segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

NÃO É O SALVADOR DA PÁTRIA NEM UM MARCELO MORENO!

POR: JOÃO VITOR VIANA

Não sou pessimista. Muito pelo contrário. Mas prefiro não criar expectativas e depois me dizer iludido por mim mesmo diante de um fato que eu mesmo criei. O Cruzeiro anunciou a contratação de um bom reforço, de história, de currículo. Atende pelo nome de Leandro Damião, a quem respeito bastante e torcerei para deslanchar por aqui.

No entanto, não se trata do mesmo cenário que alguns jornalistas erroneamente colocam. Com suas bocas ao microfone, dizem um monte de atrocidades. Uma delas é comparando Damião a Moreno. Oras, Moreno veio depois de um ano ruim no Flamengo e de uma desavença no Grêmio. Mas veio para a casa dele, que conhece bem. E aqui foi o único lugar que jogou de fato. Foi uma aposta praticamente certa. 

Damião chega depois de um ano apagado também. Mas chega em um território estranho, que também encontrou em Santos e por lá não jogou. Lógico que o Cruzeiro é diferente do Santos. Aqui há uma estrutura melhor, há uma harmonia. Mas há também cobranças. Assim como em Santos, se não jogar bem, se não fizer gols, vai rodar. Tomara que isso não aconteça, mas o clube é novo. Ao mesmo tempo a chance de um recomeço e é por aí que quero focar, em princípio.

E até mesmo por esse território ser diferente, não o coloco como o Salvador da Pátria. Pode vir a ser, obviamente. Pode ser de Damião o gol do título, como foi o de Moreno, no Brasileiro. Já pensaram? Um gol de voleio na final da Libertadores? Seria demais!

Mas vamos com calma. Não o coloquemos no pedestal nem o joguemos nos mármores do inferno. Damião terá tempo de se adaptar. Terá tempo e jogos para mostrar que pode render no Cruzeiro o que rendeu no Internacional em 2011. Já se vão quatro anos desde a grande temporada dele. Que aqui seja a ressurreição do Damião! Mas com calma nas avaliações. 

Não sou pessimista, apenas realista.

10 comentários:

Unknown disse...

Não gosto da contratação, mas agora que veio fazer oque é torcer pelo cara pra dar certo.pra no minimo ser artilhieor da liberta

Unknown disse...

É um bom camisa 9, além de finalizar bem domina bem a bola, dribla bem, tem técnica, acredito q no cruzeiro ele volta a ser o q era ou pode ficar melhor do q o q era ja q está com mais idade, tem experiência

Unknown disse...

Creio que pode dar certo, agora ele vai pegar um time montado e que o ataque é bem municiado. No Santos não tem isso, só Lucas Lima é armador, geuvanio e robinho só jogam prá si mesmos.

Marcelo cr disse...

Fraco, ou seja vou repetir, desde a saída do Fred, não temos atacantes a altura do Cruzeiro. Wellington PAULIXO, Marcelo MORASNO, e agora O PANGARÉ DAMIÃO, que Dureza.

Unknown disse...

1º vacilo do Gilvan,estar muito proximo de participar da maior competição do continente e ter apenas 1 nome para a posição mais carente do time.

Unknown disse...

Nao tenho procuração pra defender o Leandro Damião mas vejo com bons olhos sua vinda principalmente devido a escassez de camisas 9 no mercado.
Ao meu ver em forma ele é melhor que Moreno q erra 10 fáceis pra marcar 1 impossível.
Contudo minha aposta pra centroavante em 2015 tem nacionalidade camaronêsa e se chama Joel. Centro avante com mobilidade que cai pelos lados e tem presença de área. Se tiver chance vai surpeeender, assim como o Judivan pelos lados, é claro. Se o MO tiver peito de abrir ele de um lado e Alisson do outro os adversários vao passar mau.

Unknown disse...

bom demais essa contratacao o cara e bom e vai arrebentar no cruzeiro com os meias que o cruzeiro tem vai dar certo vamos la cruzeiro agora sim comeco a acreditar no tri da libertadores.o damiao vai calar a boca de muitos ai como o marcelo moreno fez vamos em frente zerooooooooooo.

Anônimo disse...

torço muito para que o Leandro Damião arrebente no Cruzeiro,e que aqui no Cruzeiro viva a sua melhor fase,também torço muito para o Joel,acho que ele tem um futuro muito promissor,Marcelo Oliveira deveria dar mais chances para o garoto Judivan,joga muito,nos minutos que ficou em campo criou oportunidades de gols e quase deixou sua marca,o garoto joga muito,espera que ele brilhe no Cruzeiro.

RUTILHO disse...

O cara veio por empréstimo, não foi um investimento burro mas sim cauteloso. Damião não deve chegar se achando o titular absoluto e acomodar porque temos o Joel pronto para jogar. Acredito que com nossos laterais e meias servindo pelo alto ou por baixo ele deverá ser bem sucedido. Enfim, vamos pensar positivo, quem vem para o bi campeão brasileiro quer sucesso. Que venha 2015, quero ser campeão mundial.

Unknown disse...

Do jeito que o cruzeiro ta contratando vai ser mais um ano sem ganhar do atlético eles vão acabar ganhando liberta 15 enquanto eles contrata o melhor da argentina o cruzeiro contrata só bosta