segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ainda na briga

Por Marcello Zalivi

O Cruzeiro segue firme na briga pelo título, depois de vencer o Vasco na arena do jacaré por 3 x 1 pela 36º rodada.


O Cruzeiro jogou, e como jogou. Foi um primeiro tempo de quem busca o título de campeão brasileiro. Equilibrado em todos os setores do campo, mortal nos lances de ataque, firme na defesa. Assim esteve o Cruzeiro em campo.

Falando em equilíbrio, o meio campo celeste fez uma de suas melhores atuações do ano. Os quatro estiveram em uma grande noite. Roger deu as cartas e foi o verdadeiro dono do meio campo, com habilidade e precisão nos passes. Ao seu lado um Montillo não tão inspirado, mas muito decisivo. Dos seus pés foram iniciadas as 3 jogadas que resultaram nos gols celestes, e quase que o argentino faz um golaço por cobertura. A dupla de volantes foi outro fator decisivo para a vitória, Paraná esteve impecável na marcação, Henrique foi o verdadeiro motor do meio campo, marcando e saindo para o jogo com qualidade. Neste setor o Cruzeiro definiu a vitória e controlou o jogo na etapa final.
O time teve inteligência para explorar o vulnerável lado esquerdo vascaíno e mostrar mais uma vez porque tem uma das melhores defesas do campeonato. O Cruzeiro praticamente não foi perturbado na defesa e só tomou o gol por falha individual do goleiro Fábio.

O ataque merece um capítulo a parti. Se Thiago Ribeiro com velocidade infernizava a defesa vascaína, por outro lado, Wellington Paulista infernizava o humor da torcida celeste. Foram 2 oportunidades claras perdidas durante a partida, oportunidades (como a do Corinthians) que não podem ser desperdiçadas pois podem definir um jogo, um campeonato. Cuca perdeu a paciência e substituiu por Farias, que lutou muito, mas com o jogo já ganho e controlado, praticamente não teve oportunidades para finalizar.

O caminho do Título.

Ficou bastante complicado o caminho para o Título após a 36º rodada, as chances são poucas. O Cruzeiro precisa vencer o ainda ameaçado Flamengo no Engenhão e contar com mais um tropeço do Corinthians e Fluminense. O Grande problema é que tanto paulistas e cariocas jogarão contra adversários tradicionais de seus rivais, e o clima de “entrega” criado pelos torcedores pode contagiar os jogadores. O Cruzeiro entra como azarão na reta final e tentará fazer a sua parte e aguardar. Pois pode se tornar líder na 37º rodada dependendo da combinação de resultados.

O Fluminense tem pela frente o Palmeiras (reserva) em São Paulo, que conseguiu ser derrotado em casa pelo Atlético-MG, e não tem mais aspirações no campeonato. E encerra sua participação no Rio de Janeiro contra o ameaçado Guarani, que provavelmente precisará da vitória para manter vivas as chances de permanecer na série A.

O Corinthians tem pela frente o Vasco em São Paulo. A equipe cruzmaltina possui alguns jogadores que podem decidir o Jogo como Felipe, Zé Roberto, Carlos Alberto e Eder Luis, mas falta ímpeto. Os cariocas não estão brigando por nada mais neste campeonato e uma vitória poderia beneficiar o Fluminense. Os Paulistas encerram sua participação contra o Goiás, no Serra Dourada. O time alviverde cresceu de rendimento na reta final da competição, mesmo estando rebaixado. Empatou com o Fluminense no Rio e fez uma boa partida contra o Santos. Alem de incentivos financeiros que provavelmente virão, o Goiás não tem nenhuma rivalidade em risco ao ponto de “entregar” o jogo.

O Cruzeiro precisa de duas vitórias e que seus rivais tropecem ao menos uma vez para manter se manter na luta pelo título.

Ainda acreditamos!


NOTAS DA PARTIDA

FÁBIO: Até o lance do gol, foi decisivo com 3 boas defesas. Falhou no gol do Vasco e foi mero espectador da partida na etapa final. - 6
JONATHAN: Seguro na marcação apareceu pouco no apoio do ataque. - 5
EDCARLOS: Firme, rebateu todas as bolas que poderiam levar perigo, e ainda foi premiado com um belo gol. 7
LÉO: Bem como sempre. - 7
DIEGO RENAN: Roubou boas bolas na defesa, mas foi tímido no ataque. Seu principal lance foi um chute ao gol que o goleiro deu rebote e WP perdeu chance incrível. - 6
PARANÁ: Perfeito na marcação. 7
HENRIQUE: Bem na marcação, excelente na saída de bola. Foi o motor do meio campo. Foi premiado com um belo gol - 8
ROGER: Roubou a cena e foi o maestro do time. Belos passes, lançamentos e jogadas de habilidade. Foi responsável em abrir o placar. - 9
MONTILLO: Dos seus pés nasceram as jogadas dos 3 gols celestes. Não foi brilhante, mas foi decisivo. - 8
(EVERTON): Deu mais força de marcação ao time na etapa final. - 6
THIAGO RIBEIRO: Infernizou a defesa adversária e criou boas chances de gols. - 7
(WALLYSON): Entrou bem, com velocidade, mas teve pouco tempo para jogar. - 5
WELLINGTON PAULISTA: Perdeu duas chances incríveis para ampliar. Bem na hora que precisamos de alguém para fazer a diferença. - 4
(FÁRIAS): Entrou, lutou mas não teve tempo para modificar alguma coisa. - 5

CUCA:Montou bem o time e fez a substituições corretas. - 7


FIGURINHA DA 36º RODADA
(Será que ele resolveu tirar o chinelinho?)

CRUZEIRO 3 X VASCO 1

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Edcarlos, Léo e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Montillo (Everton); Thiago Ribeiro (Wallyson) e Wellington Paulista (Farías)
Técnico: Cuca

VASCO
Fernando Prass; Fágner, Cesinha, Dedé e Diogo; Rafael Carioca (Fumagalli), Renato Augusto, Carlos Alberto e Zé Roberto; Éder Luís (Caíque) e Jonathan (Allan)
Técnico: PC Gusmão

Gols: Roger aos 13min, Henrique aos 19min, Edcarlos aos 32min e Renato Augusto aos 44min do primeiro tempo
Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: Domingo, dia 21 de novembro
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Cartões amarelos: Edcarlos e Diego Renan (CRU)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Carlos Berkembrock (SC) e José Silveira (RS)
Público: 16.228 (pagantes)
Renda: R$ 278.814,25

2 comentários:

Fabianoxyll disse...

Roger é chinelinho, chega perto da renovação de contrato ele resolve jogar bola, depois volta ao normal

João Vitor Viana Cavalcanti disse...

Discordo completamente. roger precisa de incentivo do treinador. Adilson nao deu moral para ele e o Cuca ta precisando acreditar mais. Ele faz a diferença. E o contrato dele nao termina agora. So em dezembro de 2011