segunda-feira, 22 de abril de 2019

MIL DIAS DE MANO

Mano Menezes chegou a uma marca incrível: 1000 dias à frente de um time de futebol. Essa realidade, no Brasil, quase inexiste. Antes mesmo do Campeonato Brasileiro começar, 40% dos times já trocaram de técnicos, um verdadeiro absurdo em termos de desperdício de dinheiro e de planejamento. Inclusive há diversos times da Série A - Goiás, rival e Ceará - que estão sem um treinador oficial. E correm atrás para contratar um, digamos, para juntar os cacos e trocar o pneu do carro em movimento. O ano, assim, praticamente fica entregue.
Já essa realidade no Cruzeiro é outra. Mano vive, talvez, o melhor momento de sua carreira. 1000 dias ininterruptos, quatro títulos, um time nas mãos e a confiança do torcedor. Desde 26 de julho de 2016 no clube, Mano é, acredito, o treinador mais respeitado atualmente. Com dois bicampeonatos (Mineiro 2018-2019) e Copa do Brasil (2017-2018), Mano se junta a um seleto grupo de treinadores que mais dirigiram o Cruzeiro na história. Já são 213 jogos, sendo o quarto treinador na hierarquia deste quesito. Mano só fica atrás de Niginho (247 jogos), Levir Culpi (257) e Ilton Chaves (389). E desde julho de 2016 já são 100 vitórias, 55 empates e 42 derrotas.
Mano chegou ao Cruzeiro ainda na gestão Gilvan de Pinho Tavares. Em 18º à época, o treinador chegou para implantar um sistema de jogo a fim de tirar o Cruzeiro do rebaixamento. O péssimo trabalho de Paulo Bento fez com que o treinador gaúcho fizesse uma mágica e levasse o Cruzeiro ao décimo segundo lugar. Dando seguimento ao seu trabalho, Mano renovou o seu contrato por dois anos e implantando sua filosifia e trazendo os jogadores para as posições carentes, conseguiu lograr êxito em 2017 e 2018. Campeão Mineiro no ano passado e duas vezes campeão da Copa do Brasil, Mano saiu de questionado a incontestável. Há quem ainda fale de seu modo de jogo defensivo, o rotule de retranqueiro, mas quem ganha título e sabe montar time, tem que ser ovacionado e sempre lembrado E mais: a torcida tem que exigir que ele renove o contrato pelo menos até o fim dessa gestão. Mano tem o grupo nas mãos e o respeito de todos os atletas.
Disciplinador, exigente, Mano Menezes é um líder dentro desse elenco. Não é treinador de distribuir coletes como alguns que até pouco tempo passaram por aqui. É um treinador tarimbado e precisa ficar no time não só até o seu contrato, que se encerra em dezembro. Se ele fala "My name is Mano Menezes" a gente fala "Mano, stay here!".
Por: João Vitor Viana

8 comentários:

Observandotudo disse...

Parabéns ao grande comandante MANO MENESES.
Que fique mais 1.000 dias no mínimo no Cabuloso.
Com certeza ganharíamos mais Campeonatos Brasileiros, Copas do Brasil, Libertadores e quem sabe o Mundial verdadeiro com 24 clubes que vem aí.
Zerooooooooooooo
Manooooooooooooo.

cruzeirohexa disse...

Esse ano ele ganha a liberta.vai queimar muita língua por aí.

marcelofrizzera disse...

se continuar com este plantel pode apostar seremos campeões senão formos garfados como ano passado.

Unknown disse...

Péssimo treinador! A que ponto chegamos, comemorar a permanência de um retranqueiro desse! O futebol está acabando!

Antônio Augusto disse...

Não rotularia Mano como retranqueiro, aliás, ele só faz isto em grandes jogos, decisões, ai realmente ele se preocupa mais em garantir o resultado do que dar espetáculo. Mas, vejam só, o time toca passes com qualidade, as vezes até enjoa voltando a bola para trás, mas não é um futebol de chutões e chuveirinhos ná área adversária como fazem Cuca e Felipão, por exemplo. É um jogo estudado, cauteloso, mas bonito de se ver. Agora, me digam ai quais os títulos que os treinadores que jogam pra frente, arriscando tudo, ganharam na sua história? O que Fernando Diniz ganhou como treinador? E outros do nível? Luxemburgo não ganha um título a quanto tempo? Gente, o futebol de hoje é pura marcação, força física e controle de espaço, quem não se adapta a isto está fadado a ficar só na lembrança do futebol romântico dos tempos antigos, e sem ganhar taças.

Pedro Lage disse...

Já queimou tanto q anestesiou

Ismael disse...

Esse unknown é um cara chato véi só pode ser flanga, se o mano fosse mal treinador não teria conquistado 2 copas do Brasil seguidas nem com títulos vc está satisfeito tá até parecendo aqueles filhinho de papai enjoado que gosta de tudo do seu jeito nessa vida existe postura e atitudes diferentes então pelo menos guadegas as criticas pra vc

Manoel Ribeiro disse...

NO BRASIL NAO TEMOS MELHOR TÉCNICO QUE O MANO!O MANO TEM QUE FICAR AQUI MUITO TEMPO