O clima em Uberlândia é tenso. Isso porque medidas restritivas têm sido tomadas na cidade a fim de conter o avanço do Covid-19. E justamente para conter a alta da pandemia local que os habitantes terão que cumprir o "toque de recolher", além de lei seca a partir dessa terça-feira (23). Um hospital de campanha acaba de ser aberto na cidade, que ficará fechada, segundo o prefeito Odelmo Leão, de 20h às 5h, sendo permitido apenas o funcionamento de hospitais e farmácias durante o período de recolhimento. O transporte público também não vai funcionar nesse horário. Por isso, as atividades econômicas e comerciais devem ser encerradas a tempo dos trabalhadores conseguirem pegar o transporte coletivo para voltarem para casa. Inicialmente, a restrição vale por sete dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período, quantas vezes for necessário.
O problema disso tudo é que nesse cenário que o Cruzeiro enfrenta o Uberlândia. Tudo bem que há todas as medidas de profilaxia. Contudo, a cidade, hoje, não é segura para abrigar eventos coletivos, mesmo que sem torcida. A Federação Mineira de Futebol se manifestou sobre a manutenção da partida, que não cogitou ser adiada, mas mudar de cidade. O jogo iria para de Uberaba. Informações de momento dão conta que se as condições da pandemia piorarem, Uberaba está de sobreaviso.
Palavra do prefeito
“Amanhã (23), a partir das 20h até às 5h da manhã a cidade está fechada. Somente atendimento como farmácias será permitido, pois não podemos obstruir uma pessoa de buscar um medicamento. É momento de termos responsabilidade. Estamos desde a semana passada com medidas restritivas, fechando às 06h da tarde, não abrindo sábado e domingo. A cidade praticamente parou. Eu estou tentando equilibrar saúde e economia. Essa medida que será decretada hoje é mais um endurecimento. Espero que as pessoas nos ajudem, porque se for necessário, eu tomarei mais medidas em defesa da vida”, afirmou Odelmo.
Condições na cidade
Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde Uberlândia nesta segunda-feira, a cidade tem 65.757 casos confirmados de Covid-19, 985 óbitos e uma taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus de 99%.
Por: João Vitor Viana