segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Montillo, uma estréia que vale 3 pontos.

Por: Marcello Zalivi

Cruzeiro faz péssimo primeiro tempo, melhora no segundo e vacila no final, perdendo a chance de chegar ao G4.

O time da Toca enfrentou o tricolor paulista como sempre, respeitando mais do que deveria. O São Paulo entrou em campo com oito desfalques, estreando técnico Interino (Sergio Baresi) e vivendo um momento nada favorável tanto na tabela quanto no ambiente interno do clube.

Do outro lado a Raposa tinha todos os ingredientes para buscar os três pontos no terreno inimigo. A volta de Thiago Ribeiro no comando de ataque, a estréia de Montillo e o foco no G4.

Os primeiros 20 minutos foram de muito respeito e igualdade. As equipes tocavam a bola e não davam brechas na marcação. O Cruzeiro finalizava mais, o São Paulo apenas rondava a defesa celeste.

Após metade do primeiro tempo o time da casa começou a tomar a iniciativa do jogo, muito em função da sonolência do visitante. A pressão já era grande quando o volante Casemiro aproveitou falha de posicionamento da zaga cruzeirense para abrir o placar para os paulista aos 41 minutos da etapa inicial.

O gol parece ter acordado o Cruzeiro que entrou muito mais ligado no segundo tempo. O destaque celeste era Montillo que criava as principais jogadas de ataque e com garra dominava o meio campo. A entrada de Caçapa no lugar de Diego Renan concertou a defesa e o Cruzeiro era bem mais consistente. O time da Toca era só pressão quando em jogada bem disputada e com grande contribuição de Thiago Ribeiro, Wellington paulista aos 26, escorou de cabeça e decretou o empate. O Gol acuou os paulistas e deu calor ao time azul que passou a apostar nos contra ataques. E foi assim que o Cruzeiro chegou ao gol da virada. Em rápido contra-ataque, Montillo deu passe perfeito para Thiago Ribeiro aparecer na frente do Rogério Ceni, driblar o goleiro e marcar aos 38 minutos.

O Cruzeiro era soberano na partida e o resultado parecia garantido quando em um vacilo da defesa, Fernandinho ganhou a dianteira e cruzou para Ricardo Oliveira empatar aos 46 e jogar uma ducha de água fria na torcida celeste.
Com a igualdade, o Cruzeiro perdeu a chance de entrar no G4 do Brasileirão. Já o Tricolor continua em situação incômoda no Campeonato: com 17 pontos, o time é apenas o 13º. E eu não consegui rasgar minha carteirinha de freguês do São Paulo no campeonato brasileiro ainda.

Notas do Jogo:

Fábio: A muralha, salvou pelo menos 3 chances claras de gol. – 8
Rômulo: Péssimo primeiro tempo, cresceu no segundo, mas ainda está devendo. – 5
Edcarlos: Longe do nível das últimas atuações. Perdido e facilmente envolvido pelo ataque tricolor.– 3
Gil: Mal nos primeiros 20 minutos, depois se estabilizou. – 5
Diego Renan: Fez novamente uma partida bastante apagada tanto na defesa quanto no ataque. – 3
(Caçapa) –
Entrou e foi soberano, ganhou todas as jogadas e deu qualidade na saida de bola. – 7
Fabrício:
Ficou devendo. – 4
Henrique: Marcou melhor, mas apareceu muito pouco para o jogo. – 5
Everton: Novamente fez partida apagada, não contribuiu para que o time fosse mais ofensivo e não marcou com a eficiência esperada. – 4
(Roger): Cadenciou mais o jogo e deu mais movimentação ao meio campo. - 6
Montillo: Melhor em campo, mostrou habilidade e inteligência na armação de jogadas. Só faltou o gol. – 8
Thiago Ribeiro: Primeiro tempo apagado, depois foi crucial para a virada celeste com o passe para o primeiro gol e a frieza para marcar o segundo. – 7
Wellington Paulista: Faro de artilheiro no gol de empate celeste. Depois ficou muito preso entre os zagueiros. – 6
(Robert): Entrou mas não teve muito tempo para mostrar seu futebol. – 5

Cuca: Mexeu bem no time quando foi preciso, vem desenvolvendo um bom trabalho. - 7
FIGURINHA DO JOGO

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO 2 X 2 CRUZEIRO

Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/hora: 15/08/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Júlio César Rodrigues Santos (RS) e Fábio Pereira (TO)

Público e renda: 12.661 pagantes / R$ 261.086,59
Cartões amarelos: Casemiro, Ricardo Oliveira (SAO); Rômulo, Gil (CRU)
GOLS: Casemiro, 41'/ 1ºT (1-0), Wellington Paulista, 26'/2ºT (1-1), Thiago Ribeiro, 38'/2ºT (1-2), Ricardo Oliveira, 46'/2ºT (2-2)

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Jean, Renato Silva, Samuel e Junior Cesar; Casemiro (Marcelinho, 41'/2ºT), Carlinhos Paraíba (Jorge Wagner, 20'/2ºT), Cleber Santana e Marlos (Fernandinho, 20'/2ºT); Fernandão e Ricardo Oliveira. Técnico: Sérgio Baresi.

CRUZEIRO: Fábio, Rômulo, Gil, Edcarlos e Diego Renan (Claudio Caçapa, intervalo); Fabrício, Henrique, Everton (Roger, 18'/2ºT) e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Robert, 40'/2ºT). Técnico: Cuca.

Nenhum comentário: