segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Conquista do Brasileiro valerá um cala-boca na imprensa brasileira

Jornalistas do Brasil inteiro dizem que o Cruzeiro não pode ser campeão. Ao mesmo tempo dizem que o Fluminense pode se livrar do rebaixamento. Porém estão a cinco pontos dos seus objetivos e são tratados de forma diferente

Por: João Vitor Viana

Líder do segundo turno com 32 pontos ganhos, o Cruzeiro, de forma brilhante, voltou a disputar uma posição de destaque no Campeonato Brasileiro. Com 12 pontos ainda em disputa, o time de Adilson Batista pode chegar aos 66 pontos, número que, hoje, não garante o título, mas pode acabar acontecendo dependendo de uma combinação de resultados. A distância para o atual líder, o São Paulo é de cinco pontos, o que ainda não é um grande abismo entre eles. Além disso, o Cruzeiro não enfrenta clubes em confrontos diretos, diferentemente de outros times que estão entre os quatro primeiros.

Na parte de baixo da tabela, o Fluminense está com 36 pontos, cinco a menos que o Botafogo, 16o colocado atualmente. Com vitórias seguidas e embalado por Fred, o Flu ainda está em situação crítica. Com apenas sete vitórias, as chances de rebaixamento, segundo especilistas são superiores a 80%. Mas, mesmo assim, cronistas e jornalistas esportivos principalmente do eixo Rio-São Paulo não crêem na queda do time. "Eu não disse que o Fluminense cairia", disse um comentarista no último "Bem, Amigos", da Sportv.

A questão é: Por que o Fluminense consegue sair do rebaixamento e o Cruzeiro não pode alcançar o primeiro posto? A diferença de pontos não é a mesma? Tudo bem, acredito ser difícil. Porém, dar como descarte ou algo do tipo me parece ser mais proteção aos "pobres e humildes" que uma interpretação com o mesmo critério. Aliás, critério não tem sido uma tônica quando se fala de Minas Gerais.

Sempre quando questionados, os jornalistas paulistas e cariocas tentam se esquivar. Mas é tão óbvia a postura pró RJ-SP, que chega a espantar. Minas está forte esse ano, mesmo com tudo que vem acontecendo, mesmo com o Cruzeiro começando a disputar o Brasileiro depois de 10 rodadas. E mesmo assim ainda dá para o Cruzeiro. A conquista na vaga da Libertadores é uma realidade. O título, admito, está longe. Talvez muito complicado. Mas se o Fluminense pode escapar, o Cruzeiro pode ser campeão. Então, que diga-se que tudo é possível. Nada está perdido até a próxima rodada. Espero que o Cruzeiro entre de vez na briga. Que vença o Grêmio e ponha uma tala na boca desses comentaristas que só desdenham Minas Gerais.

Cruzeiro, força! São quatro decisões e a torcida está com você. Juntos, o time é mais que um Guerreiro dos Gramados, é um rei de finais e um copeiro por natureza!

Nenhum comentário: