terça-feira, 9 de março de 2010

Vacilou, é gol contra!

Por: João Vitor Viana

Gente, isso não é brincadeira! Aconteceu e muita gente comentou hoje em Belo Horizonte. Todos os dias, em horários variados, o jornal Estado de Minas mostra suas principais matérias na televisão, a fim de que o consumidor vá às bancas no dia seguinte, se interesse e compre um exemplar.

Porém, ontem, por volta das 23h, saiu a seguinte manchete: "Jogo entre Atlético e Tocantins é confirmado para quarta-feira". Gente, é sério. Saiu isso. Para quem é leigo, isso passou despercebido. Porém, quem conhece o mínimo de futebol viu o erro horrível que aconteceu. Não é Tocantins, mas sim o América-TO, de Teófilo Otoni, um time que está com seis pontos no Campeonato Mineiro.

Aí vem a pergunta: de quem é a culpa? Quem foi que escreveu e deu ao locutor a incumbência de ele falar tal asneira? Isso acaba indo contra o jornal, um veículo com mais de 80 anos e que preza pela boa reportagem e é credenciado por isso. O jornal Estado de Minas, por sinal, não é a toa, é o mais vendido no Estado, um dos pilares do Grupo Associados e um dos canais mais importantes entre os fatos e a população. Esse jornal, aliás, tem uma história muito bonita, desde sua fundação. Quando por lá estive, em duas oportunidades, vivenciei de perto a cobrança e os bons profissionais que lá tem. Mas, em um deslize, tudo isso acaba para o consumidor. Jornalismo dá poucas chances ou nenhuma de errar.

Realmente fiquei estarrecido, embasbacado com o que aconteceu. Parece que foi uma piada de mal gosto. Mas isso acaba indo contra o jornal. Parece que o veículo não sabe do que está falando, o que é uma falácia. O jornal Estado de Minas é, e será por muito tempo, um grande jornal, de ótimos profissionais. Mas vacilou. E é gol contra.

Tomara que isso tenha sido apenas um deslize. Um deslize grave, é certo. Mas que não se repita. Um jornal de tamanha grandeza e de tamanha história não pode cometer erros de tamanha proporção. Conhecer os times de Minas Gerais, para o consumidor ligado ao esporte, é o mínimo que deve acontecer. E a coluna dessa semana não poderia ter um outro foco que não este. Como um fã do jornal e dos funcionários que nele trabalham, é uma crítica constrtutiva que faço, para que isso não deteriore a bela imagem desse grande jornal dos mineiros. E que essa "pisada na bola" seja apenas uma, que será esquecida em breve. Pois um jornal como é o Estado de Minas deve ser lembrado por coisas boas, por furos, por coberturas de alto valor, não por falhas ou quaisquer deslizes. Estado de Minas, vacilou, é gol contra!

Nenhum comentário: