares e Wellington Paulista. Aí é que começam as especulações.

Os zagueiros em questão podem sair uma vez que a diretoria planeja contratar um mais experiente. Em 2009, Thiago Heleno foi muito mal. Luizão chegou e logo de cara se machucou, não ficando à disposição nem mesmo na reta final do Brasileiro. Podem ser emprestados ou negociados em definitivo. Já na lateral-direita, Jonathan é falado como reforço merengue. Ele foi citado esses dias nos periódicos espanhóis. Já Bernardo é tratado como um caso à parte. Jovem e técnico, Adílson teria pedido ao clube que o empreste para um clube competitivo para que ele ganhe experiência e retorne em 2011 melhor do que saiu. Já quanto aos atacantes, Soares é uma dúvida quanto ao seu aproveitamento. Em 2009 ele se contundiu três vezes e passou a maior parte do ano no departamento médico. Aliás, essa foi a razão da dispensa do lateral Athirson. Já Wellington Paulista pode ser negociado. O jogador, de momento, nega as especulações.

Mas até o reveillon, poucas deverão ser as notícias envolvendo negociações. A diretoria do Cruzeiro mesmo já admite que irá se reforçar com, no máximo, cinco atletas. Devem sair mais do que chegar. E, no meio do ano, outros jogadores também poderão mudar de rumo. Emprestados até o final de junho, Leandro Lima e Guerrón, se não se firmarem no primeiro semestre de 2010, voltam para a Europa.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Uma história se repete. Que o final seja o mesmo!

Na lateral-dreita, o melhor lateral do Brasil. Na esquerda, a dúvida do deslanche ou da entrega. Será que Diego Renan está pronto para enfrentar a Libertadores?

Por: João Vitor Viana

Há alguns dias, o lateral-direito Jonathan foi escolhido como o melhor da posição no Brasil. Há cinco anos no time principal, o jogador passa por seu melhor momento e vários são os times interessados em contar com o seu futebol na próxima temporada. No início, conviveu com a desconfiança da torcida, que chegou a pedir sua saída. Os jogos irregulares, jogadas ruins e desnecessárias fizeram a diretoria do clube a tentar negociá-lo anos atrás. Especula-se que seria algo em torno de U$ 1 milhão. Japoneses, na época, eram os interessados. A negociação acabou não vingando e o jogador acabou permanecendo. Desde então, todos os anos falou-se em contratar um lateral-direito. Mas, no final, sempre Jonathan se mantinha como titular. A última tentativa, pelo visto, foi esse ano. O Cruzeiro ainda não via Jonathan como um titular absoluto. Contratou Jancarlos para fazer sombra a ele. Porém, as atuações acima da média fizeram Jonathan se manter entre os titulares e, no final, ser eleito o melhor do Brasil. Agora, após cinco anos de desconfiança, ele entra no seleto grupo de "tops de linha" do país.

Quem acompanhou essa "novela" pode ver a reprise nesse ano, mas na outra lateral. O Cruzeiro começou o ano tentando diversos jogadores na posição até que Gerson Magrão se firmou. Com a venda dele, Adilson lançou o garoto Diego Renan. Em primeiro ano de profissional, Diego alternou altos e baixos. Não enecerrou o ano como uma certeza. E a desconfiaça em torno dele aca sendo similar ao início do companheiro Jonathan. A torcida chegou a vaiá-lo algumas vezes, por tentar fazer aquilo que ainda não pode. E isso faz a torcida pedir um nome mais experiente para o ano que vem.

Porém, levando-se em consideração que o companheiro de time levou cinco anos para se tornar o melhor do país na posição, ainda é cedo para cobrar de um menino de 19 anos. A desconfiança existe. Que a torcida acha que a lateral-esquerda ainda é uma incógnita, não há dúvidas. Porém, dar tempo ao tempo talvez seja a melhor das opções. Talvez se tiver um jogador experiente para fazer "sombra" a ele seja a melhor saída. Quem sabe, começando o ano entre os titulares as coisas sejam diferentes? O tempo revelará o que deverá ser feito.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Jóbson pode não ser a aposta mais acertada para a disputa da Libertadores


Jogador tem um histórico ruim, com brigas, bebedeira e possível uso de drogas. Contratação passa a ser vista pelos torcedores como sendo de alto risco e um empecilho para a Libertadores

Por: João Vitor Viana

A cada dia a contratação do atacante Jóbson se torna mais polêmica. Ontem à noite, foi divulgada na imprensa que o ainda atacante do Botafogo foi pego no exame antidoping após jogo contra o Coritiba, pela 34a rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador, por sua vez, negou. Ele será submetido a uma contra-prova no próximo dia 16. Caso seja comprovado o uso de drogas - foi diagnosticado cocaína em sua urina - ele pode ser suspenso por até dois anos.

Nessa manhã, através do site superesportes, do jornal Estado de Minas, uma ficha do jogador foi levantada. Em poucos anos como profissional, Jóbson coleciona muitos problemas por onde passa. De acordo com a reportagem, em outubro do ano passado, o atacante se apresentou bêbado no centro de treinamento do Brasiliense. O jogador foi mandado de volta para casa e punido com multa de 20% dos seus rendimentos. Meses antes, brigou com Dimba. Jóbson teria sido chamado de macaco e trocou socos com o ex-atacante do América. Agora, a acusação é de consumo de cocaína. Segundo algumas informações do Rio de Janeiro veiculadas na imprensa, assim que soube que foi sorteado para o exame antidoping, ele teria reagido de maneira assustadora, inclusive falando que usara a droga dias antes. Essa versão, porém, é desmentida pelo jogador, que acusa certas pessoas da imprensa de complô.

Opinião do blog
O jogador seria uma aposta no escuro e, sabendo de um histórico ruim, o primeiro incidente levantaria novas acusações e o clima poderia não ficar bom. Na opinião do site, o clube deveria investir em outra frente, como Fred ou Deivid, um jogador que poderia fazer a diferença na Libertadores. Outros nomes sugeridos são Borges, Alan Kardec, Alecsandro, Herrera e Kléber Pereira.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Rival dá mesmos sinais de estratégia de 10 anos atrás


Na época, Alexandre Kalil era o "homem forte" do time alvinegro. Esse ano, como presidente, Kalil esboça mesma estratégia de 2000, quando se reforçou com um treinador que passou pelo rival e com jogadores que vestiram, com sucesso, a camisa celeste

Por: João Vitor Viana

Alexandre Kalil parece ter certeza que o time comandado por Vanderlei Luxemburgo em 2010 deverá seguir o mesmo esquema de formação do Atlético de 2000: ter como base de reforços, profissionais que passaram com sucesso pelo Cruzeiro nos últimos anos. Na época, Alexandre Kalil era o "homem forte" do alvinegro e, para tentar ter sucesso no Campeonato Brasileiro - esse, especificamente, foi denominado Copa João Havelange -, contratou vários jogadores que passaram pelo Cruzeiro, dentre eles Marcelo Djian, Djair e Valdo, e um treinador que também havia sido campeão com a camisa do rival: Levir Culpi. Na época a estratégia deu certo. Levir fez o rival jogar bem durante a temporada. Um descuido na reta final do Brasileiro, atrelado ao mau tempo - a chuva torrencial que caiu no campo do São Caetano deixou o jogo impraticável - fez com que não viessem conquistas. Mas, pelo visto, a estratégia de Kalil na época foi a mais acertada.

Dez anos depois, o agora presidente do clube parece crer que a mesma estratégia possa dar bons resultados. Depois de anunciar Vanderlei Luxemburgo como técnico, anunciou também a contratação do lateral-esquerdo Leandro, que teve boa passagem recente pelo Cruzeiro, onde conquistou a Tríplice Coroa. Kalil adiantou ainda que pretende contratar mais três jogadores, o que foi pedido por Luxemburgo, por ele entender que o time titular precisa ser reformulado em torno de 20 a 30%. Não seria absurdo crer que os próximos reforços anunciados já tenham passagens, e com sucesso, pelo Cruzeiro.

Kalil parece ter o Cruzeiro como espelho. Apesar de não dizer e, na maioria das vezes, tripudiar do maior rival, Kalil parece ver no Cruzeiro, o Galo de amanhã. Não é de hoje que o clube alvinegro contrata ex-atletas celestes. Recentemente, nomes como Belleti, Marcelo Djian, Djair, Valdo, Fábio Júnior, Alex Alves, Jonilson, Renan, entre outros, foram contratados pelo dirigente.

Cruzeiro é o terceiro clube brasileiro com mais participações em Libertadores


Fonte: Gilmar Laignier - Portal Uai

Clube celeste alcançou o Grêmio com a classificação para competição em 2010.

A classificação do Cruzeiro à Copa Libertadores da América 2010 colocou o clube celeste como o terceiro brasileiro que mais disputou a competição continental, ao lado do Grêmio, com 12 participações cada. Como o Tricolor gaúcho não se classificou para o torneio no próximo ano, os celestes acabaram os alcançando.

O maior participante brasileiro em Libertadores é também o clube nacional que mais venceu a competição: o São Paulo, com 15 participações e três títulos (1992, 1993 e 2005). Em seguida, vem o Palmeiras, com 14 participações. Cruzeiro e Grêmio têm 12 cada. Flamengo e Santos competiram 10 vezes.

Das 11 participações do Cruzeiro até 2009, o clube celeste foi finalista quatro vezes, vencendo duas. O clube ainda chegou a duas semifinais, uma quartas-de-final e quatro oitavas de final.
Melhor aproveitamento

O Cruzeiro tem o melhor aproveitamento na história das Copa Libertadores da América, dentre todos os clubes que disputaram mais de uma edição, com 64,89%. Os números contabilizam a disputa até o ano de 2008. A Conmebol ainda não divulgou a tabela histórica da Libertadores incluindo a edição deste ano. Em 2009, o Cruzeiro foi novamente a equipe de melhor aproveitamento, com 71,4%. (UAI)

As participações do Cruzeiro na Competição:

12 - 1967, 1975, 1976, 1977, 1994, 1997, 1998, 2001, 2004, 2008, 2009, 2010




Fred e Luiz Alberto são nomes fortes para a Raposa na busca do tri da Libertadores


Atacante entra em conflito com o Fluminense. O zagueiro, que foi cortado do time por Cuca, pode estar de malas prontas para o Cruzeiro também. O clube mineiro tentou contratar o jogador recentemente, mas notícias na imprensa fizeram o negócio ser desfeito. Perrella sonha em ter o jogador há tempos, desde que ele defendia o rival Atlético-MG


Por: João Vitor Viana

Ele jurou amor ao Fluminense. Dias depois, após saber que a diretoria do Fluminense quer reduzir o salário dele, Fred já começa a dar sinais de desgaste e repúdio. Ao ser perguntado sobre uma possível redução salarial, Fred foi enfático: não aceita. "Acredito que pelo que fiz eu tinha que ter um salário reajustado sim. Mas para cima", disse.

O atacante foi fundamental para evitar o rebaixamento do Fluminense em 2009 para a Série B e também em conseguir o vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Porém, essa relação de amor pode estar chegando ao fim. O clube carioca não deve ter o mesmo investimento da Unimed, parceira do clube, em 2010. Por isso, nos próximos dias o presidente do Fluminense irá conversar com vários atletas, buscando uma solução para enxugamento da folha salarial.

Fred fez questão ainda de dizer que está feliz no Rio. "Em pouco tempo a minha relação com a torcida foi a melhor possível. Mas vamos ver o que o clube tem a oferecer. Assinei um contrato longo e rejeitei várias propostas de clubes grandes no meio do ano acreditando naquilo que me foi proposto. Se agora a situação muda, eu também posso mudar de opinião e não aceitar o que eles querem. E se for necessário, vou para outro clube", afirma. Um clube que ele poderia defender é o Cruzeiro. No jogo entre a equipe mineira e o Fluminense, pelo returno do Brasileiro, Fred foi idolatrado pela torcida aos gritos de "Fred, Guerreiro, volta pro Cruzeiro".

Reforço para a zaga
Luiz Alberto, afastado do grupo do Fluminense por desgaste de relacionamento com o treinador Cuca, pode ter como destino o Cruzeiro. O presidente Zezé Perrella sonha com o jogador há muito tempo e gostaria de tê-lo no grupo celeste que vai à Libertadores. Em 2009 ele quase veio para o time. Mas, devido à negociação ter vazado na imprensa, a transferência acabou não se concretizando. E ele tem a experiência que o clube procura. Seria a segunda passagem do atleta por Minas Gerais. Em 2004, Luiz Alberto defendeu o rival Atlético.




Nem chegou e pode ir


Por: João Vitor Viana

Anunciado como reforço cruzeirense antes mesmo da última rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante Jóbson pode não vir mais para a Toca da Raposa. Um exame antidoping realizado com o jogador no jogo entre Botafogo e Coritiba detectou presença de cocaína na urina dele. Caso o contra-prova seja positivo, ele não será mais contratado. A posição da diretoria cruzeirense é que o jogador pode ser suspenso por muito tempo, além de ser um atleta que, ao usar drogas ilícitas, não faz bem ao ambiente do clube.

Nos próximos dias haverá um novo exame. Caso se comprove a presença de cocaína, Jóbson será denunciado ao STJD e pode pegar até dois anos de suspensão. Há uns anos, o atacante Dinei, que teve boa passagem por Cruzeiro e Corinthians, assumiu que usou cocaína. Pego no exame, foi condenado a um ano de suspensão.

Outro lado da moeda
Com a desistência, o Cruzeiro irá em busca de um novo atacante. O perfil é que seja um jogador rápido e decisivo. As apostas já começam a acontecer. Deivid, do Fenerbahce, é o preferido do torcedor. Mas há ainda a possibilidade de o clube investir em outros atletas, principalmente que se destacaram em clubes de menor expressão ou mesmo na Série B. Marcos Aurélio, do Coritiba, pode ser uma alternativa. Porém, isso ficaria bem aquém do que a torcida espera: um grande nome para ser campeão da Libertadores em 2010.

A lista de reforços dos sonhos

Por: João Vitor Viana

Que o Cruzeiro precisa de pouco para se ajeitar, isso não há dúvidas. Porém, o clube, em 2010, principalmente no primeiro semestre, não teve um jogador que fez a diferença. Um camisa 10 ou um matador ou mesmo um zagueiro que pusesse a bola no chão e dissesse "deixa comigo". Faltou um líder, um jogador que na decisão se sobressaísse. Sem tirar o mérito do atacante Kléber ou do volante Fabrício ou de qualquer outro jogador do elenco. Mas não teve e, até agora, não tem esse jogador.

Fala-se em Deivid, ex-Cruzeiro e que hoje está na Turquia. Fala-se também em um zagueiro experiente. Possivelmente um jogador estrangeiro, já que não há ainda um jogador da posição que possa chegar e jogar. O zagueiro Danilo, do Palmeiras, seria esse nome. Mas acredita-se que ele permanecerá em São Paulo ou irá para o exterior. Líder, Danilo faria uma excelente dupla com Cláudio Caçapa. Danilo, aliás, está emprestado ao Palmeiras. Líder nato, seria uma referência na zaga.

Um lateral-esquerdo também deveria ser prioridade. Júlio César, que estava no Goiás, ainda está com o futuro indefinido e pode até mesmo voltar. Não se sabe se seria o nome ideal. Mas como Diego Renan deu uma queda muito grande na reta final do Brasileiro, uma aposta em um jogador da posição deveria ser analisada pela diretoria. Em 2009, o aproveitamento de Gérson Magrão, principalmente na final da Libertadores, foi traumático. Não se pode crer que haja uma avenida em suas costas. Um jogador da posição e que seja decisivo deve ser contratado.

E na frente, óbvio, falta um jogador para jogar com o Kléber. Pode até mesmo ser o Jóbson, que veio do Botafogo. Mas um jogador que bata no peito e diga "eu decido" ou mesmo que tenha um perfil vencedor. Um camisa 9 que possa jogar com o Kléber. Wellington Paulista é bom, mas não sabe-se se é o ideal.

A certeza é que o Cruzeiro com mais três ou quatro jogadores pode se tornar um time da mais alta grandeza e termos de potencial e qualidade. Na visão do jornalista, o atacante Deivid, o zagueiro Danilo e o lateral-esquerdo Leandro deveriam ser considerados. Um armador como Romagnoli também seria muito bem vindo. A lista não é grande. Somente a qualidade que é.

Permanência de Fred no Flú está ameaçada

Por Marcello Zalivi

A diretoria do Fluminense está reavaliando o conceito de investimento para a próxima temporada. De acordo com o presidente Roberto Horcades, a renovação de patrocínio com a Unimed, que se encerra neste mês, é a prioridade e o fator que vai definir quanto o clube poderá gastar em 2010. A tendência é de que o valor seja reduzido. Com isso, até a permanência do atacante Fred está comprometida, conforme revelou o dirigente:

- Os valores do contrato com a Unimed serão mudados. Nesse novo contrato, Fred e Fluminense terão que chegar a uma conclusão. Ele tem contrato, mas vamos conversar para encaixá-lo no orçamento do clube. Tudo vai depender dos valores que acertarmos com a empresa - explicou Horcades à ESPN.

A diretoria celeste estaria aguardando o desfecho deste acordo para saber da possibilidade de viabilizar o negócio. Mas se confirmar a tendência da permanência do atacante nas laranjeiras, o clube poderá voltar suas forças na contratação do centroavante Borges. O jogador já disse que não continua no tricolor do Morumbi. O que dificultaria a negociação seria a o atraso em fazer o contato, já que o contrato do jogador vence no dia 31 de Dezembro e o atacante já estaria apalavrado com o Grêmio.

Na noite de terça feira (09/12), o diretor de futebol Eduardo Maluf, deu entrevista a um meio de comunicação e disse que o atacante Jobson do Botafogo (recém contratado) é o grande atacante que o Cruzeiro prometeu para a temporada, jogando uma ducha de água fria na torcida.
Esperamos que seja apenas o "velho teatro" da diretoria. Mas se nos apegarmos aos últimos anos, não me surpreenderia se fosse verdade.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Anunciaram um salvador da pátria

Por: João Vitor Viana

Ele chegou. Pomposo, cheio de si e amparado por imprensa e corja do rival, Vanderlei Luxemburgo chegou para ser o salvador da pátria atleticano. Sem ver um horizonte bom pela frente, o presidente Alexandre Kalil resolveu tentar mais uma vez: contratou um treinador que, historicamente, é um ganhador. No rival, Cruzeiro, Luxemburgo ganhou a tão comentada Tríplice Coroa e teve o aval da diretoria, na época, para trazer Alex, o Talento Azul, que, então, sagrou-se ídolo na Raposa e foi um dos responsáveis pelo épico ano de 2003.

Sete anos depois, Luxemburgo retorna a Belo Horizonte. Com a mesma fama que o levou ao Cruzeiro. Não com muitos títulos a mais no currículo, mas com a mesma pompa de treinador caro, mas que traz resultado. Luxemburgo é a aposta mais alta do rival em toda a sua história. Nunca se pagou tanto para um treinador como agora. Até que se prove o contrário - em caso de demissão - serão dois anos planejando um time, formando uma estrutura dita como vencedora. Dois anos de milhares de reais a mais na conta. Acredita-se que esse tempo seja suficiente para ter certeza que o time precisa se reestruturar, haja vista que em tanto tempo de história, os títulos mesmo ficaram no rival.

A aposta é Luxemburgo. A aposta é na salvação de uma época em que Kalil quer ser lembrado eternamente: o tempo que o Galo sobressaiu sobre o Cruzeiro. O grande problema é que isso tem sido planejado há tempos. Calculado, vai lá saber com que dinheiro, com que planejamento. Mas agora o afortunado Luxa chegou. E com ele sua comissão e sua astúcia. As apostas estão na mesa. De um lado um treinador que vai para o seu terceiro ano consecutivo no Cruzeiro e que conhece bem os jogadores que tem. Do outro, um treinador de renome que chega para tentar operar um milagre que o mecânico Roth não conseguiu. Façam suas apostas! Quem vai se dar melhor? Como cruzeirense, espero que o Adilson continue vencendo. 5 a 0 novamente será difícil, claro. Mas a soberania, espera-se assim, será mantida. Que o Luxa seja mais um Leão (que ele não leia isso, já que é brigado com o áspero treinador), um Roth, um Tite, um Mário Sérgio. Ou seja, que fracasse como sempre fracassam os profissionais do lado de lá. A tristeza deles é o que gostamos. Que a corja chore no final do ano e que o rombo financeiro que irá ser criado seja cada vez maior. Que o azar continue ao lado do Galo eternamente!

Saudações cruzeirenses.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Balanço Final

Por Marcello Zalivi

Pois é moçada, o mundo da muitas voltas. Não da nem pra acreditar quando paramos para pensar nisso. Quem diria que um time em 18°, 16 pontos atrás do seu rival regional, recebendo diariamente alertas sobre um possível “rebaixamento”, sobre sua “inferioridade técnica” e todo aquele bla bla bla segundino que nós já conhecemos, terminaria 6 pontos na frente e com uma vaga na LA2010?

Teve piadinha, teve deboche, risinhos irônicos, comentários bem sarcásticos, e tudo isso, porque ao invés de concordar, nos apenas insistíamos em dizer que a coisa iria mudar, porque conhecemos o nosso time e a nossa força.

A nossa alcunha de guerreiros dos gramados não foi criada de um dia para o outro. Foi na base do suor, orgulho, raça e conquistas, muitas conquistas. Humildemente galgando caminhos regionais, para em 1966 ganhar o Brasil e em 1976 a América.

Não confunda nossa confiança, com soberba. Não confunda nosso orgulho, com prepotência. Não confunda nossa fé inabalável pelo time, com arrogância. E não desconfie nunca do gigante de Minas.

Domingo, todo o Cruzeirense pode ter mais uma vez a certeza de que o seu time é grande, e como costumo dizer, encardido. O guerreiro dos gramados esteve em campo para lutar sua última batalha e conquistar de forma heróica e merecida a vaga para a pré Libertadores, e com isso, coroar uma campanha de superação, de renascimento e de afirmação. A classificação junto com a melhor campanha do segundo turno (e melhor mandante), não só provou a força do nosso time, como também nos deixou mais forte para a temporada 2010. As gratas revelações Rafael e Diego Renan, o talento do Gilberto , o crescimento de Henrique e Guerron, a evolução de Ribeiro e WP09, junto com a raça do gladiador e mais 2 ou 3 reforços, nos tornará ainda mais preparados para as próximas batalhas. A aposta em uma base que cresceu no momento de adversidades e a continuação do trabalho do treinador que vem ganhando mais experiência pode fazer ressurgir um horizonte mais Azul em 2010. E a nossa força nas arquibancadas vai levar esse time muito mais longe. Nossos Guerreiros são a nossa força.

Agora, para completar, não podia deixar passar em branco. Como disse o blogueiro Walter Seixas do excelente BC, tenho que mandar meus comprimentos aos flanelinhas alvinegros e a uma pessoa "subjetivamente qualificada", uma pessoa "mediocrática", uma pessoa "retombante", uma pessoa "cabriocárica", uma pessoa que vem fazendo um trabalho "magnífico" com a sua "omildade", dentro da "conseqüência "medioválgel", pessoa "estrambólica". Enfim, uma pessoa "rélpis", uma pessoa "batráquia", parabenizo de forma "estrogonoficamente sensível" uma pessoa que merece meu "respeito tecnológico", o grande Alexandre Kalil, presidente de um "time que veio do nada e que hoje não tem piiiiiii nenhuma também". Parabéns por todas as suas pérolas, por sua costumeira mania de comer pão murcho com manteiga e arrotar caviar. Esse digníssimo senhor aproveitou para zoar, alfinetar e debochar da nossa cara, se lambuzando com melado. Hoje, assim como 99,9% dos zebrados, ficaram em casa de cabeça inchada, escutando o buzinasso nas ruas, sem atender telefone ou responder e-mails.

Obrigado por cuidar tão bem da nossa vaguinha na Libertadores, e para não dizer que somos ruins, vamos dar de presente a “nossa” vaguinha na Sulamericana. Assim vocês entram de favoritos, afinal, o Botafogo não estará na competição, quem sabe já não rola uma Oitavas??

Abraços Celeste a todos os guerreiros, nos vemos pela terceira vez consecutiva na Libertadores.

E como esse sentimento não pode parar... Vamos Cruzeiro querido de tradição, Libertadores, ser campeão.

Avança Zerão
Chora Cachorrada...

Cruzeiro anuncia patrocínios e dá pistas sobre o futuro azul


Por: João Vitor Viana

Como esperado, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, confirmou hoje a parceria com o Banco BMG e a Ricardo Eletro, loja de eletrodomésticos, ambas empresas mineiras. Segundo Zezé, os valores são os maiores já recebidos pelo Cruzeiro. Ambas empresas também acertaram com o rival, que deverá receber o mesmo investimento em 2010. O contrato é por um ano.

Provocações
Como de costume, Zezé ironizou o rival, com piadinhas irônicas. "Guardaram nossa vaga, agradeço a eles", disse. "Enquanto eles irão jogar com o Flamengo-PI, nós vamos enfrentar o Flamengo, campeão brasileiro". Zezé ainda ressaltou outros aspectos, como a convicção do rival no título. A provocação cruzeirense não para por aí. No site oficial do clube, uma brincadeira com uma flanelinha está presente.

Contratações
Para 2010 o Cruzeiro não deverá contratar muito. Ciente da capacidade do elenco, Zezé acredita que com poucos nomes o título da Libertadores poderá vir. "Temos uma estrutura montada. Ainda não conversei com o Adilson. Mas alguns jogadores que estão emprestados, deverão seguir outro destino. Não creio que tenham experiência suficiente. Vindo jogadores, serão experientes e que possam acrescentar", confirmando somente as contratações de Jobson e Pedro Ken.

Renovações
O lateral-direito Jancarlos e o lateral-esquerdo Athirson dificilmente continuarão no clube. Essa semana as partes devem se reunir e acertarem a rescisão. Zezé não confirmou isso, mas pelo aproveitamento de ambos no ano isso deve acontecer. Outro que não deve ficar é Leandro Lima. Mal tecnicamente e desrespeitoso com o treinador contra o Coxa, ele deverá ser devolvido ao Porto. Já o goleiro Andrey e o atacante Soares ainda dependem de uma aprovação do treinador. Lesionado em três oportunidades, Soares deve sair. Andrey tem chance de ficar. Mas, dependendo da opinião do treinador - caso acredite que Rafael possa assumir o gol do Cruzeiro em caso de lesão, suspensão ou convocação do titular Fábio - Andrey pode seguir para outro clube.

Empréstimos
Apesar do bom desempenho do zagueiro Wellington e do volante Leo Silva, pelo Botafogo, e de outros jogadores que estão emprestados, nenhum deles deve ser aproveitados em 2010. O lateral-esquerdo Julio Cesar e o armador Leandro Domingues, deverão ser negociados em definitivo e outros serão reemprestados, como o armador Camilo.

Gladiador manda o Porco para a Sul-Americana

Por: João Vitor Viana

Profissionalismo, vontade, categoria e presença: esse é Kléber, o Gladiador. Em 15 minutos em campo, o atacante pôs o Cruzeiro na Libertadores e o Palmeiras onde procurou estar durante a reta final do Brasileiro: fora do G4.

Comprometido com o time e solidário ao treinador, o atacante entrou aos 28min do segundo tempo. Em dois minutos, o jogador finalizou, no contrapé de Felipe, e pôs o Cruzeiro, que estava com um jogador a menos, na frente do marcador. Com boa colocação e técnica, o atacante não tremeu e ajudou, e muito, os mineiros.

O resultado fez o Cruzeiro ir para a Libertadores e tirou o Palmeiras da maior competição da América do Sul. A derrota para o Botafogo por 2 a 1 deixou a equipe paulista em quinto lugar, fora do G4.

Ironia do destino
Palmeirense declarado, Kléber fez o que muita gente não faz: prejudicar o time do coração. Em 2001, Edmundo foi um jogador nada profissional no Cruzeiro, e, por essa postura, acabou dispensado do clube. Outros jogadores também, na hora h, não conseguiram separar as coisas e não honraram suas camisas. Ontem, dois palmeirenses acabaram com o sonho de título e também de Libertadores para o Palmeiras: Kléber, no Cruzeiro, e Jobson, pelo Botafogo. Jobson, aliás, é reforço certo do Cruzeiro no ano que vem.

Cruzeiro vence e chega à Libertadores


Time superou o Santos e contou com a ajuda do Botafogo, que bateu o Palmeiras por 2 a 1


O grito dos cruzeirenses não podia ter maior tom nesse domingo. Sem chances de título, a Raposa podia - como acabou acontecendo - conquistar uma vaga na Libertadores. A vitória sobre o Santos por 2 a 1 somado ao resultado da derrota palmeirense para o Botafogo, pelo mesmo placar, no Engenhão, levou o clube à sua terceira Libertadores seguida.

Com gols de Wellington Paulista Kléber, o Cruzeiro bateu o Santos, de Vanderlei Luxemburgo, por 2 a 1, quabrando um tabu: em Brasileiros, o Cruzeiro jamais tinha vencido um time comandado pelo treinador desde 2004.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Hora H: Galo já era... falta o Porco

Para tudo ficar bom para os cruzeirenses, falta só o Palmeiras ficar fora da Libertadores e o Cruzeiro entrar no G4.

Por: João Vitor Viana

50% está feito: Galo longe. Agora é torcer contra o Palmeiras e para que consigamos vencer o Santos. Dessa maneira vamos comemorar dobrado. Quem não ficará satisfeito é o palmeirense Kléber. Mas tudo bem. Queremos que ele nos ajude. Até o meio do ano estava tudo bem. Nada que não possa voltar.

Piadinha da última rodada


TIO HÉLIO APOSTOU O TOBA PELO GALO. COMO O GALO FICOU ATRÁS... BEM LONGE DO CRUZEIRO, TIO HÉLIO PERDEU. HORA DE PAGAAAAAR!!!!

Fim de ano gordo para cruzeirense

Ano não foi de conquistas. Porém, a arrancada na reta final do Brasileiro, ultrapassando o maior rival, serve como troféu para torcedores que viram a Raposa estar 16 pontos atrás do Galo.


Por: João Vitor Viana

O ano ainda não acabou para o Cruzeiro, mas de uma coisa já há uma certeza: o Galo ficou para trás. Depois de 38 rodadas, a Raposa terminará o Brasileiro na frente do maior rival depois de chegar a estar 16 pontos atrás. A arrancada do time mineiro no segundo turno pode ser ainda glorificada com uma posição entre os quatro melhores, o que dá uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

Depois de perder a final da Copa Libertadores, o Cruzeiro focou no Brasileiro e, até o momento, tem um aproveitamento superior ao do Inter, campeão do primeiro turno. Na primeira etapa, o time gaúcho fez 37 pontos em 19 jogos. O Cruzeiro tem o mesmo número de pontos do Colorado, mas com um jogo a menos.

Apostas
Quem saiu no lucro mesmo foi quem apostou no Cruzeiro contra o Galo. Vários foram os torcedores que terão um fim de ano mais gordo. Apostas até certo ponto altas, como R$ 100 e R$200 aconteceram. Mas o mais hilário foi o Tio Hélio, que fez uma aposta bem arriscada e que qualquer um pode ver no youtube. No caso, ele disse que colocaria sua bunda na praça. Hora de cumprir Tio Hélio!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cruzeiro fecha a temporada entre os 10 melhores clubes do mundo

Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) contabiliza os pontos de 1º de dezembro de 2008 a 30 de novembro de 09

Bicampeão mineiro e vice da Taça Libertadores da América, o Cruzeiro fecha a temporada 2009 entre os dez melhores times do mundo segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). O ranking foi divulgado nesta quarta-feira, e a Raposa aparece em nono lugar, com 235 pontos. As informações são do site oficial do clube mineiro.

Só outros dois times brasileiros estão entre os 30 primeiros. O Grêmio aparece na 12ª colocação com 210 pontos e o Palmeiras é o 22ª com 181. O ranking mede o desempenho das equipes no período de 1º de dezembro de 2008 a 30 de novembro de 2009.

No Brasil, a IFFHS contabiliza o desempenho dos clubes no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Taça Libertadores e Copa Sul-Americana.

Para efeito de qualificação, os campeonatos nacionais são classificados em níveis de um a quatro. O Campeonato Brasileiro tem cotação quatro, juntamente com os campeonatos Alemão, Francês, Argentino, Italiano, Espanhol, e Inglês. Cada vitória pela competição vale quatro pontos; o empate dois, e derrota zero.

A Libertadores recebe a mesma valoração da Liga dos Campeões da UEFA. Cada vitória pelo torneio vale 14 pontos; o empate sete e derrota zero. Já a Copa Sul-Americana é recebe os mesmos valores da Copa da UEFA. Doze por vitória, seis por empate e zero por derrota.

Confira a lista dos 20 primeiros colocados:

1 – Manchester United – Inglaterra - 317
2 – Chelsea – Inglaterra – 299
3 – Barcelona – Espanha – 292
4 – Hamburgo – Alemanha – 274
4 - Shakhtar – Ucrânia – 274
6 – Werder Bremen – Alemanha - 264
7 – Arsenal – Inglaterra – 252
8 – Estudiantes – Argentina – 239
9 – Cruzeiro – Brasil – 235
10 – Galatasaray – Turquia – 220,5
11 – Roma – Itália – 212
12 – Grêmio – Brasil – 210
13 – Olympiakos – Grécia – 206
14 – Twente – Holanda – 204
15 – LDU – Equador – 195
16 – Bayern de Munique – Alemanha – 194
17 – Liverpool – Inglaterra – 192
18 – Porto – Portugal – 191,5
19 – Internazionale de Milão – Itália - 186
20 – Sevilha – Espanha - 185

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Só agradecimentos

Por: Marcello Zalivi
Cruzeiro On Line

Gostaria de agradecer o espaço oferecido. Aqui, foi possível discutir democraticamente sobre os times de Minas, sempre com muita educação e rivalidade.

Gostaria de agradecer ainda mais, aos comentários dos meus amigos cruzeirenses que acreditaram no time e que ficaram bastante orgulhosos com a reação. Conhecemos o time que temos e sabemos que o nosso lugar é sempre na parte de cima da tabela, e esse ano não vai terminar diferente. Queira Deus que assim como 2007 e 2008, 2009 seja coroada com uma vaga para a Libertadores na última rodada.

Agradecemos também a freguesia, que pediram insistentemente que tomássemos cuidado com a queda para a segunda divisão. Esqueceram que se trata de um time continental, e neste caso, uma queda está fora de cogitação. Se preocuparam tanto com a nossa condição, que se esqueceram de olhar para o próprio umbigo, e no final das contas, quem chega à última rodada brigando por alguma coisa, é o Cruzeiro. Do outro lado, nem matemática ajuda, só a certeza que estão classificados mais uma vez para a Sulamericana (cuidado com o Botafogo e Goiás).

Teve gente falando que era campeão, tinha gente preparando o orçamento para comprar ingresso de Libertadores ano que vem, só esquecerem de avisar o time do Atlético que era preciso vencer, e na hora da decisão, teve um tal de “T”, “C” e “R” que desapareceram.

Para nós, a chance existe, é pequena, mas existe. A última rodada ainda vale alguma coisa. Podemos até não levar, mas uma coisa é certa. Quando se fala de Cruzeiro, tenha muito cuidado, porque o nosso time é encardido.

P.S: Não adianta se esconderem, vou cobrar a caixa de cerveja de cada um, nem que seja a última coisa que eu faça na vida. Rsrsrsrs

Zerôoooooooooooooooooooooooooooooo!!!!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Piadinha pós-rodada


Atlético é igual garrafa pet... ficou sem gás depois de um tempo!

WP joga contra o Santos



Atacante estava somente com um cartão amarelo e está apto a jogar pelo Cruzeiro




Por: João Vitor Viana


O atacante Wellington Paulista, ao contrário do que foi divulgado, jogará contra o Santos. O Cruzeiro consultou as advertências aos jogadores do time e constatou que o cartão antes anotado ao atacante, na verdade, foi para o zagueiro Gil. Dessa maneira, ele está apto a pegar o Santos, domingo, na Vila Belmiro.

Kléber tem a chance de ser o vilão palmeirense


Por: João Vitor Viana

O atacante Wellington Paulista não joga mais pelo Cruzeiro esse ano. Recebeu o terceiro cartão amarelo e não enfrenta o Santos, na última rodada do Brasileirão. O jogador foi advertido em uma falta sem maiores problemas no meio campo. Dessa maneira entra de férias mais rápido. Kléber, Guerrón e Eliandro estão cotados para a partida.

A maior curiosidade sobre a ausência de WP é que Kléber pode ser utilizado. Hostilizado pela torcida cruzeirense após ir em uma festa da torcida Mancha Verde, o jogador pode voltar na última rodada. Caso marque um gol e o Palmeiras perca para o Botafogo, Kléber pode passar de vilão do Cruzeiro a vilão do Palmeiras. Nesse caso, o Cruzeiro iria para a Libertadores e o Palmeiras ficaria de fora.


Vitória para ainda acreditar

Por: João Vitor Viana

Em jogo que começou ruim e terminou bem, o Cruzeiro goleou o Coritiba e manteve chances de classificação para a Libertadores do ano que vem. Agora o Cruzeiro tem que vencer o Santos, na Vila Belmiro, domingo, e torcer contra São Paulo ou Palmeiras, que enfrentam Sport e Botafogo, respectivamente.

Com um início apático, o Cruzeiro se viu em desvantagem logo no início, quando Jéci abriu o placar para o Coxa. Nos instantes finais, porém, o Cruzeiro começou a mandar na partida e virou o placar, com Henrique, em belo chute de fora da área, e Jonathan, em lance individual dentro da área adversária.

Na volta para o segundo tempo, a Raposa esteve um pouco retraída, mas, depois do lance de pênalti em Thiago Ribeiro, que acabou resultando no gol de Wellington Paulista, o placar foi sacramentado. O quarto gol ainda acabou acontecendo depois de belo lance de Marquinhos Paraná. A bola chegou a Eliandro, que matou o jogo.

Bola Fora
Wellington Paulista está fora contra o Santos. O jogador recebeu o terceiro cartáo amarelo e desfalca o Cruzeiro. Eliandro é o mais cotado para começar a partida. Outro que deve ficar de fora do jogo é Leandro Lima. Mal na partida, foi substituído aos 24min do primeiro tempo. Saiu nervoso, falando palavráo. Adilson náo tolera desrespeito e ele não deve nem mesmo participar da delegação que vai a Santos. Há quem acredite na dispensa do jogador. Em seu lugar, Guerrón e Bernanrdo aparecem como prováveis substitutos. Kléber, correndo por fora, também pode figurar entre os convocados para o jogo.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Hora H: Copa do Brasil ou Libertadores

Por: João Vitor Viana

O jogo entre Cruzeiro e Coritiba, domingo, às 17h, será uma decisão para ambas as equipes. Enquanto o Coxa tem que conquistar pontos para fugir do rebaixamento, a Raposa tem que vencer para ainda ter chances de conquistar uma vaga para a Copa Libertadores. Um tropeço e o planejamento para o ano que vem será em cima da Copa do Brasil.

Para não ocorrer de perder pontos em casa - como aconteceu diante do Fluminense e Grêmio - o Cruzeiro se cerca de todas as maneiras para não errar. O técnico Adilson Batista tem treinado e orientado a equipe quanto ao próximo adversário para que não haja surpresas. Do lado contrário, Ney Franco, cria do Cruzeiro, espera que seus conhecimentos sobre os mineiros seja um diferencial e que o Coxa possa sair de campo com um bom resultado.

Kléber
O atacante Kléber deve ser relacionado para a partida. No entanto, deve ficar no banco. "Vamos ver como ele reage. A intenção é apróveitá-lo. Mas isso vai depender do andamento da partida e também de uma necessidade", disse Adilson Batista

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pela segunda vez no ano, Cruzeiro anuncia nome em "hora complicada"


Por: João Vitor Viana

Há alguns dias de enfrentar o Coritiba, pela 37a rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro anunciou a contratação do jovem Pedro Ken, que atualmente joga pelo próprio Coxa. A notícia deve ter vindo como uma bomba para os torcedores alviverdes, que irão desconfiar de Pedro caso ele atue mal contra o time que irá defender em 2010.

Essa é a segunda vez que o Cruzeiro anunciou um reforço em hora complicada. Antes de enfrentar o Barueri, em São Paulo, o presidente do clube, Zezé Perrella, deu como certo o acerto com Fernandinho. Porém, dias depois, o jogador acabou acertando com o São Paulo.

Nunca se sabe se ter essa postura é a melhor. De um lado, um time anuncia a contratação de um atacante do próximo adversário. De outro, o jogador não sabe como agir diante de tal revelação. Se for profissional e conseguir lidar com a pressão, a atuação de Pedro Ken contra o Cruzeiro será normal. Mas diante de um fraco desempenho, muitos pensarão que ele está fazendo corpo mole. E olha que o Coxa não está firme na Série A. Setá mais uma atração nesse jogo que promete ser uma final.




terça-feira, 24 de novembro de 2009

Imprensa gaúcha diz que Adilson renovou por dinheiro


De acordo com jornalistas do Rio Grande do Sul, Adilson teria pedido muito alto para deixar o Cruzeiro. As negociações, segundo eles, deram-se por encerradas quando o time mineiro pagou o que o treinador pediu

Por: João Vitor Viana


Terça-feira de polêmica no Rio Grande do Sul. O assunto comentado entre os jornalistas é a renovação de contrato do treinador com o Cruzeiro. De acordo com a imprensa gaúcha, Batista teria pedido muito ao Grêmio para deixar o Cruzeiro. A proposta, porém, foi aceita pela diretoria, que quer não só mantê-lo em 2010 como também, desde já, quer tê-lo também em 2011, quando acaba o primeiro mandato do atual presidente, Zezé Perrella.

"O Grêmio não aceitou a quantia que o Adilson pediu. O Adilson queria R$ 250 mil mensais para um contrato até o final de 2010", disse um repórter gaúcho, dando a entender que as duas partes chegaram a discutir salário, diferentemente do que aconteceu na imprensa mineira, quando foi noticiado que o treinador cruzeirense ligou para o presidente do Grêmio, agradeceu o interesse, mas disse que ficaria em Belo Horizonte por causa de um projeto pessoal.

Certeza
Há dois dias, o presidente do Cruzeiro disse que apostava na permanência de Adilson. "Acredito que as chances de ele ficar são de 95%". O vínculo do treinador termina no próximo dia 31. Nos próximos dias Adilson assina um novo contrato, que findará em dezembro de 2010.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A permanência do comandante


Por: João Vitor Viana

Como dito nesse blog há alguns dias, a aposta era na permanência de Adilson Batista no comando do Cruzeiro para a próxima temporada. A familia do treinador virá para Belo Horizonte, o que, até hoje, jamais havia acontecido. Sua esposa e suas duas filhas chegam à capital assim que providenciarem a mudança. Atualmente a esposa de Adilson cuida de uma loja de roupas em Curitiba.

Acertado nessa segunda-feira, o treinador já pode começar pensar em 2010, inclusive, solicitando reforços. Um dos pedidos feitos foi a contratação do volante Pedro Ken, um bom jogador que se destacou esse ano pelo Coritiba. Embora o Cruzeiro esteja hoje recheado de jogadores para a posição, não deixa de ser um bom jogador.

Mais jogadores em vista
Apesar de não confirmar, o Cruzeiro deve anunciar até metade do mês de dezembro a contratação de um zagueiro e mais um atacante, posições que hoje ainda têm carêcia. Do atual elenco, o atacante Soares e os zagueiros Thiago Heleno e Luizão podem não figurar no elenco para o ano que vem.


A ética e a teoria de ser bonzinho

Por: João Vitor Viana

Dor nos ouvidos: esse é o sentimento de um jornalista que se julga conhecer o mínimo de futebol depois de ouvir opiniões terríveis em um programa esportivo na televisão. Em discussão estava o lance do atacante Henry, que, com a mão, contribuiu para que a Franã batesse a Irlanda e se classificasse para a Copa do Mundo.

Foi dito que Henry foi desonesto, que o presidente de um país falou aquilo, que o primeiro ministro do outro falou isso. Resumindo: crucificaram o jogador. Pela ética do futebol, um atacante de curriculo invejável foi acusado e virou manchete no mundo. Até parece que isso nunca aconteceu. Maradona, uma vez, meteu a mão na bola e a Argentina saiu de campo com a vitória. Na sua famosa cara de pau, disse ser "a mão de Deus". Na ocasião, muito gente riu e até hoje dizem isso. O atacante Túlio, em jogo da Copa América, meter a mão na bola também e deu a vitória ao Brasil. Senho Galvão Bueno, na ocasião, disse que o que importava era a vitória. Agora, o mesmo Galvão quer que Henry seja punido, dizendo que o atacante foi desleal. Pelo amor de Deus! Dois pesos e duas medidas!

Todos os dias tem gente querendo acusar fulano ou cicrano de ser antiético ou desonesto ou seja lá o nome que queiram dar. Mas, novamente, analisam situações semelhantes com critérios diferentes. A favor pode e contra não? Mas que análise mais fajuta é essa? A ética se baseia em um só nível: o da coerência. E senhor Galvão, coerente o senhor não foi, não é e nunca será. Parcialidade tem limite e, se alguém tem que ser questionado, esse alguém é o senhor, que de tanta asneira que fala, comenta ou sei lá o que faz, acaba sendo o mais dos antiéticos. Não vai ter ninguém tão bonzinho para falar para o árbitro: por favor, anule o gol... eu estava errado!

Nos dias de hoje, o que importa é vencer. Não importa como. E não assumindo isso apenas trás à tona a hipocrisia que se apresenta na imprensa. Todos os dias terão atletas que vão querer ganhar, de uma forma ou de outra. A vantagem é a questão. Depois de um tempo, todo mundo esquece o que aconteceu. Memória fraca. O título roubado de 2005, ganho pelo Corinthians, ninguém fala mais. O erro horrível que Márcio Rezende cometeu na final de 1995 também não.

Nçao há bonzinhos no futebol. Há espertos. Mas há os hipócritas. E é desses que temos que ficar livres. Desses que acreditam na verdade absoluta, num mundo utópico recheado de bons samaritanos. Abram os olhos!

Contas e mais contas

Por: João Vitor Viana

O empate contra o Atlético-PR, nas circuntâncias que aconteceram, foi até bom. Porém, a classificação para a Libertadores está ficando longe e, o jogo contra o Coritiba, no próximo final de semana terá o peso de uma final. A vitória é primordial para pensar ainda em uma das vagas para a Libertadores. Um empate já deixa o time na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana.

E, além de vencer, o Cruzeiro tem que fazer contas. O Internacional bateu o Atlético e chegou aos 59 pontos. O Cruzeiro tem desvantagem ainda em número de vitórias. E, caso vença o Coxa, ainda terá que vencer o Santos, fora. E ontem o Santos mostrou que quer fazer a sua parte: bateu o próprio Coxa por 4 a 0. Vencer lá vai ser difícil. Mas o Cruzeiro tem que fazer isso se quer ir para a Libertadores.

A saída agora é torcer e pegar a calculadora. 62 pontos é quase certo de ir para a Libertadores, mas tem que vencer para isso. Vamos torcer!