sábado, 17 de abril de 2010

Empate tira três favoritos do caminho do Cruzeiro

Por: Marcelo Bechler Machado

Com o empate conquistado nesta quinta-feira no Chile, o Cruzeiro tem uma certeza para as oitavas-de-final da Libertadores: jogará a primeira partida em Belo Horizonte, evitando viajar para o exterior na semana das finais do campeonato mineiro.

O saldo de gols pode definir a classificação geral de possíveis primeiros colocados com 13 pontos como São Paulo, Estudiantes e o já confirmado Vélez. O mesmo acontece com os que podem chegar aos 12, casos de Internacional, Nacional (URU) e o Libertad que já jogou seis vezes. O Corinthians poderá garantir o primeiro lugar geral com uma vitória em casa e a Universidad do Chile será o segundo melhor líder caso vença na última rodada ou o pior primeiro colocado, caso perca.

Com 11 pontos, o Cruzeiro será melhor segundo colocado do que quem passar nos grupos 1, 2, 4, 5 e 8. No grupo 6 é ainda improvável que o vice-líder termine à frente dos mineiros
Enfrentando um dos piores primeiros nas oitavas-de-final, a Raposa terá pela frente um dos possíveis líderes com 12 pontos – Inter, Nacional, Libertad e até Universidad do Chile. Como qualquer gol na última semana pode mudar esse cenário, se há algo que se pode afirmar hoje é que a equipe de Adilson Batista não irá cruzar com Corinthians, Estudiantes ou São Paulo logo de cara nas oitavas-de-final.

Confira a situação dos grupos:

Grupo 1 – O Corinthians será primeiro, vencendo na última rodada (joga em casa contra o Indepiendente de Medellín) fica com a primeira colocação geral e não enfrenta a Raposa. O segundo chega, no máximo, a 10 pontos, pior que o Cruzeiro.

Grupo 2 – Once Caldas tem 11 pontos e São Paulo 10. Na última rodada, se enfrentam no Morumbi para definir quem será o primeiro.Como é confronto direto, um dos dois ficará com, no máximo, 11 pontos e pior que o Cruzeiro nos critérios de desempate – não ser com um empate por pelo menos 5 a 5.

Grupo 3 – Alianza Lima tem 12 pontos e o Estudiantes 10. Semana que vem, em La Plata, decidem quem será o líder da chave.Vitória do Estudiantes faz o Cruzeiro perder a posição de melhor segundo lugar para o Alianza.

Grupo 4 – Já definido. Libertad foi o primeiro com 12 pontos. Cruzeiro melhor que o Universitário, segundo com 10 pontos.

Grupo 5 – Deportivo Quito tem 10 pontos e o Internacional 9. Fazem confronto direto no Beira-Rio. O Colorado pode sair da Libertadores até mesmo com um empate.Como será confronto direto, o segundo terá no máximo 10 pontos, portanto pior que o time mineiro.

Grupo 6 – Nacional (URU) tem 9 pontos e Banfield 8. Os dois decidem em casa contra adversários já eliminados. Goleada do Banfield por quatro gols de diferença (e vitória do Nacional) tira mais uma posição do Cruzeiro.

Grupo 7 – Vélez, líder com 13. Cruzeiro, vice com 11.

Grupo 8 – Universidad do Chile com 11 pontos já é a primeira colocada. Se vencer o clássico chileno contra a Universidad Católica, chega a 14 e pode ser segundo melhor primeiro.O segundo terá no máximo 10 pontos, pior que a Raposa.

Marcelo Machado escreve em seu blog, www.blogdemarcelomachado.blogspot.com

Nenhum comentário: