segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Rumo ao topo

Por Marcello Zalivi

O Cruzeiro lutou bastante para assegurar mais uma vitória na returno do Brasileirão pela 21º rodada. A vítima da vez foi o Avaí na ressacada, por 2 X 1.

O Cruzeiro confirma sua ascensão no campeonato nacional com mais um grande triunfo fora de casa. O Avaí, sexto colocado na competição passada tentou o empate no final do jogo, mas o Cruzeiro com um jogador a menos segurou o placar, somou mais 3 pontos na tabela e manteve-se em quarto, apenas 4 pontos da liderança.

A partida foi bastante truncada no primeiro tempo, as duas equipes tinham dificuldades em conseguir armar jogadas ofensivas. O Avaí se perdia na marcação celeste, e aos poucos o Cruzeiro foi ditando o ritmo de jogo, chegou a ter 66% de posse de bola e criou as melhores e raras oportunidades do primeiro tempo. Liderados pelo pulmão Fabrício, o time começou a pressionar mais e em um lance de abafa dentro da área aos 23 minutos, F05 sofreu pênalti convertido com precisão pelo meia Roger. Depois do gol, a Raposa comandou o jogo até o fim da primeira etapa.
No segundo tempo alguns jogadores que estavam sumidos começaram a aparecer mais para o jogo. Roger dava mais opção para o meio, e Thiago Ribeiro dava o seu show particular, se deslocando pelos flancos e sendo uma alternativa para os contra ataques celestes. Porem, a péssima arbitragem de André Luiz Castro (que esteve perdido na maioria dos lances, invertendo faltas, amarelando todo o time azul e segurando demais o jogo) acabou por prejudicar ainda mais o Cruzeiro. Expulsando Marquinhos Paraná com uma falta normal de jogo, iguais as cometidas pelo time catarinense. Utilizando da falta de critério, o soprador de apito mandou o volante cruzeirense mais cedo para o chuveiro e foi preciso uma verdadeira manobra tática de Cuca para reorganizar o time. Ele tirou o apagado Farias, optou pela entrada do voluntarioso Pablo, deixando Ribeiro isolado na frente. E a alteração deu certa, em contra golpe rápido, Fabrício viu bem Thiago que arrancou aos 26 minutos para marcar o segundo da Raposa.

O Avaí partiu para o Tudo ou nada e acabou achando um gol aos 34 da etapa final, mas não teve força nem futebol para conseguir empatar o jogo. Com mais esta vitória o time mostrou força do elenco. Esta força tem que estar novamente em campo diante do Guarani na arena do Jacaré na próxima quarta feira. O Cruzeiro não contará com Diego Renan, Jonathan, Paraná e Roger, em contra partida, devem retornar Everton, Montillo e Wellington Paulista, e é claro torcer pelo efeito suspensivo vigorar até o jogo contra o Bugre campineiro para contarmos com o imprescindível Thiago Ribeiro.

Rumo ao topo da tabela.





NOTAS DA PARTIDA

FÁBIO: Seguro como sempre, fechou o gol quando foi exigido. – 7
JONATHAN: Se foi o destaque positivo no jogo passado, neste foi mais uma vez uma decepção. Errou tudo que tentou. -3
LEO: vai se firmando cada vez mais na defesa. Titular absoluto do paredão celeste. – 6
EDCARLOS: Se entendeu bem com o companheiro de zaga, atuações no mesmo nível. – 6
DIEGO RENAN: vem se esforçando e subindo de produção, falta mais ímpeto no apoio. – 5
MARQUINHOS PARANÁ: Boa marcação e posicionamento. Foi expulso por rigor do arbitro. – 5
HENRIQUE: Marcou bem, mas errou quase todos os passes. Esteve abaixo do seu normal. – 5
FABRICIO: Atacou e defendeu como eficiência. Sofreu o pênalti e iniciou a jogada do segundo gol. O pulmão do time. – 8
ROGER: Primeiro tempo muito apagado, só apareceu para marcar o gol de pênalti de forma magistral. No segundo tempo, enquanto teve fôlego, apareceu mais para o jogo. – 6
(PABLO): Muita disposição, ajudou a dar novo fôlego ao meio campo. - 5
THIAGO RIBEIRO: Sumido no primeiro tempo e fundamental no segundo. Assim tem sido nos últimos jogos. – 7
(WALLYSON): Entrou, mas pouco pode acrescentar pelo momento. – 4
FARÍAS: Ainda bem fora do ritmo ideal, foi prejudicado pela falta de armações de jogadas. – 4
(FABINHO): Entrou e encorpou o sistema defensivo no momento critico do jogo. – 5
CUCA: Mostrou novamente ter o time na mão. Boas modificações. - 6

FIGURINHA DA 21º RODADA



FICHA DO JOGO

Avaí 1 x 2 Cruzeiro

Avaí: Renan, Patric, Rafael, Émerson e Eltinho (Laércio); Marcinho Guerreiro, Rudnei (Leandro Bonfim), Davi (Jéferson) e Caio; Sávio e Rafael Costa

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Edcarlos, Léo e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Roger (Pablo); Thiago Ribeiro (Wallyson) e Farias (Fabinho)
Técnico: Antônio Lopes Técnico: Cuca

Gols: Roger, aos 24 do primeiro tempo; Thiago Ribeiro, aos 26, e Laércio, aos 34 do segundo tempo

Cartões amarelos: Patric, Leandro Bonfim, Marcinho Guerreiro (AVA); Diego Renan, Marquinhos Paraná, Jonathan, Farias, Roger, Fábio (CRU). Cartão vermelho: Marquinhos Paraná (CRU)
Estádio: Ressacada, em Florianópolis (SC).
Data: 12/09/2010.
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO). Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO).

Nenhum comentário: