segunda-feira, 8 de março de 2010

Nada de quina

Fonte: Superesportes

O Tupi confirmou a sua força jogando em Juiz de Fora neste Campeonato Mineiro e manteve a campanha com 100% de aproveitamento no Estádio Radialista Mário Helênio ao derrotar líder Cruzeiro por 3 a 2, de virada, neste domingo, pela 8ª rodada.

Depois de um empate por 1 a 1 no primeiro tempo, com gols de Anderson Lessa (C) e Ademílson (T), o Tupi surpreendeu o Cruzeiro na etapa final com gols de Fabrício Soares, logo aos dois minutos, e Gedeon. Pedro Ken descontou nos acréscimos. A vitória confirma o Tupi em quarto no Estadual, com 15 pontos. Já o Cruzeiro se mantém na ponta, com 18.

O Cruzeiro colheu sua primeira derrota no interior, após vencer Caldense e Ituiutaba. O time da capital vinha de cinco vitórias.

No próximo domingo, o Cruzeiro fará o clássico com o América, no Mineirão. Por sua vez, o Tupi visitará o América-TO, em Teófilo Otoni.

Os momentos de maior emoção no primeiro tempo ficaram reservados para os minutos finais, quando o Cruzeiro abriu o placar, com Anderson Lessa, e o Tupi empatou, com um golaço de Ademílson. De resto, as equipes fizeram uma partida monótona, com cinco finalizações para cada lado, e muita marcação no meio.

O Tupi foi melhor nos dez minutos iniciais, período em que tomou a iniciativa, tentou acelerar o ritmo do jogo e concluiu três vezes. A melhor oportunidade ocorreu aos cinco, quando Ademílson penetrou na área, bateu à queima-roupa e Fábio abafou com eficiência.

Dos dez minutos em diante, o Cruzeiro equilibrou as ações, criou suas primeiras chances na área e deu trabalho ao goleiro Jéferson principalmente em chutes de fora da área, o melhor deles de Roger. A dupla de ataque do Cruzeiro mostrava pouco entendimento.

O primeiro tempo caminhava para um desfecho frustrante, até que Anderson Lessa recebeu passe longo de Gilberto, girou diante de dois adversários na entrada da área e disparou um forte chute de perna canhota no canto esquerdo do goleiro Jéferson: 1 a 0.

Anderson Lessa ainda colocou Eliandro na cara do gol aos 43, mas o companheiro de ataque concluiu mascado, sobre o defensor, e perdeu grande chance de ampliar.

O empate do Tupi saiu aos 45 minutos. O artilheiro Ademílson arriscou chute de longe, do bico esquerdo da área, e acertou o ângulo esquerdo de Fábio. O goleiro cruzeirense confiou no “golpe de vista”, acreditando que a bola sairia, e sequer saltou: 1 a 1.

Emoção de lado a lado

O Cruzeiro voltou a campo com Bernardo e Marquinhos Paraná nos lugares de Anderson Lessa e Roger, respectivamente. Segundo o volante, a intenção era povoar mais o meio-campo, setor em que o Tupi levou vantagem em alguns momentos na etapa inicial.

O Tupi voltou inalterado e conseguiu a virada logo aos dois minutos. Depois de cobrança de falta de Gedeon, pela direita, o goleiro Fábio rebateu chute de Henrique na área. Na sobra, o zagueiro Fabrício Soares ficou livre para tocar no canto e colocar 2 a 1 no placar.

Em desvantagem, o Cruzeiro passou a agredir mais o Tupi. A primeira oportunidade foi de Eliandro, aos nove. Ele partiu rumo ao gol em velocidade e, no momento da conclusão, foi travado por Michel. Aos 10, Marquinhos Paraná chutou sem direção. Já aos 16, Jéferson se antecipou a Fabinho no cruzamento de Jonathan.

O crescimento do Cruzeiro fez com que Condé renovasse a força de marcação no meio-campo do Tupi: Darlan substituiu Felipe Santos.

A pressão celeste continuou e ficou mais forte a partir dos 20. A última cartada de Adílson Batista para tentar ao menos o empate foi a entrada de Thiago Ribeiro no lugar do volante Fabinho, aos 25. Imediatamente, Condé trocou o atacante Róbson pelo zagueiro Paulo Roberto.

O Tupi chegou a marcar o terceiro gol, após cobrança de falta da direita, mas o auxiliar o anulou alegando impedimento. Após toque de cabeça de Ademílson, Adalberto ficou em posição ilegal. A bola entrou no canto direito de Fábio, que falhou no lance.

Em seguida, o atacante Yan substituiu o lateral-esquerdo Michel.

No entanto, aos 35, o meio-campista Gedeon aumentou a vantagem do Tupi em Juiz de Fora. Ele recebeu passe longo de Yan no meio da zaga, penetrou e tocou no canto esquerdo de Fábio: Tupi 3 a 1.

O volante Leo Salino foi expulso por Alício Pena Júnior ao cometer falta dura sobre Camilo. O jogador do Tupi já havia tinha um cartão amarelo.

O Cruzeiro voltou a pressionar e Bernardo quase fez de cabeça, aos 40. Sob forte chuva, Pedro Ken diminuiu aos 46 minutos, em chute da entrada da área. A bola entrou no canto esquerdo de Jéferson: 3 a 2.

Já aos 48, Jonathan cruzou com perfeição da direita e Bernardo cabeceou sozinho na pequena área. A bola saiu à direita da meta, para alívio do Tupi, que chegou à sua quarta vitória em casa. (UAI)

Opinião do BLOG
Foi um jogo que não valeu muita coisa. Tudo bem que o Cruzeiro podia e teve a vitória em suas mãos. Mas acabou vazando. De 21 voltou aos 18 pontos. Mas o que mais importa é a Libertadores. Tudo bem que o time não jogou lá essas coisas. O gol sofrido no final do primeiro tempo foi fundamental para a derrocada. Mas é o Campeonato Mineiro. Perdemos, é verdade. Mas sabe quando alguém diz... perdemos quando pudemos perder? É bem por aí. Não foi um grande jogo, longe disso. Mas uma fatalidade no campeonato. Ainda somos líderes e o que importa é o jogo de quinta-feira. Esse sim é jogo para não tropeçar.

Nenhum comentário: