segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pós-jogo: Superesportes

O Cruzeiro até que começou bem na partida de estreia do Campeonato Brasileiro’2011, mas depois de um segundo tempo muito fraco, em que demonstrou um futebol irreconhecível, foi derrotado pelo Figueirense, por 1 a 0, na primeira das 38 rodadas da competição nacional.

Sem brilho no meio-campo e com uma criação muito deficiente, a Raposa esteve longe dos melhores dias e saiu derrotada do estádio Orlando Scarpelli. A reabilitação pode vir contra o Palmeiras, na segunda rodada, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no próximo domingo.

O jogo

Depois de erguer a taça do Mineiro no último fim de semana, o Cruzeiro voltou a campo neste domingo para iniciar sua caminhada no Campeonato Brasileiro’2011, de olho no título e na quinta participação consecutiva na Libertadores da América, algo inédito na história do clube.

Do outro lado do gramado do estádio Orlando Scarpelli estava o Figueirense, de volta à elite do futebol nacional. E foram os catarinenses que tomaram a primeira iniciativa. Logo no primeiro minuto, Wellington Nem dividiu uma bola com Gil na grande área. A torcida local pediu pênalti, mas o Figueira ganhou apenas o escanteio. A resposta celeste não tardou. Aos três minutos, Wallyson ciscou pela linha de fundo e foi derrubado. Na cobrança da falta, Roger mirou o gol de Wilson e bateu direto, com perigo.

O jogo era muito disputado no meio campo e as duas equipes tinham certa dificuldade para armar as jogadas ofensivas. Aos 14 minutos, Heber ficou com uma sobra na entrada da área azul e resolveu arriscar, mas o arremate saiu fraco, fácil para a defesa segura de Fábio. Cinco minutos depois, a Raposa assustou mais uma vez. Montillo cobrou uma falta pelo lado esquerdo, na linha de fundo, e quase surpreendeu Wilson, que deu um tapinha na bola para evitar o gol estrelado.

A partida era lá e cá, mas o Cruzeiro mostrava um futebol mais organizado. Aos 20, o Figueirense perdeu uma chance incrível. Bruno avançou bem pela direita e cruzou. A bola sobrou na medida para Reinaldo, que dominou no centro da área, de frente para o gol, e bateu rasteiro, exigindo reflexo de Fábio, que fez uma ótima defesa, reiterando a boa fase que o colocou entre os convocados de Mano Menezes para a Seleção Brasileira.

Com mais volume de jogo, o Cruzeiro tentava insistir pelas laterais do campo, como aos 35 minutos, quando Thiago Ribeiro recebeu pela direita e bateu para a área. A bola carimbou o travessão de Wilson e saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, nova chance para o time de Cuca. Gilberto chegou rápido pela esquerda e soltou uma bomba cruzada. Wilson defendeu e mandou para escanteio, levando o 0 a 0 para o vestiário.

Irreconhecível

Julio Cavalheiro/Diario Catarinense
Time celeste não soube se portar no meio campo e perdeu o jogo em Florianópolis


As duas equipes retornaram para a etapa complementar com as mesmas formações e o Figueirense logo foi pra cima da Raposa, querendo fazer valer o seu mando de campo. Numa bobeada defensiva, os celestes permitiram a cobrança de três escanteios seguidos pelos catarinenses e no último deles a bola morreu nas redes de Fábio. Após a cobrança, aos dois minutos, o camisa 1 subiu, deu um soco na bola e ela bateu na cabeça de Marquinhos Paraná antes de entrar: 1 a 0 para o Figueirense.

A vantagem no marcador deu ânimo aos 11 de Jorginho, que insistia. Aos quatro minutos, Heber chegou pelo meio e bateu forte, cruzado, mas Fábio ficou com a bola.

Atrás no placar, Cuca resolveu mexer na equipe. Ele sacou Roger e promoveu a entrada de Dudu para dar mais ofensividade ao time. No Figueirense, Túlio deixou o gramado para a entrada de Coutinho.

Depois do golpe, a Raposa tentava se reorganizar. Aos sete minutos, Wallyson resolveu arriscar de longe, mas Wilson espalmou a bola para escanteio. O Figueirense também tentava o gol, para ampliar a conta, como aos 15 minutos, quando Wellington Nem deixou a defesa na saudade e bateu rasteiro, com perigo para a meta estrelada.

Aos 20 minutos, Cuca voltou a mexer no time e apostou tudo no ataque, ao sacar Montillo e colocar Ortigoza em campo, passando a atuar com três homens na frente. Aos 25, uma boa trama pela direita quase valeu a igualdade ao Cruzeiro. Na cobrança de uma falta, Dudu rolou para Gilberto, que mirou o canto esquerdo de Wilson, com muita eficiência, mas o camisa 1 conseguiu defender.

A sanha do Cruzeiro em busca do gol abria espaços para o Figueirense explorar os contragolpes. Aos 28, Wellington Nem tocou para Reinaldo, que carimbou a trave direita de Fábio, num chute de fora da área. Um minuto depois, nova chance: Heber bateu colocado, buscando o ângulo esquerdo da meta azul, mas Fábio apareceu bem mais uma vez.

A 10 minutos do fim, Cuca fez sua última alteração: Marquinhos Paraná deixou o campo para a entrada de Fabrício, numa tentativa de dar fôlego novo ao meio campo e diminuir os espaços para a criação do Figueirense. Aos 38, uma das melhores chances azuis durante toda a partida e a última delas: Ortigoza chegou pela linha de fundo e cruzou da direita, na medida para Thiago Ribeiro, que emendou debaixo das traves, mas perdeu uma oportunidade incrível.

Figueirense 1 x 0 Cruzeiro

Figueirense
Ricardo, Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio (Coutinho), Maicon e Wellington Nem (Wilson Pittoni); Reinaldo (Lenny) e Heber.
Técnico: Jorginho

Cruzeiro
Fábio, Leandro Guerreiro, Gil, Leo e Gilberto; Marquinhos Paraná (Fabrício), Henrique, Roger (Dudu) e Montillo (Ortigoza); Thiago Ribeiro e Wallyson.
Técnico: Cuca

Motivo: Primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2011
Estádio: Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Data: 22 de maio de 2011.

Gols: Marquinhos Paraná (contra), aos 2 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Jóia (RJ) e Luiz Muniz de Oliveira (RJ)

Cartões amarelos: João Paulo, Ygor, Túlio, Bruno Vieira e Heber (Figueirense) / Léo, Gilberto e Leandro Guerreiro (Cruzeiro)

Nenhum comentário: