sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SEXTA É DIA! COLUNA DO ANDRÉ!

É preciso ter paciência com os jogadores da base

Finalmente, o ex-técnico Joel Santana deu chances a alguns jogadores da base cruzeirense. Os laterais Gil e Gabriel Araújo, e o atacante Sebá participaram da derrota contra o Figueirense, os primeiros, inclusive, estrearam pela equipe profissional. Distante das primeiras posições e com um time limitado tecnicamente, o Cruzeiro precisa utilizar o Brasileirão 2011 para desenvolver estes jovens valores e fortalecer o grupo para a próxima temporada.

O desmanche do elenco que iniciou a temporada e a demora na reposição das peças, posicionou o Cruzeiro como uma equipe mediana no Campeonato Brasileiro e é ilusório imaginar a classificação à Copa Libertadores como algo próximo. Ainda que tenha fragilidades, a começar pelo técnico, o Cruzeiro não corre o risco de ser rebaixado.

Por não ter jogado bem diante do Figueirense, o jovem lateral Gil foi duramente criticado por parte da torcida cruzeirense e da imprensa, o que é um fato contraditório, já que essas mesmas pessoas cobram oportunidades para os garotos da base na equipe profissional.

As vaias e críticas podem inibir um jovem jogador que tem potencial para ser titular do Cruzeiro. É fato que o Cruzeiro é um clube cuja saúde financeira já esteve melhor e que há dificuldades para reforçar a equipe com nomes de peso. Portanto, é extremamente necessário o investimento tanto financeiro quanto moral nos jogadores formados nas categorias de base do clube.

A estruturação do elenco, desde a comissão técnica à contratação de novos jogadores, não pode ser comprometida pela espera e pelas especulações em torno da eleição do novo presidente do clube. Independentemente de quem seja eleito, cabe à atual diretoria fortalecer a inserção dos jogadores da base na equipe e definir uma comissão técnica pensando em 2012.

Um comentário:

Alyson Soares disse...

André, eu também acho que devemos ter paciência com os jogadores da base. Acho que colocaram os garotos em um momento turbulento, em que os jogadores mais experientes deveriam chamar a responsabilidade para si, infelizmente os únicos que fazem isso são o goleiro e capitão Fábio e o craque Montillo, jogadores como Roger e Gilberto andam se escondendo, com medo das críticas.
ATITUDE JÁ!