quarta-feira, 3 de junho de 2015

HORA E VEZ DE UMA NOVA FAXINA

POR: MARCÃO ANTI-GALO

Em todo o trabalho bom, se aproveita o que deu certo e muda-se pouco o que deu errado. Certo? Sim. Mas o Cruzeiro fez isso esse ano? Não. Muito pelo contrário. Em comum incompetência, diretoria, comissão técnica e jogadores fizeram um trabalho ruim, colheram o que plantaram e, ontem, a diretoria, ao meu ver, despejou toda a culpa da própria ruindade em cima de uma só pessoa.

Tudo bem que Marcelo tem sua parcela de culpa. Mas também não trabalhou com que queria, embora também não tenha conseguido êxito algum com o que tinha em mãos, que não considero um sublime time, mas longe de ser um plantel fadado ao rebaixamento. Diferentemente da posição que hoje ocupa na tabela, acredito que temos time para ficar bem acima, não pleiteando, obviamente uma vaga no G-4. Mas quem sabe com um esforço no segundo semestre, saídas e entradas de jogadores essa perspectiva mude?

E é baseado em uma faxina que acredito que nossa sorte possa virar. E falo em faxina mesmo! Da saída maior que entrada de jogadores. Aliás, chegando três ou quatro jogadores esse time pode melhorar, e muito. O problema são nossas peças de reposição, uns de péssimo nível. Cito seis: Fabiano, Seymour, Marquinhos, Willian Farías, Joel e Henrique Dourado. Não agregam em nada. E olha quanto de dinheiro é gasto com eles! Poderia por ainda nesse grupo Paulo André, mas que talvez fora de campo agregue algo; Leo, que lento, ainda assim é um jogador que bem trabalhado pode ajudar; Mena, jogador limitado tecnicamente, mas melhor que esse Fabrício que cismaram de trazer e mais experiente que o Pará, que ainda precisa mostrar ao que veio; Charles, que ninguém quis, nem mesmo o Cruzeiro, mas que parece querer dar a volta por cima; Riascos, que já saiu daqui e espero que jamais volte; Grolli, que ninguém sabe como joga, pois chegou e só treinou; Neílton, que foi pouco testado e pode mostrar algo a mais que esses bondes que têm jogado; De Arrascaeta, que para mim joga fora de posição e pode ainda ser útil; e Bruno Rodrigo, que falhou bisonhamente nos últimos jogos, mas bem trabalhado, pode render.

Ou seja, na conclusão que faço, precisamos de alguém que chegue e, inicialmente analise o grupo, veja que muitos aí precisam de uma chance e outros precisam ir embora. Simples assim. Uma boa faxina tem que ser feita.

E um adendo que faço é que foi justamente isso que Vanderlei Luxemburgo fez quando chegou aqui em 2002. Poucos se recordam, mas a primeira coisa que ele fez foi deixar um monte de gente treinando em separado, já preparando a equipe para o ano seguinte, sem se descuidar daquele ano. Tanto que por muito pouco a gente não se classificou entre os oito (naquele tempo não era campeonato por pontos corridos). Ficamos em nono. Mas o time de 2002 serviu de base para aquele fantástico time de 2003, que ficará para sempre na história do time e na memória do cruzeirense.

Não estou falando que Luxemburgo vai ser nossa salvação! Ok? Mas o momento é de uma profunda análise desse grupo, de trabalhar quem realmente é melhor e pode contribuir. Chega de jogador apadrinhado e esquema sem sentido! Chega de somente bolinha na área e "toma Damião"! O Cruzeiro sempre foi um time de toque de bola, time envolvente, criativo, de jogadores técnicos e de currículo. Bem trabalhado, vários "esquecidos" do time podem render. Mas o primeiro passo é fazer a tal faxina que proponho. Tirem as porcarias e vamos ver quem é que vai querer mostrar serviço a partir de agora.


36 comentários:

Marcelo cr disse...

6 para dispensar??? Tem uns 15 ou mais. E o GAGÁ safado?? Continua, ou a torcida continuará fazendo pressão para que saia?? Se for coerente, sim. E as lambanças continuam infindáveis, e a da vez claro, é trazer um ex- técnico que há 11 ANOS NÃO GANHA NADA, faz mil e uma exigência, deixa o clube em péssima situação financeira, é derrubado pelos jogadores, e ainda sai metendo pau no clube. QUE A TORCIDA EXIJA A SAÍDA DO TRAPALHÕES, OU QUE ESSE GAGÁ BABACA TENHA DIGNIDADE E PEÇA PARA SAIR.

Unknown disse...

Devem sair, na minha opiniao, Para, Mena, Grolli, Seymour, Charles, Joel, Henrique Dourado, Fabiano, Paulo Andre e Neilton. Emprestar Eurico, Bruno Edgar pra ganharem bagagem. E contratar três caras tops pra serem titulares. E um tecnico de verdade.

rwpgarcia disse...

Vamos respeitar o Dr. Gilvan que dedica sua vida ao Cruzeiro ele está tentando acertar.

Unknown disse...

Agora estão satisfeitos? Acham que Luxemburgo vai resolver alguma coisa? O site sai postando um monte de coisa pedindo a cabeça do treinador, quando ele é demitido eles postam: "DEMISSÃO DE MARCELO MOSTRA FRAGILIDADE DA DIRETORIA, QUE NÃO AGUENTOU PRESSÃO DA TORCIDA".
É cada piada que eu vejo.

Unknown disse...

Agora estão satisfeitos? Acham que Luxemburgo vai resolver alguma coisa? O site sai postando um monte de coisa pedindo a cabeça do treinador, quando ele é demitido eles postam: "DEMISSÃO DE MARCELO MOSTRA FRAGILIDADE DA DIRETORIA, QUE NÃO AGUENTOU PRESSÃO DA TORCIDA".
É cada piada que eu vejo.

Unknown disse...

Respeito à opinião de todos aqui, mas treinador vive de momentos.ancelloti foi mandado embora do real depois de uma champions e mundial,o tite foi campeão de tudo com o corinthians e depois foi mandado embora.esse elenco tá inchado e se emprestasse alguns jogadores, dava pra trazer uns três reforços de peso e dois bons jogadores. Buffarini pra lateral direita, Elias de volante, federico mancuello, w.montillo e balanta zagueiro do river! Se robinho viesse tbm, seria bom demais!

Unknown disse...

Desses que vc citou, só o neilton que merecia mais uma oportunidade, esse ano que ele esteve em campo, mostrou que está se dedicando.

Unknown disse...

Neílton é franzino demais, deveria tentar ser jóquei, e o arrasca também tem que tomar vitamina prá ver ser aguenta pelo menos cabecear, domingo ele teve duas chances de fazer gol de cabeça e a bola custou chegar nas mãos do goleiro.
Contratem ou não adiantará nada a troca de treineiro.

Unknown disse...

Mas vai ver quem o Real Madrid vai contratar para substitui-lo. Te garanto que não contratara um decadente e bandido.

Shisui disse...

Como disse bem antes ja era chegada a hora de Marcelo Oliveira sair do Cruzeiro pq msm que os diretores nao trouxeram todos os jogadores que ele pediu, M.O. tmb estava errado d+, escalava um time todo doido, cheio de jogadores fora de posição(e nao era um ou 2 fora de posição, eram varios), e teimava em jogar sempre no msm esquema tatico (msm sabendo que os jogadores mudaram e que ja nao daria certo) e outra apadrinhava varios perna de pal. Agora é a vez do Profexo, e acredito que ele vai da certo, e tem fazer uma faxina msm, e dos nomes que nossos colegas citaram acima, concordo com a saida e emprestimos de quase todos, exceto: Para(na minha opiniao ai tem muito a mostra, ate pq começou a ser usando so agora), Mena(Pelo menos para mim, nos últimos jogos começou a jogar bem ou pelo menos razoavelmente bem e com muita vontade, logico continua errado, so que pelo menos ta com muita vontade, coisa que muitos nao tem), Neilton(pouco jogou e acho que tem MUITO a mostrar, e pelo menos vontade vinha mostrando) e talvez o Grolli(pq ninguem vio ele jogando, como saber se é bom ou ruim).

Teka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiano disse...

Não aprovei a contratação do Luxemburgo, não ganha um título de expressão a 10 anos. Mas ele chegou e agora temos que apoiar. Minha barca seria: Seymour, Henrique Dourado, William Farias, Grolli (não joga mesmo) e Eurico (para pegar experiência). Contratava um volante de qualidade, um meia ou até dois, que saibam prender a bola e distribuir bem o jogo, um atacante de qualidade, que além de fazer gols, saiba criar oportunidades para os companheiros. Vejo o site massacrando o Marquinhos e alguns torcedores também. O Marquinhos não é o melhor jogador do cruzeiro e não será e nenhum momento, mas ele é muito importante para o elenco, é um jogador que entrando no segundo tempo, pode dar um gás novo, mudar a dinâmica da partida, e além disso é muito voluntarioso, joga para o time, não poderia em hipótese nenhum ser dispensado ou emprestado. Minha escalação imaginando reforços: Fabio, Mayke, Bruno Rodrigo, Manoel, Mena, Henrique, Marquinhos, Gabriel, Alisson, Arrascaeta, Damião. Isso jogando em casa, time ofensivo. Marquinhos de segundo volante. A merda do gaylo joga com um volante e os meias e atacantes ajudam a marcar, porque não podemos fazer isso? e outra se observar nossa linha de frente citada acima, tem muito mais qualidade do que a deles. Teriamos problemas defensivos, mas seria um sufoco no adversário.

Fabiano disse...

O Mayke e o Mena não apoiam mesmo. E uma outra mudança mas para agosto seria a volta do Dede no lugar do Manoel. Bruno e Dede na minha opinião formaram a melhor dupla do cruzeiro. Dede falhou em jogos importantes, ninguém esquece disso. Mas jogou muito em vários jogos do brasileiro, e também salvou o cruzeiro em alguns da libertadores. Comigo ele tem crédito.

Shisui disse...

Bem lembrado Fabiano Eustáquio, Marquinhos é outro que nao acho que deva sair, porem, tem que ser reserva e entra no segundo tempo para pegar o time adversário cansado e assim por fogo no jogo com sua velocidade.

cruzeirohexa disse...

O futebol é dinâmico.os títulos conquistados ontem ,não servem pra hoje.as vitórias em cima de times A ou B na semana passada ,não servem pra semana q vem.oq se passou serve pra história,o hoje é oq importa no futebol.e hoje o Marcelo vinha mostrando incompetência,quando o time era bom tudo ia muito bem,mas com um time limitado como o de hoje,vemos a capacidade do treinador ou no caso do Marcelo a incapacidade de se sair bem.o elenco do cruzeiro não é bom,mas também não justifica esse péssimo futebol apresentado.claramente mal treinado sem tática,sem entrosamento, sem jogadas ensaiadas,escalações duvidosas.desejo sorte ao Marcelo mas a verdade é q ele forçou a Barra pra sair.agora ele vai pegar uma recisão gorda,e tem mais, dou menos de 2 semas pra ele assumir o Palmeiras.esse sempre foi o plano.

RUTILHO disse...

Amigo, agora é outro técnico lidando com um elenco desconhecido. Você pensa que ele já tem lista de dispensa pronta? Não. Já comanda hoje o time contra seu ex. É como se ele estivesse entrando num campo minado, não conhece, nunca comandou ninguém ali. Mas é o Luxemburgo, experiente, muitos ano de estrada, com certeza passou a noite parcialmente em claro estudando esse grupo para escalar um time melhor. Que comece com o pé direito pois é isto que o nosso CRUZEIRO MERECE!

Max Silva disse...

Povo falanado ai que ancelloti perdeu e foi embora. Que comparação mais tosca, ancellot tinha todos jogadores que queria em mão, era só pedir e a diretoria contratava. Agora Marcelo Oliveira recebeu os jogadores que pediu?

Teka disse...

O Fabricio é pior que Mena e Pará, não sei porque tanta ilusão com esse Fabricio. Pessoas que talvez nunca o tenha o visto jogar antes. Não era nem pra ter vindo, porque de jogadores ruins já estamos cheio. Acompanho outros times do Brasil, além do cruzeiro (que é meu time do coração) e afirmo que o Mena e o Pará ainda podem render mais que o Fabricio, um jogador limitado e pior preguiçoso, lateral que não dá certo, com o comportamento indisciplinado.

Max Silva disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2015/06/emocionado-marcelo-agradece-torcida-do-cruzeiro-na-despedida-do-clube.html

Assistir a parte final da entrevista do Marcelo Oliveira.

Luciano Andrade disse...

Marcelo Oliveira poderia muito bem ter forcado a diretoria a contratar no comeco do ano! "Ou contratam X ou vou embora!" Pq nao fez isso? Amor ao emprego?!!!! Tal coisa nao eh digna!!! Luxemburgo exige pecas!!! Ate pq sabe que o clube tem dinheiro!

Quanto a faxina, isto eh coisa para o ano que vem!!! Primeiramente, eh preciso contratar! No final do ano limpamos. Senao perdemos o foco!!!

Anônimo disse...

Perfeito !!!

Anônimo disse...

Engraçado,ficam falando do Marcelo e do que ele produziu no Cruzeiro,só que não produziu mais tem que mudar.O Luxemburgo fez muito pelo Cruzeiro tambem e acredito nele,vamos ganhar hoje e do Galo tambem,na minha opinião é tecnico contra tecnico,o Levir vai passar apertado,boa sorte Luxemburgo,melhor voce do que contratar jogador com o mesmo tecnico,Robinho vem ai.

Unknown disse...

Quando Marcelo Oliveira foi anunciado como técnico do maior de Minas, não só eu mas boa parte, eu diria quase unânime que ninguém o queria, sobre meu comentário sobre ancelloti, não é comparação e sim momento, não adianta ter peças em mãos e escalar errado, ou esquema errado, Marcelo Oliveira foi omisso em alguns jogos do cruzeiro, quem é sócio torcedor aí?? Pois bem, o ingresso não está barato como antigamente, e por isso msm que a diretoria nesse ano fez cagadas, acho que a demissão do Marcelo não foi errada, portanto acho que qualquer cruzeirense querem verem nosso clube vencendo, e as vezes msm perdendo, que seja com dignidade e não na covardia!!!! Cruzeiro e river pra mim foi pior que a final da copa do Brasil, que perdemos para as lourdes
.

Unknown disse...

Concordo com você, que pena que somos a menoria, agora estão do lado do Marcelo, e nós igual uns bobos indo aos jogos para apoiar o time e o treinador sendo omisso e covarde!!!!

Unknown disse...

Perfeito. Apoio total ao luxa!! -Fechadocomocruzeiro!!!

Unknown disse...

A prova disso que vc citou foi Luiz Felipe Scolari que tomou de 7 e agora não lembram que ele foi campeão mundial!!!!

Unknown disse...

O que adiantou ter todos os jogadores e não terem esquema?? Aí que está o problema!! Esquema,padrão de jogo! E não fiz comparação, mas falei de momento.

Unknown disse...

E cá pra nós :pagar um preço absurdo para ver um time sem gana, covarde e omisso em uma decisão, é muita sacangem!!

cruzeirohexa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cruzeirohexa disse...

Ivanete,eu achei a comparação totalmente pertinente.cruzeiro e real Madrid não se comparam pelo seu poder aquisitivo,ÓBVIO. mas dentro do quadrado de cada um,o cruzeiro e tão gigantesco quanto o real.acho q o ponto da comparação e de q nenhum grande clube deve se prender às conquistas do passado,e sim pensar sempre no hoje,e no amanhã.e hoje o Marcelo realmente não era a melhor opção.talvez o Luxa também não seja,mas isso já é outra história..

Unknown disse...

pior nao eh o preco absurdo, pior eh morar fora do pais, pagar socio torcedor, e ver de longe o time jogar da maneira que jogou, desfazendo de seus melhores jogadores, alem de contratar pernas de pau como Seymour, Henrique Dourado, Joel, Grolli, Neilton, Charles, Fabricio, Willian Farias, etc etc etc, a maioria sem aval do tecnico. Com esse dinheiro dava para trazer dois ou tres jogadores de ponta para serem titulares.

Melhor dar chances a base invez de ficar insistindo com esses bondes.

Luciano Andrade disse...

Agora eh hora de indicar jogadores negada!!! Paulinho, Mancuello e Robinho sao os nomes que eu indico. Quanto ao meia... acreditem... com Paulinho e Mancuello ele eh desnecessario!

Espero muita vontade hoje e no sabado contra "as frangas deusas da Itatiaia"... mas nao espero resultados positivos... este time ainda fede a Marcelo Oliveira!

Max Silva disse...

Cruzeiro e gigante tão quanto o Real Madrid, a comparação foi em questões financeiras que não chega nem perto. Ancellot teve as peças que quis, Marcelo Oliveira não teve, chegou a ter momentos que teve até ter conflitos com a Diretoria por causa que não veio as contratações que ele quis, quem não se lembra. E acho muito incoerente torcedores falando que não se apegam a treinadores e sim a títulos, então porque estão pedindo luxemburgo? Pelos últimos resultados? Os que querem eles com certeza e por causa do ano de 2003.

Teka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teka disse...

Concordo, com volantes com boa qualidade de passe, que armam atrás e que finalizam bem de fora da área, um meia armador deixa de ser necessário.

Pb sousa disse...

O Gilvan e ser humano,erra e acerta como qualquer pessoa.merece respeito e montou o cruzeiro bi campeão brasileiro.