quarta-feira, 3 de junho de 2015

MARCELO OLIVEIRA: UM NOVO AIRTON MOREIRA

POR: PROFESSOR CELESTINO

Para quem é das antigas, como eu, lembra-se de um treinador pouco conhecido, um tal Airton Moreira, que treinava o Valério e acabou indo para o Cruzeiro. Por que? Por ser irmão de Zezé Moreira e Aimoré Moreira, dois que também foram treinadores do Cruzeiro. Essa era a única credencial do comandante, que chegou "à mineira" e formou um dos grandes times do Cruzeiro de todos os tempos ou, ao menos, a base daquele time formado de Raul e Hilton Oliveira.

Hoje, relembrei da história ouvindo Acir Antão na Itatiaia. Ele contou que na ocasião era repórter esportivo e perguntou ao Carmine Furletti e ao presidente Felício Brandi, porque demitir Airton Moreira, que tinha conseguido uma sequência gigantesca de vitórias e formado um time vencedor, que mais tarde venceria, por sinal, a Libertadores.

Em resposta, ouviu: "Ele já não é mais treinador. Virou paizão dos jogadores e perdeu o comando do time. Ninguém mais o respeita e quando não se é mais o treinador do time é hora de trocar".

Fiquei pensando nessa declaração. E não é que Marcelo é quase um Airton Moreira? Tirando a parte das seguidas vitórias, ele formou um time campeão em 2013 e 2014. Mas, ao que parece, virou paizão, assim como Airton. E aí o pessoal já não se mobilizava como antigamente e talvez tenha sido a hora de realmente trocar. Não vou opinar se era ou não necessário. Mas uma coisa é certa: em 2015 o time não encaixou. E a solução natural no futebol brasileiro é trocar o comando para tentar algo novo, antes de fazer afastamentos, demissões e trocas de jogadores.

Bom, que o substituto de Marcelo seja um grande vencedor. Toda sorte ao Luxemburgo. Agora temos que apoiar, sem julgar algo que sequer ainda aconteceu. Vejo muita gente chamando o treinador disso e daquilo, mas vamos dar tempo ao tempo. Esperamos seis meses para ver jogos bons do Cruzeiro. E esse ano a gente conta na mão o número de bons jogos. Talvez somente em uma, aliás. Hoje é o início, sábado a continuidade e vamos ver onde Luxa poderá nos levar. Primeiro vai ver quem tem no elenco, vai indicar esse ou aquele jogador e, aos poucos, buscar uma forma diferente do time jogar. Afinal, do jeito que está, "tá brabo".

16 comentários:

Max Silva disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2015/06/emocionado-marcelo-agradece-torcida-do-cruzeiro-na-despedida-do-clube.html

Assistir a parte final da entrevista do Marcelo Oliveira.

RUTILHO disse...

Emilio Brand não Felicio Brand. Vivi e vibrei muito naquele momento. Talvez esteja aí a explicação do porque de alguns jogadores constarem sempre nas escalações e também no banco. Marcelo tentou, tentou, quebrou a cabeça e viu sua cabeça rolar. Racionalizou pouco, muito coração com meia dúzia de jogadores ruins Joel, Dourado, Henrique,Mena, Marquinhos, Willian.

Cruzeiro Online disse...

Rutilho... http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidentes_do_Cruzeiro_Esporte_Clube

Cruzeiro Online disse...

Ivanete, aqui não haverá tempo para viúvas de MO. Ele não volta, ao menos por agora.Então... concentremos no Luxemburgo, torcendo para ter um bom desempenho aqui

Cruzeiro Online disse...

Rutilho.... Felicio Brandi 1961-1982

Unknown disse...

Concordo com o post!
O Marcelo é um dos grandes responsáveis pelo bicampeonato brasileiro, se não o maior, mas temos que nos convir que seus confrontos contra o atlético são desanimadores, e apesar do desmonte, ele não conseguiu pelo menos um time com um mínimo de competitividade, e que ainda teve um dos maiores fiascos da sua história a uma semana. Então, acredito que estava na hora de mudar algo, só não acredito que o Luxenburgo seja a peça para substituí-lo, muito pelo contrário, acho uma péssima aposta, até o Adilson Batista, que gosta do clube, creio ser muito melhor opção, mas agora nos resta torcer pra que tudo corra bem e que tenhamos um 2016 melhor!
Abraço!

Unknown disse...

Fico impressionado com alguns comentários aqui no blog, mas respeito todos!!quem compra ingresso sabe o quanto não é fácil ouvir as viúvas de Marcelo Oliveira!! Concordo com você cruzeiro online, infelizmente as pessoas acham que o maior de Minas tem que fazer caridade ao deixar Marcelo Oliveira afundar o time para a série b... Deus me livre!!!

Unknown disse...

Não só quando jogávamos clássicos,tbm nas decisões... Pelo menos mesmo pagando um preço salgado pelo ingresso, terei satisfação em ver meu time jogando com vontade!!!! Cruzeiro sempre!!!!

Unknown disse...

http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2015/06/dirigentes-convenceram-presidente-do-cruzeiro-demitir-oliveira-diz-rizek.html

Deem uma olhada!

Unknown disse...

É Prof. Celestino, pode ser, mas então tem muitos filhos deste paizão MO que tem que ir embora junto dele:
Grolli - Ninguem sabe como ele é, se tem bigode ou não....
Fabiano- Muito forte e pouco habilidoso, não dá....
Seymour- Sem futebol para ser analisado...
WFarias- Esforçado, maas o MO vai querer levá-lo para onde for....
Neílton- Fraquinho, poderia ser jóquei, o cavalo dele não iria cansar....
Charles- Esforçado também, mas só passado, não tem futuro....
P.André- Fraquissimo zagueiro, já encerrou carreira....
Fabiano- Manda ele de volta ao Inter.....
Dourado- Sem condições de jogar no Cruzeiro.....
Joel - Pior jogador de Camarões que eu já vi.....

Outros filhinhos devem ser adotados, para observação pelo WL
Marquinhos - Tem que melhorar os cruzamentos....
B.Rodrigo - Tá entregando o ouro todo jogo, mas pode recuperar a forma física e aí melhora
Henrique - Este ano não tá bem, mas pode voltar a jogar bem....
Arrascaeta - Se não melhorar, vai para o banco...
W.Bigode - Se não melhorar, vai para o banco...
Mayke - Tem que perguntar a ele se quer jogar no Cruzeiro.....
Manoel - Pode ser um bom reserva....

Pronto. taí minhas sugestões Prof. Celestino.

Marcelo cr disse...

POIS É, UM BANDO DE BOSTA, E SE PROCURAR ACHA MAIS, E A CULPA CAIU NO TÉCNICO

Unknown disse...

Damião consegui rescisão do contrato com o santos na justiça seria uma boa ele permanecer?

Anônimo disse...

Queria pedir desculpas e me retratar sobre os comentarios exaltados e cheio de ofensas que escrevi. Caramba, o Marcelo deu 2 titulos nacionais consecutivos ao Cruzeiro, creio que isso nao vai acontecer tao cedo com outro clube!! Mas nao dava pra suportar a inercia do time - e a sensação de que o proprio Marcelo estava desgastado e nao sabia como reagir, me exasperava mais ainda. Desejo toda sorte do mundo ao Marcelo, desde que nao vire treinador das Fran6as e desde que nao jogue contra o Cruzeiro. Marcelo está na historia do clube, assinou seu nome em nossas Paginas Heroicas Imortais. Sobre o destempero, futebol é isso aí: ceu e inferno que se alternam num ritmo louco. Amor e ódio, dependendo do placar do jogo. Aqui o Marcelo foi mais (muito mais!) Céu do que inferno, e muito mais amor do que ódio. Boa sorte, Marcelo! Sou eternamente agradecido!

Anônimo disse...

e boa sorte ao Luxa, tbm. Ja que o Marcelo vai embora com todos os agradecimentos, Luxa deve ser recebido como comandante daquele time imortal de 2003 - o melhor time Brasileiro nos ultimos 20 anos. Vida que segue!

Anônimo disse...

à moderação: se tiver sobrado algum comentario vergonhoso de minha parte, peço desculpas, pois nao sei se consegui excluir todos.

Unknown disse...

Lucas parabéns por reconhecer os seus erros e pedir desculpas ,, vamos torcer para que agora o cruzeiro engrena