sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SEXTA-FEIRA É DIA! COLUNA DO ANDRÉ!

Atacantes do Cruzeiro não marcam a seis jogos, a chance é contra a segunda pior defesa do campeonato

Por: André Mapa

Desde a derrota por 2 a 1 para o Atlético Paranaense, no dia 17 de agosto, nenhum atacante do Cruzeiro balança as redes adversárias. O último gol de um atacante celeste foi de Wellington Paulista. A data completará exatamente 1 mês no fim de semana em que o Cruzeiro enfrenta o América, dono da segunda defesa mais vazada do Brasileirão.

Todos os últimos sete gols cruzeirenses foram marcados por meio-campos, 5 pelo meia Walter Montillo e 2 pelo volante Charles. Os números retratam a deficiência ofensiva da equipe celeste, já que neste período estrearam os atacantes Keirrison e Bobô, mas que pouco produziram até aqui.

A seca de gols é tão grande que até mesmo o atacante argentino Ernesto Farias, que havia sido dispensado a cerca de 2 meses, voltou a ser cogitado como alternativa para o ataque celeste. Tanto a torcida quanto a imprensa pedem que sejam dadas oportunidades aos jogadores da base, porém, o jovem Sebá, que as tem recebido, não tem demonstrado qualidade suficiente para ocupar a posição de camisa 9.

Na realidade, desde a Copa São Paulo do início do ano, o atacante Thiaguinho, que enchia os olhos do torcedor celeste na base está emprestado ao Goiás, que joga a Série B do Brasileirão. Ou seja, houve um erro no planejamento do elenco cruzeirense, que hoje aposta em Keirrison, um reforço fora de forma; em Sebá, um jovem atacante que não era a maior promessa das categorias de base; em Ortigoza, um paraguaio que não foi titular em nenhuma das equipes pelas quais passou; em Wellington Paulista, que foi para o Palmeiras, voltou e nunca foi unanimidade; e em Farias, um argentino que estava fora dos planos há bem pouco tempo.

A desorganização levou o Cruzeiro a isso. É válido lembrar que Brandão já esteve na Toca da Raposa como solução para os problemas ofensivos. O certo é que desde 2009 o Cruzeiro não tem um ataque que realmente imponha respeito às defesas adversárias. O risco de cair existe, mas a sobrevivência passa, principalmente, por partidas como o clássico de domingo, confrontos diretos.

Um comentário:

Alyson Soares disse...

É meu caro André, só de pensarmos que o vice artilheiro do time no último mês foi o Charles (que é fraco prá caramba, principalmente na parte ofensiva) mostra como anda o nível dos nossos atacantes.