quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Reabilitação?

Por Marcello Zalivi

O Cruzeiro jogou com aplicação e inteligência ontem no Parque do Sabiá e se reabilitou no campeonato brasileiro vencendo por 1 X 0 o vice líder Corinthians.

O time da Toca da raposa teve dificuldades para somar três pontos na 16º rodada do Brasileirão. Jogando diante de um estádio lotado e dividido, o Cruzeiro tomou logo a iniciativa e aos 4 minutos abriu o placar com o argentino Montillo, batendo cruzado e rasteiro, superando a meta do goleiro Júlio César.

Logo após o gol, aos 6 Minutos, Everton colocou a mão na bola e o Corinthians teve um pênalti ao seu favor. Bruno César artilheiro do campeonato bateu mal e consagrou mais uma vez o goleiro Fábio que pegou sua 4º cobrança de pênaltis em 5 em 2010. Simplesmente o melhor do Brasil.

O primeiro tempo praticamente se resume a esses lances e a uma bola na trave da meta celeste já no final da etapa inicial. O Corinthians teve domínio territorial, mas não conseguia vencer a defesa cruzeirense que jogou de forma sólida. Já o Cruzeiro apostava nos contra ataques e chegou a criar mais oportunidades de gol, mas pecava na falta de movimentação e qualidade de Robert.

No segundo tempo o Corinthians aumentou seu domínio territorial, a linha de volantes paulista jogava quase que na intermediária celeste, mas não tinha êxito na criação de jogadas. Bruno Cesar estava apagado, Henrique anulou Elias completamente, e Jucilei passou a ser a única opção corintiana para ligar o time ao ataque. O resultado disso foi que Fábio praticamente assistiu o segundo tempo sem trabalhar. O Corinthians assustou apenas aos 36 minutos quando Gil fez corte providencial em lance de William Morais, mas o Cruzeiro respondeu logo aos 38, em uma jogada rápida de contra-atraque Wallyson quase fez o segundo.

A vitória valeu não só os 3 pontos, o time agora tem a moral elevada por vencer um concorrente direto na disputa pelo título e mostrou um lado diferente do time celeste. O Cruzeiro foi extremamente aplicado, Cuca mostrou conhecimento tático ao anular as principais peças corintianas. Wellington Paulista fechou juntamente com Everton pelo lado esquerdo, neutralizando o forte lado direito do Corinthians. Tanto Alessandro quanto Bruno Cesar ficaram apagados. Henrique mostrou novamente suas qualidade de marcador implacável e anulou Elias, a principal arma do time paulista. Feito isso, o Corinthians foi obrigado a focar seu jogo em Jorge Henrique e Jucilei. Entretanto, nenhum dos dois tem qualidade suficiente para definir uma partida. O único erro do Cruzeiro no jogo, foi a insistência com Robert, com a entrada de Wallyson ou Roger desde o começo do segundo tempo, o time poderia ter vencido o jogo com mais tranqüilidade.

Notas do Jogo:

Fábio:
Simplesmente o melhor do Brasil, quando exigido foi seguro. Pegou um pênalti. – 7
Jonathan: Tímido ainda no apoio, apareceu mais no primeiro tempo, depois limitou-se a defender. - 5
Gil: Ainda inseguro, mas cresceu com a presença de Caçapa, foi importante no principal lance do Corinthians no segundo tempo. – 6
Edcarlos: Melhorou seu nível de performance e continua sendo o principal rebatedor de bolas da defesa. – 6
Caçapa: Messieur foi simplesmente um gigante, ganhou todas. Não tem como sair do time. – 8
Everton: Ficou um pouco perdido no primeiro tempo, depois se adaptou e criou boas chances de gol no segundo tempo. – 6
(Pablo): Entrou bem, se movimentando bastante. Mostrou personalidade. – 5
Henrique: Anulou a principal arma corintiana. – 6
Paraná: Bem na marcação, mas errou muitos passes. – 6
Montillo: Alem do belo gol, foi o principal articulador do time. Ajudou bastante na marcação. – 7
(Roger): Entrou bem, tocando a bola e gastando o tempo. – 5
Robert: Mais uma vez muito mal na partida, matando todas as chances de contra-ataque. – 3
(Wallyson): entrou e deu mais velocidade e opções ao ataque. Quase fez o segundo gol. – 5
Wellington Paulista: Jogou muito longe da área e não conseguiu ser a referência que o time precisava. Auxiliou bastante na marcação. – 5
Cuca: Seu único erro foi demorar em substituir o Robert. - 7

FIGURINHA DO JOGO
Ficha técnica

Cruzeiro 1 x 0 Corinthians

CRUZEIRO
Fábio; Gil, Edcarlos e Cláudio Caçapa; Jonathan, Marquinhos Paraná, Henrique, Montillo (Roger, 42min 2ºT) e Everton (Pablo, 27min 2ºT); Wellington Paulista e Robert (Wallyson, 30min2ºT). Técnico: Cuca
CORINTHIANS
Julio César; Alessandro, Chicão, Paulo André e Roberto Carlos (Paulinho, 31min 2ºT); Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César (William Morais, 23min 2ºT); Jorge Henrique e Iarley (Souza, 17min 2ºT). Técnico: Adilson Batista.

Gol:
Walter Montillo (Cruzeiro), 02min 1ºT

Cartões amarelos:
Everton (Cruzeiro), 6 min 1ºT
Edcarlos (Cruzeiro), 13min 1ºT
Chicão (Corinthians), 19min 1ºT
Cláudio Caçapa (Cruzeiro), 2min 2ºT
Wellington Paulista (Cruzeiro), 6min 2ºT
Henrique (Cruzeiro), 12min 2ºT
William Morais (Corinthians), 26min 2ºT
Alessandro (Corinthians), 39min 2ºT)
Gil (Cruzeiro), 40min 2ºT
Jorge Henrique (Corinthians), 42min 2ºT

Estádio: Parque do Sabiá, Uberlândia (MG)
Data/hora: 25/8/2010 - 22h
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Enio Ferreira de Carvalho (DF) e Cesar Augusto de Oliveira (DF)
Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro

4 comentários:

RÁDIO RAPOSA disse...

O Cruzeiro ainda não está 100%.
ganhar dos gambás é sempre bom mas ainda precisamos melhorar. Achei o time um pouco inseguro em alguns momentos e contando com a sorte.
Quero ver quando o Farias estiver pronto pra jogar. W. Paulista não é o homem gol que o Cruzeiro precisa.

Daniel-BH disse...

10 cartoes no jogo...

num sei como que o jogo acabou com 22 em campo.

Falta muitooooo ainda pro cruzeiro melhorar.

Zalivi disse...

Realmente falta muito, mas temos que levar em consideração que o time não conta com 100% dos jogadores. Ainda faltam Leonardo silva, Leo, Gilberto, Farias e Prediger. Sem contar que jogamos sem Thiago Ribeiro e Fabrício. Ou seja, acredito que com todos os jogadores a disposição, o Cruzeiro vai conseguir sanar muitas das suas deficiências. Sem contar que a pressão pela falta de vitórias tamb´me dificultou. MAs o time mostrou maturidade.

luara veloso disse...

Pelamor, que jogo sofrido!
Assim, meu pobre coração não aguenta! rs