terça-feira, 27 de setembro de 2011

PAPO DE BUTECO

A culpa é das federações e da CBF?

Nunca me conformei com a forma que as federações/ CBF tentam empurrar goela abaixo os campeonatos regionais. Está mais do que claro que as entidades estão apenas interessadas em dinheiro e usam como subterfúgio o fato de manter vivo o futebol do interior. Há algum tempo, eu até entendia este argumento e o achava válido, mas anos após anos, salvo algum time que sazonalmente resolve dar as caras, as equipes do interior continuam com sua estrutura amadora, aumentando cada vez mais a distancia dos clubes da capital.

As grandes equipes apenas perderam com este formato falido de regional. Perdemos competições charmosas e tradicionais como a Rio- São Paulo e a espetacular Sul- Minas, que conseguia reunir no primeiro semestre, uma competição com 6 campeões brasileiros. Torneios como esses, alem de mais interessantes aos olhos do torcedor, são muito mais rentáveis e tecnicamente satisfatórios para os clubes do que os falidos regionais. Ninguém mais agüenta ver Cruzeiro e Atlético golear times que mais parecem amontoados de jogadores semi profissionais, para depois comer o pão que o diabo amassou na competição nacional.

Já escrevi no passado sobre isso, e acredito que a maneira mais eficaz de resolver os problemas dos clubes do interior e da capital seria:

1- Clubes do Interior: Você só vai estimular um clube a se organiza, ter uma estrutura mais profissional e angariar patrocinadores, se oferecer a ele um calendário consistente e premiações por competência. Ao invés de apostar em uma Taça Minas Gerais sem sentido, faça um campeonato mineiro dividido por regiões (turno e returno). Alem de ser mais barato, você fomenta as rivalidades locais e coloca fogo na competição. No final, junte os campeões de cada região, o vencedor máximo, alem do título, disputaria a Copa do Brasil e a Sul Minas, o vice campeão disputaria a Copa do Brasil (Obs: alem de garantir vaga na Série D, se for o caso)

2- Clubes grandes: O problema do primeiro semestre dos grandes clubes é sempre o baixo nível técnico da competição regional, que não prepara adequadamente a equipe para o campeonato brasileiro. Então, tendo a Sul Minas como uma competição de primeiro semestre, os times conseguiriam ter uma noção técnica de seus elencos, alem de aumentar as receitas com grandes clássicos.

Caso as federações/CBF cobrarem a participação dos times da capital, que esses utilizassem uma equipe B ou sub 20, alem de dar ritmo de jogo para todo o elenco, a base estaria sendo preparada para o profissional sem a mesma pressão das grandes competições.

Você me perguntaria, mas se Cruzeiro, Atlético e América continuassem dominando o torneio? Sem problemas, a classificação das equipes do interior poderiam acontecer por critérios técnicos. Todos saem ganhando.

Troca da comissão técnica do Cruzeiro

Primeiramente estamos nessa condição por culpa da diretoria, primeiro por promover um descarado desmanche do elenco, segundo, por apostar em Joel Santana, um técnico que nem de longe tem o perfil do clube.

O erro foi percebido depois de uma seqüência esdrúxula de maus resultados e uma goleada inacreditável para o Figueirense em casa. Porem, erro encontrado não é necessariamente resolvido. A solução encontrada pelo Cruzeiro foi totalmente equivocada. Apostar em um treinador sem experiência em um momento complicado não foi nem um pouco razoável. Isso deveria ser feito em um começo de temporada, com tempo para o técnico montar o time, seu esquema, procurar reforços, etc. Não com o time descendo a ladeira no campeonato mais difícil do mundo. O certo seria dar ao Emerson a alcunha de técnico interino, caso ele conseguisse bons resultados seria efetivado, mas se passado três rodadas, os resultados não aparecessem, o Emerson não precisaria ser fritado como foi, apenas substituído, e o time teria mais tempo para reabilitar.

Wagner Mancini

Fui contra a sua contratação, mas isso não quer dizer que não irei apoiá-lo. O momento é de cobrança, mas é também de apoio incondicional.

Pelo menos achei o discurso interessante. Ele não fala em rebaixamento (como o Sr. Gilvan), ele fala em deixar o time em uma posição melhor na tabela. Alem disso já adiantou que vai armar o time conforme a sua tradição, forte e ofensivo.

Vamos dar um credito ao rapaz, ele está aqui para ajudar.

2 comentários:

CAROL SENNA disse...

GALERA CRUZEIRENSE!!!....AGORA NÃO ADIANTA MAIS, CRITICAR, BRIGAR, OU VAIAR O TIME...........OS JOGADORES QUE TERÃO A OBRIGAÇÃO DE TIRAR O MAIOR DE MINAS, DESSA FASE TERRÍVEL, E AFASTAR DA ZONA DO REBAIXAMENTO... SÃO ESSES MESMO!!!.... NÃO SE PODE CONTRATAR MAIS.....FICAR TROCANDO DE TREINADOR, NÃO VAI ADIANTAR...OU SEJA...
PROPONHO AOS VERDADEIROS TORCEDORES...AQUELES FANÁTICOS TORCEDORES, A ABRAÇAR ESSE TIME, QUE TANTO, NOS DEU ALEGRIA...VAMOS SER O ATACANTE QUE O TIME PRECISA....VAMOS SER O GOLEIRO, JUNTO COM O FABIO (O MELHOR DO BRASIL).....VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!!!!
VAMO, VAMO CRUZEIRO...VAMO, VAMOS A GANHAR..!!!!!

REPASSE!!! (POR André Carvalho)

Maior de Minas disse...

Apoiado!