O
Cruzeiro vai vestir Penalty a partir de janeiro de 2015, numa parceria
de três anos que já está acertada há alguns meses, e vai modernizar seu
contrato de fornecimento de materiais esportivos. Muitos itens foram
alterados para que o clube mineiro consiga mais receita e também para
evitar falhas cometidas pela Vulcabras/Azaleia, dona da marca Olympikus,
nas últimas três temporadas.
Royalties pagos pela fornecedora ao clube passam a
ser variáveis. Com a Olympikus, eles eram sempre os mesmos. Com a
Penalty, passam a remunerar melhor o Cruzeiro à medida que mais
uniformes são vendidos nas lojas para a torcida. Já funciona assim com
clubes que assinaram contratos recentemente.
O Cruzeiro também vai padronizar uniformes usados
em escolinhas de futebol. Essas franquias terão de comprar materiais
esportivos da Penalty para vestir os garotos. Hoje há 80 escolinhas,
cada uma com cerca de 100 alunos em cada, e o cálculo da diretoria
cruzeirense é que cerca de 50 mil uniformes sejam comprados por elas no
decorrer do ano. Isso significa que a Penalty já começa 2014 com um
volume de vendas garantido, e o Cruzeiro, com royalties sobre ele.
A diretoria do Cruzeiro ficará em cima da Penalty
para que erros cometidos pela Olympikus não se repitam nesses três anos
de parceria. Houve camisas da antiga parceira que chegaram às lojas sem
escudo, por exemplo. Houve falha no abastecimento aos pontos de venda, e
houve pouco resultado na tentativa de vender materiais esportivos do
time no exterior.
O contrato entre Cruzeiro e Penalty tem, além do
patrocínio fixo e dos royalties variáveis, uma verba pré-determinada
para marketing, que a diretoria de marketing cruzeirense pode usar para
quaisquer fins que desejar, e uma verba de ativação, a ser investida em
ações que promovam especificamente os materiais esportivos. Deste valor
sairão investimentos em mídia. Assim como marcas anunciam na TV quando
têm lançamentos ou promoções, o time quer fazer o mesmo entre 2015 e
2017.
Oficialmente, o clube diz apenas que está entre
duas propostas, da Penalty e da Olympikus. A diretoria precisa sustentar
esta versão até o momento do anúncio, pois, se confirmasse a troca,
faria encalhar as peças desta temporada produzidas pela atual parceira
que ainda estão nas lojas.
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