quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Cruzeiro pode ser campeão, basta jogar sério

Por: PC Almeida

Fala, Guerreiros!

ESMOLA AO Z4 PW

O Cruzeiro dos últimos anos, mais precisamente desde o paradigmático ano de 2003 pra cá, vem se especializado em assistencialismo, filantropia ou mesmo a caridade de conceder aos mais necessitados os pontos de que eles tanto precisam para escapar de sua própria mediocridade.

Dessa maneira, perdemos oportunidades incríveis de conquistar o Brasileirão, quando as chances eram reais e palpaveis. Estes canecos nos escorreram por entre os dedos, justamente quando deixamos de cumprir o nosso dever de casa, a obrigação básica que um time grande tem de vencer os considerados médios e pequenos. No último domingo, novamente a nossa triste sina se cumpriu. Ajudamos a um desesperado a fugir do seu habitat natural: a série B. Muito embora, eu acredite que do descenso eles não escapam, mas poderiamos muito bem fazer a maldade de empurrar um bêbado ladeira abaixo, sem qualquer crise de consciência.

Amigos, não podemos mais adimitir esse tipo de tropeços. O Cruzeiro que se engrandece e vence os grandes, não pode se apequenar e perder pontos para os pequenos. Com todo respeito, isso é inadmissível!

Falando em termos práticos, imagino que o Cuca deveria promover a titularidade do Gilberto o quanto antes. Talvez não na lateral, posição que o próprio jogador já disse não querer mais atuar, mas no meio campo, retirando um dos volantes para a entrada do Maestro Azul. Um jogador da categoria e experiência do Gilberto é titular de qualquer time do Brasil. Se nos basearmos nas últimas partidas, a meu ver, quem perderia a posição seria o Henrique. Até por questões táticas, já que o Paraná fica mais recuado e o Fabrício é importante na saída de bola. É bom esclarecer, que para jogar com dois armadores, precisamos jogar com dois volantes mais combativos, de retenção.

Na minha opinião, Cuca colocaria o Pablo na esquerda no próximo jogo, funcionando quase como um terceiro zagueiro por ali, saindo só na boa, liberando mais o Jonathan na direita (ou o Rômulo). Tudo isso, para que o time jogue com dois armadores sem perder a consistência de marcação no meio campo. É importante ressaltar que equilíbrio é tudo em um time. Não adianta colocar todos os atacantes e meias ofensivos que temos, se a retaguarda ficar deficiente.

Obviamente, que este é um ponto de vista pessoal. Cuca tem lá suas ideias, convicções e obsessões. O fato é que ele precisa mexer, sobretudo, no psicológico dos jogadores para que essa síndrome de Criança Esperança acabe de vez. Precisamos sim, de mais opções de ataque. Mas precisamos mais ainda que a confiança seja resgatada, depois de duas derrotas seguidas.

O Cruzeiro é forte, tem ótimos valores individuais. No último jogo, apesar da derrota, mostrou também que tem alma, que é um time brioso. É esse o espírito que queremos ver de agora em diante.

Sem direito a tropeços, vai o Cruzeiro subir a ladeira rumo à glória máxima do futebol nacional.

EU ACREDITO NO CRUZEIRO!!!

E convoco a todos os Cruzeirenses de verdade a acreditarem também, incondicionalmente.

Saudações Celestes!!!

Um comentário:

Danni Araujo disse...

EU TAMBÉM ACREDITO NO CRUZEIRO, NÓS LUTAMOS PELO TÍTULO, NÃO PARA ESCAPAR DO REBAIXAMENTO...DA-LHE ZEROO!!