sexta-feira, 29 de julho de 2011

SEXTA-FEIRA É DIA! COLUNA DO ANDRÉ!

Uma equipe deve ser montada a partir das características de seus jogadores

Por: André Mapa

É importante valorizar talentos e habilidades individuais na formação de qualquer tipo de equipe, seja no esporte, em uma empresa ou mesmo na escola. No caso do Cruzeiro, as potencialidades do grupo de jogadores à disposição do técnico Joel Santana tem sido mal aproveitadas.

De acordo com as características individuais do elenco celeste, a equipe deveria adotar um estilo de jogo mais cadenciado, com mais toque de bola ao invés de jogar recuada tentando encaixar alguma jogada em velocidade. Esse sistema de jogo requer que a marcação ao adversário seja realizada, de forma efetiva, no ataque.

Portanto, há a necessidade de que os meias e atacantes pressionem a saída de bola, o que já é feito no Cruzeiro comandado por Joel Santana. O que falta à equipe celeste é ser mais eficaz ofensivamente, ou seja, ter mais competência nas conclusões e marcar os gols que resultam nas vitórias.

Não há como negar que o meio-campo do Cruzeiro tem jogadores talentosos e que sabem girar a bola. Mesmo Marquinhos Paraná e Fabrício, volantes titulares, sabem trabalhar a bola e organizar a transição entre a defesa e o ataque. É óbvio que apenas ter maior posse de bola do que o adversário não é garantia de vitória, sobretudo, quando é clara a necessidade da equipe por um atacante de área.

O Cruzeiro tem um bom time e um elenco razoável, mas que precisa ser melhor utilizado por seu técnico. Mais que isso, o grupo de jogadores cruzeirenses precisa deixar de ser menosprezado por seu técnico. É essencial que o Cruzeiro imponha seu estilo de jogo durante as partidas e certamente não é jogando atrás da linha de meio-campo que conseguirá isso.

Um comentário:

Alyson Soares disse...

Meu caro amigo André, concordo com você no que diz respeito ao time jogar recuado esperando um contra-ataque, parece um time pequeno. Até porquê, apesar de termos jogadores como Wallyson e Thiago Ribeiro (seja lá quando voltar), que são velocistas natos, os jogadores de meio não conseguem acompanhar o mesmo ritmo. Acho que esses jogadores podem usar essa velocidade para ajudar na marcação.
Mas................................sem centroavante não vai dar!!!!!!!