sábado, 28 de agosto de 2010

Cruzeiro pega o Vasco para subir na classificação

Fonte: Superesportes

Animado pela vitória por 1 a 0 sobre o vice-líder Corinthians, o Cruzeiro visita o Vasco neste sábado, às 18h30, em São Januário, no Rio de Janeiro, com a intenção de arrancar de vez no Brasileirão e pôr fim à irregularidade que o impede de estar na ponta da tabela.

Nessa edição, o Cruzeiro só conseguiu duas vitórias seguidas na oitava e na nona rodadas, sobre Atlético-PR, por 2 a 0, fora de casa, e o Goiás, por 1 a 0, como mandante. Mas, no geral, a campanha celeste é marcada por oscilações e chances desperdiçadas de entrar no G-4.

O time quer acabar com esse estigma e, para isso, precisará interromper uma série positiva do Vasco. Os cariocas estão invictos há nove rodadas, desde o fim da Copa. A fase coincide com a chegada de PC Gusmão ao comando. No período, os cruzmaltinos conquistaram quatro vitórias e cinco empates.

Cuca gostou do espírito do time contra o Corinthians, numa atuação com muita luta e pouco brilho, e exigiu esse clima de decisão aos seus comandados novamente. Além disso, ele espera um futebol melhor no Rio.

Chegou a hora de o time fazer jus ao investimento. “Cada jogo é uma decisão e a gente vai fazer outro jogo decisivo com o Vasco, na casa deles, e temos que jogar de maneira inteligente. A grandeza do Cruzeiro não te dá outro caminho que não seja pensar em estar lá na frente disputando o título”, comentou Cuca, que se recusa a estipular uma meta de pontos, como fazia com frequência Adílson Batista. “Não tem como estimular uma meta de pontos. Aí você estipula, não atinge e vai estipular outra. Campeonato tem que disputar jogo a jogo, pensando na vitória a cada jogo”.


Hora de arrancar

Entre os jogadores, todos acham que o Cruzeiro tem de arrancar logo no Brasileiro, de modo a reduzir a distância para o Fluminense, que hoje é de 12 pontos. Aos poucos, a filosofia de Cuca é absorvida e a tendência é que a equipe cresça de produção pouco a pouco.

”A gente tem essa expectativa, porque o trabalho dele começou há pouco tempo, temos que dar tempo ao tempo mesmo, aos poucos a gente vai se entrosando, vai jogando do jeito que ele gosta, os jogadores ganham confiança, vai chegando mais gente para encorpar o grupo. A expectativa é de melhorar na competição e começar a crescer agora é uma hora boa. Nos últimos anos, os times que cresceram muito no segundo turno conseguiram ser campeões”, disse o volante Fabrício.

Quem não se contenta em ver o Cruzeiro fora do G-4 e da briga pelo título é o armador argentino Walter Montillo. De fora, ele já considerava o grupo qualificado. Na Toca, ele confirmou isso. “O Cruzeiro tem grupo, tem jogadores para brigar pelo campeonato. Tem jogadores de bom nível, de seleção, e temos que aproveitar isso para estar mais acima na classificação”, decretou o ‘10’.

A vitória no Rio poderá valer ao Cruzeiro a volta ao G-4. O time é o quinto colocado, com 24 pontos. Já o Vasco é o nono, com 22, e busca a quarta vitória seguida em jogos disputados em São Januário.

Times

Para vencer a segunda seguida, Cuca mantém a receita que deu certo contra o Corinthians: o mistério. Como não houve nenhum coletivo ou trabalho tático, a escalação é guardada na concentração. Vindos de suspensão, o volante Fabrício e o atacante Thiago Ribeiro voltam nos lugares de Paraná e Robert. Resta saber o esquema – 3-5-2 ou 4-4-2 – e se Everton será mantido.

O Cruzeiro ainda pode perder o lateral-direito Jonathan. Ele passou os últimos dois dias sem treinar devido a uma dor de garganta e a uma febre que atingiu 39 graus. Rômulo é a opção natural na posição, enquanto Diego Renan corre por fora.

Depois de empatar por 0 a 0 com o São Paulo, num jogo em que agrediu pouco, o Vasco jogará mais aberto contra o Cruzeiro. O volante Rômulo cumprirá suspensão e sua vaga no meio será ocupada pelo armador Felipe, que foi lateral no Morumbi. As outras armas de Paulo César Gusmão para vencer o Cruzeiro serão Carlos Alberto, Zé Robert e o rápido Éder Luís, revelado pelo Atlético.

Ficha técnica
Vasco

Fernando Prass; Fagner, Dedé, Fernando e Irrazábal; Rafael Carioca, Nilton, Felipe e Carlos Alberto; Zé Roberto e Éder Luís. Técnico: Paulo César Gusmão
Cruzeiro
Fábio; Cláudio Caçapa, Gil e Edcarlos; Jonathan (Rômulo ou
Diego Renan), Fabrício, Henrique, Montillo e Everton; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Técnico: Cuca
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (SP - Fifa) e Vicente Romano Neto (SP)
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 28/8/2010 - 18h30 (de Brasília)
Motivo: 17ª rodada do Brasileirão

Um comentário:

Virgílio disse...

Estou postando este comentário logo após o jogo.
Não dá mesmo pra suportar o Cruzeiro jogando de quadjuvante no Brasileirão.
É o que venho falando... esse merda desse Cuca não é técnico pra ser campeão.
Nós, torcedores. estamos pensando em aproximar dos líderes para depois ultrapassa-los, mas o espírito do Cuca já caíu sobre o time.
Empate fora de casa é ótimo resultado para ele e sua turma.
Enquanto Fluminense, Santos e Inter estão comendo a grama, seja jogando em casa ou fora, os comandados do Cuca só se preocupam em não fazer feio.
Será que ele não vê que Welington P. não joga pelo time? Só joga pra si próprio.
Claro que Cuca não vê, é um dos pupilos dele.
E assim ele vai substituindo Tiago Ribeiro, mesmo se ele estiver melhor que WP.
O Cruzeiro tem um elenco pra ser campeão, mas que só está jogando para o gasto, porque o técnico só exige isto.
Henrique é outro que não mostra gana de ganhar.
No jogo de hoje deu pra ver que até o Montillo, que chegou empolgado, já está sendo infectado com este espírito de satisfeito do Cuca.
Vamos lá amigos do Blog, vamos organizar um ato mostrando nossa insatisfação.
Vamos pressionar a diressão do Cruzeiro para que eles pessionem os jogadores e o Técnico.
Já fazem 8 anos que só participamos.
CHEGA!!!!