segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Um paredão chamado Neto, e o caminho do título

Por: Marcello Zalivi

Não vou me alongar a respeito do jogo. Devido à eleição e compromissos neste final de semana ficou inviável escrever uma coluna, antes que todos os nossos leitores já não tenham se informado a respeito do teimoso empate de sábado contra o Atlético PR pela 27º rodada do campeonato Brasileiro.

O resumo da obra foi: Cruzeiro pressionou o adversário durante os 90 minutos, Fábio fez grandes defesas, em determinados momentos do jogo a defesa deu mole. Montillo foi o maestro e deixou companheiros na cara do gol, Pablo não jogou nada e o ataque celeste perdeu um caminhão de oportunidades. E para não me esquecer, o goleiro (com idade olímpica) Neto fechou o gol, uma atuação impecável do camisa 1 do Furacão. Está foi à tônica do jogo e se pensarmos bem, tem sido o desenho de todos os jogos em que o Cruzeiro tenha tropeçado ou vencido na bacia das almas.

Vou aproveitar o espaço para fazer uma breve avaliação do que o Cruzeiro preciso até o caminho do título.

Pontuação segura de campeão é 76. O que julgo praticamente impossível, pois teríamos que vencer 9 partidas e empatar 1 em 11 jogos, conseguindo 28 pontos em 33 que ainda restam.
Pontuação praticamente de campeão seria 74. Essa pontuação não é impossível, mas é bastante difícil. O cruzeiro precisariam de 8 triunfos e 2 empates em 11 jogos. Podendo perder uma partida (o que espero que não aconteça).

É possível dizer que pelos confrontos diretos, clássicos e o que estiver em risco, que o campeão termine com 72 ou 73 pontos. Mas a margem que acredito ser mais segura (mas não certa) são os 75.

Para chegar a esta pontuação, o Cruzeiro alem de torcer pelos tropeços de Flu e Corinthians, precisa:
(V) Goiás X Cruzeiro (Agravar a crise dos Goianos com uma vitória fora de casa).
(V) Cruzeiro X Fluminense (Vencer o Confronto direto com os cariocas e dependendo da rodada anterior, assumir a ponta ou ficar uma distância mais próxima do líder).
(E) Grêmio X Cruzeiro (Devido o crescimento do tricolor gaucho, um empate já seria um bom resultado, uma vitória seria espetacular).
(V) Cruzeiro X Atlético – MG (Provavelmente o nosso rival regional estará desesperado e a nossa função, alem de brigar pelo título é de manter a escrita e afundar ainda mais o galinho).
(V) Prudente X Cruzeiro (Não existe outro resultado que não seja a vitória).
(V) Cruzeiro X São Paulo (Aqueles 2 pontos perdidos no primeiro turno aos 47 do segundo tempo ainda repercutem. Provavelmente o tricolor paulista estará fora de alguma briga relevante no campeonato. Motivações diferentes, é necessário a vitória).
(V) Vitória X Cruzeiro (Começa a seqüência de dois jogos fora de casa. Se o Vitória estiver em situação cômoda na tabela, o Cruzeiro pode se beneficiar e conseguir uma vitória. Mas se o rubro negro baiano estiver na degola...).
(E) Corinthians X Cruzeiro (Este é um jogo onde a derrota pode acontecer. Não pela qualidade do time ou pelo futebol jogado. As duas equipes, no mínimo se equiparam, e eu sou muito mais o Cruzeiro. Mas por outros fatores, tais como punições em STJD ou “erros” de arbitragens. Um empate, se estivermos na liderança, seria um grande resultado).
(V) Cruzeiro X Vasco (O Vasco é um time difícil de ser batido neste campeonato, e teve um crescimento nesta reta final. Porem, se estiver com a situação tranqüila na tabela, o fator motivação do Cruzeiro pode ser o suficiente para buscar os 3 pontos).
(E) Flamengo X Cruzeiro (Caso o Flamengo não esteja correndo risco de rebaixamento, podemos até mesmo vencê-los, uma vez que o time está jogando mal e sofre com crises internas a todo momento. Caso estejam precisando da vitória para se garantir na série A, os mesmos fatores que me preocupam contra o Corinthians podem acontecer neste jogo).
(V) Cruzeiro x Palmeiras (O Palmeiras provavelmente não estará disputando nada, e como o alviverde é o maior rival do Corinthians, duvido muito que tentem vencer o jogo se este resultado ajudar o Corinthians a ficar com o título).

TOTAL= 27 pontos

Com esta combinação acima, o Cruzeiro totalizaria 8 vitórias e 3 empates, chegando aos 75 pontos ganhos. Provável pontuação do campeão. Caso perca um dos jogos, chegaria no máximo a 72 e esta pontuação não garante “ainda” afirmar o título.

Ou seja. Não podemos mais perder pontos preciosos como os de sábado.



FIGURINHA DA 27º RODADA

Nenhum comentário: