quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Campeonato Mineiro: Cruzeiro perde mais pontos

Fonte: Site justicadesportiva

A Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD/MG) deu parecer favorável a Procuradoria no caso da escalação irregular do atacante Wellington Paulista na primeira partida do Campeonato Mineiro de 2010. Com o acolhimentoa dos embargo da Procuradoria, a Raposa, ao invés de três, perdeu seis pontos na tabela de classificação.

A decisão foi proferida por maioria de votos. Apenas o auditor Fernando Marteleto divergiu da decisão, não acolhendo os embargos de declaração. Apesar do veredicto desta terça-feira, dia 23 de fevereiro, a guerra entre Cruzeiro e Procuradoria do TJD/MG está longe do fim. Antes mesmo da sessão, o clube já avisara que irá recorrer da decisão de primeira instância. O recurso do clube ainda não tem data marcada para ser julgado.

Vale ressaltar que o clube ainda não perdeu os pontos na tabela por determinação da Federação Mineira de Futebol (FMF). A entidade quer que os pontos sejam retirados apenas quando o caso tiver sido resolvido definitivamente, se for essa a decisão final do tribunal.

A Procuradoria entrou com o embargo com objetivo de dobrar a punição – de três para seis pontos perdidos na tabela de classificação. O impasse ocorreu pela mudança do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O novo CBJD, em seu artigo 214, prevê apenas a perda dos pontos do jogo em questão (três), enquanto o antigo punia o clube com a perda do dobro de pontos (seis).

Entenda o caso:

O Cruzeiro foi punido por maioria de votos pela Primeira Comissão Disciplinar do TJD/MG da denúncia de escalação irregular do atacante Wellington Paulista. De acordo com a Procuradoria do TJD/MG, o clube descumpriu o regulamento ao escalar o jogador, expulso na última partida da competição em 2009, na estreia do time no Campeonato Mineiro deste ano. O Cruzeiro afirma que a pena do jogador foi convertida em ação social pelo próprio TJD/MG.

Wellington Paulista foi expulso na última partida do time na edição passada do Mineiro, no empate por 1 a 1 com o rival Atlético/MG, na final da competição, e deveria cumprir a automática na primeira partida de 2010. Porém, o atacante entrou no decorrer do segundo tempo da goleada por 6 a 0 sobre o Uberlândia.

Nenhum comentário: