terça-feira, 26 de outubro de 2010

Erros do passado de volta? - Entrevista Lancenet

Fonte: Lancenet.com.br

A derrota para o Atlético-MG no último domingo foi a segunda consecutiva do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de 2010. A série negativa aconteceu pela primeira vez neste ano, e foi justamente na reta final da competição nacional. O time de Cuca já havia sido derrotado pelo Grêmio, no Estádio Olímpico.

Na vice-liderança e com os mesmos 54 pontos do Fluminense, primeiro colocado, a Raposa segue na briga pelo título, mas não poderá repetir os erros dos três últimos torneios se quiser mesmo levantar o caneco em dezembro.

O LANCENET! fez o levantamento dos resultados obtidos pelo time a partir da 30a-rodada, desde 2007. Foi naquele ano que o Cruzeiro voltou a disputar o título desde a conquista de 2003, com Luxemburgo.

Nessas três edições, a classificação para a Libertadores se concretizou no resultado máximo atingido pelos cruzeirenses, após serem superados por outros concorrentes na disputa pela liderança.

O pior desempenho aconteceu em 2007, quando o time venceu apenas dois dos nove jogos finais. Nos anos seguintes, o proveitamento superou os 50%. Porém, alguns tropeços cruciais custaram o objetivo maior, que era o título. Há dois anos, por exemplo, a Raposa sofreu duas goleadas, para Goiás e Náutico, nas rodadas finais.

Em 2009, por sua vez, o Cruzeiro vencia o Fluminense por 2 a 0, no Mineirão, pela 33a- rodada, mas permitiu a virada do Tricolor carioca, com direito a dois gols de Fred, excruzeirense e astro do Flu.

Para superar a sequência negativa - duas partidas com derrota - e retomar o rumo na competição, os cruzeirenses miram o próprio resultado do jogo contra o Galo. A respeito da perda no clássico, a reação iniciada no segundo tempo, que quase resultou no empate, é o exemplo a ser seguido daqui para a frente pelos jogadores celestes.

- Ao perder um clássico de 4 a 1, é difícil reunir forças para correr atrás. E a equipe não desanimou. Fizemos o 4 a 2 e o 4 a 3, poderíamos ter empatado no fim. Seria um empate heroico. Não conseguimos e perdemos, mas vamos tirar proveito das coisas ruins, para que elas não se repitam - comentou o atacante Thiago Ribeiro, que marcou dois gols na partida.

Confira um bate-bola com Thiago Ribeiro:

LANCENET: As duas derrotas seguidas para Grêmio e Atlético-MG podem atingir o emocional do grupo?
Thiago Ribeiro: Conseguimos cinco vitórias seguidas no Brasileirão, não são essas duas derrotas consecutivas que vão nos abalar. O que temos
de fazer é tirar lições das coisas ruins e levar o que foi feito de bom, porque temos outro jogo fora de casa em que vamos ter de buscar o resultado. Precisamos de qualquer maneira da vitória para seguir na briga.

L!: O será preciso fazer para retomar a sequência vitoriosa que o Cruzeiro vinha tendo até aqui?
Thiago Ribeiro: Há algumas rodadas, estávamos 12 pontos atrás do Fluminense. Agora que estamos empatados, não podemos desanimar de maneira alguma. Não vai ser essa derrota no clássico que desestabilizar á nossa equipe. Restam sete jogos. Atuaremos com toda a raça
e determinação para tentar terminar com esse título.

Nenhum comentário: