terça-feira, 20 de junho de 2017

ATÉ QUANDO?



Até quando? É essa a pergunta que muitos cruzeirenses se fizeram depois do empate de ontem, por 3 a 3, contra o Grêmio, no Mineirão. O jogo foi bom, emocionante, cheio de lances perigosos e de uma trama ofensiva de ambas as equipes. Contudo, um alerta ficou ligado: a defesa do Cruzeiro.

Não é questão de crucificar "a" ou "b", mas a zaga do Cruzeiro, sem Dedé e Manoel, é uma verdadeira "mãe" aos adversários. Ontem, Diogo Barbosa fez uma partida tenebrosa, muito aquém do que já mostrou no clube. Sem dúvida, a pior partida dele com a camisa celeste. Se não foi bem ofensivamente, na parte defensiva colaborou com os dois primeiros gols, não marcando os jogadores do Grêmio. O terceiro gol, também de falha individual, pode ser colocado na conta do zagueiro Caicedo, que voltou a "marcar com os olhos" e não viu Ramiro chegar livre para marcar, após rebote de Fábio.

Aliás, sem fazer o "advogado do diabo", vi em algumas páginas do Cruzeiro no Facebook uma certa marcação da torcida ao goleiro. Ontem, não comprometeu, não sendo fator preponderante no empate. Ao contrário, fez ao menos três defesas difíceis. E sem compará-lo ao bom goleiro Rafael, de ontem pode ser eximido das culpas no gol. Já a zaga...

Sou adepto daquela máxima: se nossa zaga é ruim, temos que protegê-la. A torcida pode achar ruim jogar com três volantes, falando que assim o Cruzeiro chama o adversário para cima, dá campo ao rival de chegar mais, mas a gente precisa de uma proteção maior se nossa zaga é fraca. Romero, ontem, foi muito bem. Mas não seria tão ruim pedir que quando Leo e Caicedo estiverem em campo, que haja uma terceira força no meio, capaz de impedir os ataques do adversário de forma homem a homem. Não é questão se ser adepto de um sistema covarde, mas de saber que temos uma zaga limitada e que, por isso, precisamos de uma proteção maior, a fim de não sofrer tantos gols, como sofremos ontem.

Tática discutível
É certo que o Cruzeiro buscou o placar, lutou e quase venceu o jogo ontem. Se não fosse a trave no fim do jogo, Élber podia ter decretado a vitória para o Cruzeiro, que teria chegado à quinta posição. Mas uma coisa me chamou a atenção: se não temos um centroavante fixo, por que a insistência em levantar bola na área? Para Thiago Neves cabecear? Para Alisson, baixinho, tentar a bola aérea? Quando se joga com um "falso 9", o time tem que tabelar, fazer jogadas em profundidade, inversão de jogo, envolvendo o adversário. Cabe ao nosso treinador, competente, ajustar isso. Se a zaga não está bem, a tática ofensiva não é a mais adequada. Aliás, nenhum dos três gols marcados ontem veio de jogada aérea e apenas uma veio de cruzamento, rasteiro, concluído com êxito por Thiago Neves. 

Por: João Vitor Viana

25 comentários:

Cruzeiro Sempre disse...

Blogueiro, não sei se você concorda, mas acho que os espaços no meio podem ser fechados com o Hudson em campo. Basta deixar o Ariel Cabral para o segundo tempo. O Ariel é importante ofensivamente, na transição, mas defensivamente é muito lento, cansa rápido. Outro ponto é que com Robinho em campo ja temos o jogador para fazer essa transição. Não precisa do Ariel. O Ariel é presa fácil para os adversários no meio. Qualquer um o dribla. É útil como terceiro volante. Como segundo, só se o time estiver precisando do resultado pois vamos ter uma avenida no meio. Ontem Lucas Homero teve que se superar pra correr pra ele. O time com Hudson e Homero fica equilibrado afinal Hudson desarma tão bem quanto o Homero e, ainda, sabe chutar de fora da área, o que o Ariel não sabe. Ontem mesmo com o gol aberto, o Ariel não sabia o que fazer com a bola e acabou dando aquele peteleco na bola.

Max Silva disse...

Ariel é indispensável, não temos substituto pra ele. Léo não tem jeito, principalmente junto com caicedo que é outro zagueiro lento. Outro detalhe, já que os zagueiros não ganham bola de cabeça pelo menos temos que ter um goleiro que saia do gol dos cruzamentos pq se não vamos sofrer esse ano. E o Diogo barbosa tem que acordar, ele é um ótimo lateral mas toda hora deixa os atacantes legais pra fazer gol, a zaga sai e ele fica lá dando condições, quase todo jogo ele os atacantes em condições pelo menos duas vezes.

Observandotudo disse...

Com o RAFAEL toda s zaga sobe de produção Fábio é uma preocupação ambulante para todo sistema defensivo.
Na era Fábio qual o grande zagueiro que o CRUZEIRO revelou? Que foi vendido para a Europa? Vcs lembram de algum? Apenas o Wallace da base ainda. Acho que o último zagueiro a fazer sucesso no Cruzeiro foi Geraldão antes de Fábio.
O Leonardo Silva ótimo zagueiro saiu do CRUZEIRO queimado foi pro rival é titular há 05 anos porque lá tem GOLEIRO que sai do gol, bom pelo alto e pegador de pênaltis.
No Cruzeiro pode trazer os 02 zagueiros da Alemanha campeões do mundo que com essa múmia paralítica jogando sairão daqui queimados.
Os melhores goleiros do mundo jogam como auxiliares dos zagueiros, tipo um libero, ajudam na posse de bola, fazem a bola rodar, sempre no limite da grande area quando possível, são excelentes pelo alto e seguros, não dão rebote nos pés dos adversários como vimos ontem, o luva de quiabo fazer duas vezes, porque estava mal colocado.
Querem Fabio,? Quem que ele complete 1.000 jogos pelo Cruzeiro? Então vão aprendendo a torcer pela segunda divisão. Hoje o Cruzeiro já está tendo dificuldades em contratar jogadores de primeira linha vejamos que futuro nos aguarda.

Marcus disse...

Fábio é o melhor goleiro do Brasil e merece ser respeitado. Minha opinião.

Thiago disse...

Que jogão ontem!!!!!!!!!

Parabéns Cruzeiro, Parabéns Grêmio.

Notas do jogo: Eu não queria críticar, mas a tempo venho falando do Diogo Barbosa que perdeu sua qualidade ofensiva e a defensiva, acho que tá na hora pro Bryan ser testado ao menos pro Diogo Barbosa rever suas atuações.

Humberto disse...

Fábio virou bode expiatório.Perdemos copa do Brasil com Rafael fomos eliminados da sul americana com Rafael é perdemos mineiro com Rafael.A com falhas provocadas por deficiência de Rafael.

P. disse...

Observandotudo tem alguma implicação com o Fábio, nao tem lógica.

"Na era Fábio qual o grande zagueiro que o CRUZEIRO revelou?" O que o goleiro titular do Cruzeiro tem a ver com a base do mesmo????

Existe outro goleiro que está envolvido SIM com a base e se chama Raul Plasmann.

Respeita o Fábio, e o Rafael vai escrever muitas historias ainda.

ZEROOOO

Observandotudo disse...

Humberto do mesmo modo que vc defende o Fábio eu defendo o Rafael apenas opção de torcedor.
Não me lembro do RAFAEL ter falhado tanto quanto você fala. Lembro do Cruzeiro jogando pedra em santo se arrastando em campo nas competições que foi eliminado e não passando maior vexame por causa do RAFAEL.
P. Você não entendeu quis dizer que na era Fábio nenhum zagueiro se firmou no Cruzeiro, a ponto de ser vendido por uma grande soma ir para um time famoso no exterior. Citei o garoto da base como o único que me lembrei nem titular era ainda.
Zagueiros não se firmam no Cruzeiro na minha opinião pelo modo de jogar do Fábio.
Mesmo durante a campanha do. bicampeonato sempre critiquei o Fábio mas naquela época ele podia falhar a vontade tínhamos um ataque poderoso que fazia um monte de gols. Hoje qualquer gol faz falta.
Antes do Fábio sair do time por contusão grande parte da torcida já pedia Rafael e quando ele voltou continuamos pedindo Rafael que tem quase 30 anos, não é um garoto inexperiente. Está sempre em forma e acho que é mais um injustiçado no Cruzeiro, apenas isso.

Revétria disse...

Alysson,melhor em campo ontem...E agora,donos da verdade?

Unknown disse...

Algumas constatações:Henrique não faz a menor falta ao Cruzeiro,fato.Léo é isso aí mesmo:LL,ou seja,lento e limitado.Observem o Geromel do grêmio e entenderão.Lucas Silva:Passa longe de ser um grande jogador.Fábio:História não ganha jogos e nem conquista títulos,teve ótima fase,mas já passou,e nem assim aprendeu a sair do gol.Eu disse aqui antes do confronto contra o grêmio,que em 2013/14,sobrávamos como equipe,hoje são eles.Portanto,eu comemoro sim o ponto diante do melhor time do Brasil.Diogo Barbosa,começou bem,mas caiu acentuadamente.Alisson,que tanto critico,vêm atuando bem,participativo,lembrando aquele Alisson do começo de carreira,tomara que continue.Eu não implico com jogadores,analiso seus desempenhos.Mas quero,sobretudo,o melhor para o Cruzeiro,não importa quem jogue.Sassá encorpa o grupo,sendo mais uma opção.Mano:Já deveria ter enxergado que soltar mais o time,rende melhores resultados,e se não cometer a bobagem de voltar com Henrique,quem ganha com isso é o Cruzeiro,e muito.De resto,Thiago Neves,Robinho e Sóbis também estiveram focados,e isso contribuiu para que fizéssemos os gols,tão escassos.Repito,diante do muito bom time do grêmio,o empate deve sim ser comemorado.Veremos daqui em diante...

Unknown disse...

Romero,um gigante...

Observandotudo disse...

Revetria eu dou a mão a palmatória, eu critiquei o Alisson, não acreditei que pudesse de recuperar depois daquela série de contusões e as fases horríveis que ele passou. Achei que era carta fora do baralho.
Há alguns jogos atrás passei a reconhecer a subida de produção dele jogo a jogo.
Mas o torcedor é instável às vezes olhamos mais o momento e não o longo prazo.
Você sempre acreditou nele às vezes eu me perguntava o porquê. Tai a resposta. Você enxergou o potencial mesmo escondido por várias circunstancias desfavoráveis.
Vida longa ao Alisson com ele em forma o Cruzeiro se torna mais forte.
Abr observandotudo.

Geraldo Ribeiro disse...

DEDE E MANOEL GANHARAM O QUE?????NO CRUZEIRO????DEDE E MANOEL GANHARAM O QUE?????NO CRUZEIRO????
DEDE E MANOEL GANHARAM O QUE?????NO CRUZEIRO????DEDE E MANOEL GANHARAM O QUE?????NO CRUZEIRO????
DEDE E MANOEL GANHARAM O QUE?????NO CRUZEIRO????DEDE E MANOEL GANHARAM O QUE?????NO CRUZEIRO????
FABIO FALHOU DE NOVO, MAS ELE NAO PODE SER QUESTIONADO, FABIO SÓ DEU PREJUIZO AO CRUZEIRO ATÉ HOJE.

Geraldo Ribeiro disse...

ESQUECI, DEDE E MANOEL JOGANDO JUNTOS

Geraldo Ribeiro disse...

O CORITIBA NÃO QUER O RAFINHA, MAS SERVE PRO CRUZEIRÃO!!!!!!QUE IRONIA, SERA QUE TEM ALGUM FDP QUE PODE QUESTIONAR TN???

ALE PIREX disse...

Só corrigindo, vc falou falha do caicedo no 3º gol? Me desculpa mas se enganou, quem falhou como sempre foi o ameba do léo.....

Geraldo Ribeiro disse...

triste saber que mano nao tem compromisso com titulos.

RUTILHO disse...

Gostei de todos os comentarios.
Mas temos um grande problema.
Esse "tecnico" se e que assim pode ser chamado. Abila no banco e um crime. Esse FDP nao sabe jogar com um esquema ofensivo. Esquecam. Ficaremos no grupinho do salve-se quem puder sem ganhar nada este ano.

Cruzeirense Apaixonado disse...

Boa noite senhores, ontem o Cruzeiro jogou como Cruzeiro, claro, estou falando apenas da parte ofensiva, infelizmente vamos sofrer com o Léo até o fim do campeonato, assim como sofremos com o Bruno Rodrigo ano passado, o time é dos melhores do país, mas sem zaga ninguém aguenta, nossa diretoria fraquíssima poderia ter subido o nível do time se tivesse contratado um bom zagueiro que há tempos necessitamos.

O Fábio está sendo injustiçado, não falhou em nenhum gol, ao contrário, fez defesas milagrosas ontem e no jogo passado, volto a dizer o Léo é limitadíssimo, não há companheiro de zaga e goleiro que resista.

O Ábila é uma aberração, não sei como conseguiu ser profissional, não tem nada a ver com o estilo de jogo da nossa história, é uma enganação tem que vender logo, porque já já não conseguirá mais jogar no Brasil que tem um futebol muito técnico.

Henrique não vou nem comentar!

MÁRIO FILHO disse...

QUANDO EU DIGO QUE O EMBROMANO MENEZES NÃO ENTENDE DE FUTEBOL , MAIS SÓ DE TÁTICAS , ALGUNS DISCORDAM , PORÉM VOCÊ JOGAR COM ROMERO (NO MÁXIMO 2 VOLANTE) E ARIEL ( 4 HOMEM DE MEIO CAMPO) MESMO QUE O ZAGUEIRO SEJA O CRUCIFICADO DO LÉO , QUE É RUIM ,NÃO TEM TIME QUE AGUENTA A ZAGA FICA TOTALMENTE DESPROTEGIDA NÃO TEM NINGUÉM PARA DAR UM PRIMEIRO COMBATE , PARA DESEQUILIBRAR O ATACANTE , PARA TROMBAR COM ELE E FAZE-LO PERDER O CONTROLE DA BOLA , A ZAGA DO CRUZEIRO ESTA JOGANDO ASSIM , CADÊ O HUDSON PRIMEIRO VOLANTE , QUE JOGA EM FRENTE A ZAGA (LIMPADOR DE PARABRISA) QUE COBRE OS LATERAIS , NO CRUZEIRO NÃO TEM NADA DISSO É CADA UM PRA SI E DEUS PRA TODOS , É UMA VERGONHA O NOSSO TREINADOR , SIMPLESMENTE NÃO TEM NOÇÃO NENHUMA DE FUTEBOL . QUANTO AO RAFINHA QUE VENHO CRITICANDO HÁ MAIS DE 3 MESES , ERA TITULAR E JOGADOR DE CONFIANÇA DO TREINEIRO E AGORA NÃO SERVE MAIS FOI OFERECIDO AO CORITIBA QUE NÃO QUIS , É MOLE OU VOCÊS QUEREM MAIS !!

MÁRIO FILHO disse...

EQUIPE BEM EQUILIBRADA EM CAMPO , E QUALQUER JOGADOR DE UM TIME QUE TEM OS PROFISSIONAIS QUE TEM O CRUZEIRO JOGAM RELATIVAMENTE BEM , NÃO COMPROMETEM DA MANEIRA QUE VEM SENDO , O GRANDE PROBLEMA É O DESEQUILÍBRIO , NÃO TEM PRIMEIRO VOLANTE , ALÉM DO MAIS O ROBINHO E SÓBIS ESTÃO MUITO ACIMA DO PESO (BUNDUDOS) E VOLTANDO DE LESÕES , E QUE LOGO LOGO ESTARÃO NO DM DE NOVO , É MUITO PESO PARA OS MÚSCULOS AGUENTAREM , ROBINHO BOM JOGADOR PORÉM LENTO NA RECOMPOSIÇÃO , O TORCEDOR VAI ELOGIAR E MUITO O ATAQUE MAIS SE COLOCAR O LUIZ PEREIRA NA ZAGA (EX PALMEIRAS ) UM DOS MAIORES ZAGUEIROS QUE JOGOU NO FUTEBOL BRASILEIRO , DENTRO DE 3 OU 4 JOGOS VAI SER ESCULHAMBADO PELO TORCEDOR , O PROBLEMA NÃO É A ZAGA É O CARA QUE ESCALA .

Unknown disse...

Coloca três volantes, a torcida reclama, coloca dois reclama. O Abila tá em campo e perde gol feito contra o Corinthians reclama, tá no banco reclama. Dedé tá jogando reclama, tá machucado reclama. Assim não dá... Falamos defensiva mente, mas jogamos contra o melhor do Brasil e mereciam os ter ganhado. Falta Manoel, Dedé e Arrascaeta saírem do DM pra encorpado esse elenco. E vamos brigar lá no alto no G6.

Humberto disse...

Temos que respeitar Fábio é um grande goleiro tem história no Cruzeiro.Se fosse em São Paulo seria idolatrado.Pela torcida.Vide Marcão e Rogério Ceni.Estou vendo comentários em outras emissoras e todas vem elogiando atuações de Fabio.Contra Grêmio gols nasceram de uma bola cruzada no primeiro pau que é bola pra pra zaga corta e de duas defesas que pediam melhor posicionamento na zaga.Nao vejo tanta eficiência nas saídas de Rafael como vc.Fica muito no meio do caminho.Mas pode esperar sua hora.Quanto a injustiçado vejo muito programas fora de Minas pedindo Fábio na seleção.Temos que respeitar o que é nosso.Fabio falha como muitos grandes goleiros falham mas Rafael também teve suas falhas.Hoje precisamos de mais experiência no gol.Ta claro que o problema do Cruzeiro num é goleiro.Fomos eliminados de varias competições com Rafael.Problema do Cruzeiro é equilíbrio ataque defesa.Defesa falha muito mal posicionada e ataque não mantém posse de bola.Defesa deixa direto jogadores adversários mano a mano com goleiros e isso dificulta trabalho dos goleiros sendo ele Fábio ou Rafael.Nosso técnico se preocupa muito com juiz e esquece do time.Deixa artilheiro no banco em prol de um esquema que ele defende que que nunca lhe deu um título de espresso pois a copa do Brasil que ganhou tinha centroavante.Temos mais coisas a nós preocupar no cruzeiro do que com o nosso gol.Pois se Rafael tivesse aí teria mesmas diculdades de Fábio alias ele já passou por isso

Observandotudo disse...

.Revetria eu dou a mão a palmatória, eu critiquei o Alisson, não acreditei que pudesse de recuperar depois daquela série de contusões e as fases horríveis que ele passou. Achei que era carta fora do baralho.
Há alguns jogos atrás passei a reconhecer a subida de produção dele jogo a jogo.
Mas o torcedor é instável às vezes olhamos mais o momento e não o longo prazo.
Você sempre acreditou nele às vezes eu me perguntava o porquê. Tai a resposta. Você enxergou o potencial mesmo escondido por várias circunstancias desfavoráveis.
Vida longa ao Alisson com ele em forma o Cruzeiro se torna mais forte.
Abr observandotudo.

Cruzeirense Apaixonado disse...

Concordo, se Manuel, Dedé e Arrascaeta voltarem, e claro, Henrique não voltar nem como reserva imediato e as contusões derem um tempo, vamos brigar no tôpo.