sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

100 anos em seis partes. Momentos históricos vividos por um torcedor e jornalista. O jogo da minha vida (4/6)

 Poucas são as pessoas que têm a feliz alegria de estar numa final de campeonato. Seja regional, Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores, Supercopa, Mundial, dentro de um nicho de milhões, você estar ali, no palco da decisão, é uma sensação incrível. Imagina para alguém com 17 anos, iniciando a vida e sendo movido por uma avalanche de cânticos e atmosfera incrível? Esse alguém era eu na final da Copa do Brasil de 2000.

O Cruzeiro foi tetra, pena, hexa depois. Havia sido campeão da Libertadores três anos antes. Mas a emoção que aquele jogo passou, não tenho dúvidas, foi a maior que já senti. Cruzeiro de André, Muller, Fábio Júnior, Sorin, Viveros, Oseas, Clebão, Ricardinho e ele, Giovanni, o predestinado. Giovanni, dois anos antes, havia sido emprestado ao América, onde não teve tanta chance e quase foi dispensado pelo Cruzeiro em 1999, com Levir Culpi. E aquele seria o jogo que marcaria a vida dele e de milhões de cruzeirenses.

Na antiga cadeira de setor do Mineirão, abaixo das arquibancadas e no nível do gramado, lembro do gol de Marcelinho Paraíba, que silenciou o Gigante da Pampulha, mas a torcida, apenas de forma momentânea. Vi e ouvi choros por perto, de quem estava acreditando mas, por algum motivo, começara a duvidar daqueles guerreiros que estavam em campo. Talvez, até pelo fato do técnico, Marco Aurélio, fazer sua despedida. Ainda que fosse um treinador de final, o Cruzeiro havia anunciado, antes do jogo, a chegada de Luiz Felipe Scolari. Ou seja, haveria troca no comando e os jogadores poderiam não se dedicar como a torcida esperava.

No entanto, as coisas começaram a mudar quando Ricardinho acionou Muller que, com um tapa, pôs Fábio Júnior frente a frente com Rogério Ceni. E ali o fuzil AR15 do matador azul furou a barreira do gol são-paulino. Tudo empatado aos 34min de jogo e uma esperança ressurgiu. O empate ainda daria o título, naquela época, ao São Paulo, por ter feito gol na casa do adversário. O primeiro jogo havia terminado em 0 a 0.

O tempo foi passando e o torcedor voltou a ficar apreensivo. Clebão, aos 41min, deu um bico e a bola foi parar nas mãos de Rogério. A sensação de tristeza e apreensão voltara. Não apenas naquelas pessoas que haviam começado a chorar quando o gol do adversário saiu, mas de todos no Mineirão. Jovens, adultos e idosos roíam as unhas e torcidam pelo lance que decidiria a partida.

E o lance veio aos 44min, quando a bola, curiosamente, estava com o São Paulo, que trocava passes no meio e o Cruzeiro estava recusado. Levir Culpi, aquele mesmo, que quase mandou Giovanni embora no ano anterior, havia tirado todos seus atacantes e recuado o time. Pôs um tal Axel em campo, jogador rodado, experiente, com a função de marcar e parar o jogo. E foi justamente Axel que errou um passe no meio-campo, recuando a bola de forma equivocada para Rogério Pinheiro, que perdeu na corrida para o menino Giovanni. O zagueiro não teve outra alternativa que não parar o atacante celeste com falta e levar o cartão vermelho.

O lance estava ali. Poucos metros da grande área. Mas o tempo estava correndo e era mais um adversário contra. O São Paulo não respeitava a distância da barreira de 9,15m, ficando ali, entre 7,7m e 7,9m, como se pode ver, hoje, no Youtube. Quem batia faltas no Cruzeiro era Ricardinho, que estava ali, próximo de Giovanni. Contudo, o atacante de 20 anos naquele momento, pediu a bola. Muller, aos berros, falava para ele bater forte. Enquanto isso, Alberto Rodrigues dizia: “Muller o aconselha”; Luciano do Valle falava: “Muller fala para Giovanni bater com fé”; “Cleber Machado ecoava um “Muller está bravo”. A torcida estava tensa e esperava, do jovem, o gol do título. E num chute, de falta, que mais parecia um pênalti, diria Albertinho, Giovanni estufou as redes de Rogério. Poucos se lembram que o volante Donizete Oliveira, na hora da cobrança, deu um tranco na barreira, que abriu. A bola passou debaixo das pernas do volante Axel, aquele mesmo que Levir havia optado por entrar e esfriar o jogo e que errou no passe que originou a falta.

O mundo deu voltas para Levir. O seu time acabou sendo derrotado com o gol do atacante que ele não soube aproveitar um ano antes, por erro de um jogador que ele acreditou que venceria aquela final para “fechar o meio”. Mas aí vocês vão perguntar: “Mas e aquele lance que teve logo em seguida, quando Clebão salvou em cima da linha?”. Sim, teve, sim, esse lance. Marcelinho Paraíba, novamente, quase marcou. Numa defesa monumental, André salvou o Cruzeiro e Cléber, antes que Raí chegasse, deu um bico para longe”.

E aí? Realmente não foi o jogo mais emocionante? Logicamente aquele jogo traz várias outras perguntas. Por exemplo: o que Marco Aurélio queria orientar o time logo após o gol de Giovanni? Algo que nunca entendi. E onde está a menina de óculos, que pulou tanto após aquele gol e que virou lembrança junto ao gol? Até hoje, vendo e revendo esse jogo, é possível se emocionar. E como é bom lembrar que estar presente a essa partida histórica é algo que ficou marcado eternamente na memória.

38 comentários:

Cruzeirense Apaixonado disse...

Felipão deixou claro ontem na coletiva duas coisas:

- Que ele quer sair. Lógico que esta revoltado com quase três meses atrasados. Mas deixou claro demais que não quer ficar.

- Nessa conversa vai querer reforços que ele escolher.

Vai sair. Aguardem!

Santos31 disse...

100 anos manchados por queda e ser o primeiro time grande a cair e não subir!
Infelizmente o Cruzeiro já era!
Año que vem com menos receita ainda vai contratar quem? O Mexerica?
Difícil demais!

Luciano Andrade disse...

Se eu fosse o Felipão e falassem para mim que não tem dinheiro para contratar jogadores melhores que esses HORROROSOS da BASE (que dão Caimbra, Ler, Eczema e o caralho AO MESMO TEMPO!) eu pediria para sair também!

Sem o Felipão e com jogador da BASE o Cruzeiro vira um MAMORÉ da vida!

Anônimo disse...

Só acredito em uma mudança, quando muda a maneira de pensar! Infelismente o Cruzeiro só mudou os gestores, a forma de pensar e a mesma.

Cruzeirense Apaixonado disse...

Se o Felipão sair ás opções tem que ser no máximo essas cinco abaixo:

- Hernan Crespo
- Felipe Conceição
- Chique Arce
- Sebastian Beccacece
- Mozer

Cruzeiro precisa de alguém que trabalhe com mescla e tenha sua indentidade.

Mais a Realidade vai ser: Geninho ou Chamusca.

Unknown disse...

Não faz falta

Unknown disse...

Coritiba lanterna na serie A, atacante o ruinzinho Rafinha, olha quebo Mano contra o Boca Junior colocou ele de titular no lugar do Arrascaeta, so um asno pra fazer isso, hoje estamos pagando um preço ao meu ver por dar muita moral para esse mediocre Manobol.

Maxsuel disse...

Ontem vi jogo do Boca do campeonato local é o Wanchope Abila jogando muito do time dele. Mais um que o Mano conseguiu dispensar poderia fazer história no Cruzeiro!!!

Meu resumo sobre o mano:

Péssimo treinador!!!

Ganhou as duas copas do Brasil na cagada e no brilho de alguns jogadores , como arrascaeta , Fábio e o lixo humano chamado Thiago Neves , de resto só queimou jogadores importantes , e jogou um futebol pífio com um elenco até bom.

Luciano Andrade disse...

Vocês não entendem NADA de Football Association Contemporâneo!!!!

Para jogar fazendo a "sanfona" - no vai ao ataque, perde a bola e volta correndo para defender - você precisa ter um time jovem e qualificado como o Flamengo e o Atlético Mineiro!!! Se você tem como jogadores mais talentosos trintões como Thiago Neves, Robinho, Henrique, Fred, etc; você NÃO pode jogar no modo ativo como o Flamengo, tem que jogar no modo reativo (como fez o Palmeiras contra o River Plate no Monumental de Nunes), ou seja, defender e fazer contra-golpes mortais com os seus jogadores tecnicamente qualificados mas que não podem correr os 90 minutos!!!!


Vou fazer só uma perguntinha:

Vcs já jogaram Gamão?

O Gamão é o jogo de tabuleiro que mais se parece com o Football Association. Uma pitada de estratégia, uma pitada de inteligência espacial e uma pitada de sorte. Se você só quer saber de defender, perde o jogo! Se você só quer saber de atacar, perde o jogo também! Se você perde o controle emocional, perde o jogo! Se você racionaliza demais para não correr riscos, perde o jogo por covardia!

Football Association NÃO é igual xadrez ou poker ou truco!!!

É um jogo físico, estratégico e de SORTE o tempo todo!

Unknown disse...

Felipão chega a ser pior que o Mano Menezes. Se o Felipão para o ano que vem, não subiremos pra série A. Vamos rezar pra ele sair.

Luciano Andrade disse...

O "maravilhoso" São Paulo da BAAAAASEEEEEE está perdendo mais uma e, claramente, não vai segurar a liderança que vai cair no colo do Atlético Mineiro!

😁😁😁😁😁😁😁😈

Anônimo disse...

O time do Santos tá cheio de jogadores da base

Unknown disse...

Flamengo sem base perdendo pro Ceará, dentro de casa.

Luciano Andrade disse...

São Paulo do Fernando Diniz da BASE e Flamengo do Rogério Ceni juvenil que "jogam para o ataque e usam a BAAAAASEEEEEE" se foderam e podem ser demitidos!!!!

Vocês, como sempre, estão ERRADOS!!!

😁😁😁😁😁😁😁

Unknown disse...

A base é e sempre será necessária na formação futura de qualquer equipe. Não se pode analisa-la fora de um contexto. Tem que saber a hora certa de lançar um jogador da base. Este ano o Cruzeiro errou nesse sentido, treinadores praticamente foram forçados a lançar jogadores da base pela diretoria, que não entende nada de futebol. Os treinadores se ferraram por causa disso. E a diretoria continua mandando, só que o Felipão não aceitou.

Luciano Andrade disse...

A BASE deve ir para um time de passagem obrigatória intermediária que deve ir dos 18 aos 23 anos. Só depois o cara pode pleitear uma vaga no time titular! Era o antigo time de "aspirantes".

Com 18 anos, tirando as raras exceções dos gênios, o sujeito não sabe nem matar uma bola com o peito. Com 18 anos o cara não sabe VOTAR direito. Com 18 anos o cara não sabe dirigir automóveis direito. Razão pela qual deveria ser proibido de exercer essas atividades!!!! O córtex pé-frontal-medial não está desenvolvido aos 18 anos!

Aí fica essa torcidinha insuportável de tão MARIA que é pedindo para "colocar os meninos" e acaba dando merda!

Um Maurício de 19 anos de idade é menos jogador que o Pituca do Santos que NUNCA foi nem NUNCA vai ser jogador de seleção brasileira!

É melhor formar um time mediano de jogadores de 28 anos de série B que um time com 80% de categoria de base onde apenas 2 de cada 10 se tornarão jogadores profissionais!

Maxsuel disse...

Ah mano pelo amor de Deus né me ajuda ai , todo jogador profissional passa pela categoria de base se tá no profissional e pq conhecimento futebolístico avançou , subiu da base tá no profissional e não tá desenvolvendo ? As vez indo pra outro time , destacar!

Não tá concordando com o Cruzeiro jogando com a base vai lá e paga 80% da dívida do clube e trás cara conhecido , que já tem mais título que as frangas!

Chatãoo esse papo de base aí!

Luciano Andrade disse...

Foda-se se você acha "chatão" meter o pau na BASE mais horrorosa do país!!!! Se depender de mim NÃO usaremos mais a BASE e contrataremos os jogadores de série B do América e da Chapecoense desde que tenham 26 anos NO MÍNIMO!!!

Achou ruim? Desista de ser cruzeirense e vá torcer para qualquer outro clube que use bastante garotões pintudos de 18 anos! Eu vou CONTINUAR com a mesma cantilena: "BASE nunca mais!"

Anônimo disse...

Vai cair "claramente"é um charuto grosso na tua bunda fedida,seu pau no cú...e outro no "atétrico" mineiro!������

Anônimo disse...

ManoBOSTA!!!

Anônimo disse...

Você,cruzeirense?!?! Você é uma FRANGA ARROMBADA,escrota e filha da puta!!������

Maxsuel disse...

Neymar veio da lua. cara nasceu jogando bola ou nem passou pra base pra ser contratado empresário viu e já levou! Kkkkk

Vc é maluco cara, tem problema de cabeça só pode. Vc dever ser empresário do Neymar, do Luizão, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho, Messi. Já levou os caras para profissional nem passou pela base não, esses caras é bom mesmo!!!

Anônimo disse...

Esse cara nunca jogou bola cara. Nunca jogou um campeonato de várzea pra ver como vc da valor pra cada lance,onde a cada jogo vc sonha em ingressar na base de qlq time e a partir daí ir para o profissional. É por essas e outras que qdo o cara começa q se destacar e chega proposta ele pula fora e muda a nacionalidade,pq no Brasil não é só esse camarada aí q pensa assim,são vários

Anônimo disse...

X

josolfo disse...

Com rarissimas exceções um jogador de 18 anos acrescenta algo para o time, no cruzeiro me recordo de poucos que ajudaram...

Anônimo disse...

Luciano já foi rejeitado na base do Cruzeiro

Maxsuel disse...

única explicação kakaka

BLACK Gold disse...

com 18 a 23 o cara já tá indo e para Europa kakaoa

Não está completamente desenvolvido, mas já está em estado final de desenvolvimento!!

Ele termina de se desenvolver aos 21. tanto que se usar drogas antes do 21 pode ter mts malefícios!!

isso jogando numa média cada pessoa é um caso!!

Luciano Andrade disse...

Vocês entendem tanto de neurociência quanto um GARI de laranja colhendo lixo de hospital infectado! Não discuto com RETARDADOS!!!Vou nem zoar! Pode ser doença!

KKKKKK

Vai começar o filme do Peterson e do Anônimo Pau-no-cu: Mad Max.

Os dois são tão decrépitos quanto o Immortan Joe!

Anônimo disse...

E já começou o seriado:Arrombando o CÚ do LuciFEZES,ou LuciÂNUS,ou luciBOSTA...escolham qual assistir,ah,dá no mesmo...é tudo uma MERDA única!O protagonista é um DEMENTE,ESCLEROSADO,ESQUIZOFRÊNICO, com deformidade anal e cerebral acentuada!!

Anônimo disse...

Ahh... esqueci!EUNUCO assumido também!!

Unknown disse...

Esse Luciano e muito fraquinho. Base levantou a taça 66 e meteu duas pauladas no Santos de Pele, hoje o inter pulou para 53 pontos com gol de garoto de 18 anos, Santos pegou o Sao Paulo vom gol de base de 19 anos, para com esse papo de base, so vc fica nessa ladainha, e base, e Globo e PT, vai dar essa cloaca sua tchau o mediocre.

Luciano Andrade disse...

Até Tostão foi contratado do América e o Dirceu Lopes também veio de fora!!!

"BASE do Cruzeiro há 100 não servindo para bosta NENHUMA!"

Você é mais um apaixonado por garotões malhados e pintudos!

Kkkkk

Luciano Andrade disse...

E aí Immortan Joe? Beleza? Ou já morreu?

😁☠️

Anônimo disse...

Luciano deve ter sido rejeitado na base do Cruzeiro man SAN base

Anônimo disse...

Quem está MORTO é você,ESQUIZO...FRÊNICO!!����

Anônimo disse...

Tostão começou no IAPI,passou rapidamente pela BASE do Cruzeiro,indo em seguida para o América,sendo requisitado pelo Cruzeiro novamente.Portanto, Tostão NÃO foi revelado coisíssima nenhuma pelo coelho da páscoa!PASPALHO!!����

Peterson disse...

Se alguem descobrir o que fizeram com o Lucianta Abestado na base (provavelmente do Cruzeiro), posta aqui.

Dado os comentarios de politica aqui, desconfio que chegou apadrinhado e exigindo botar banca. Mas com uma bolinha miuda, miuda.

Levou um pe na bunda, dai se tornou Treticanu e decidiu ler os tais livros tentando entender pq nem com um padrinho forte o quiseram na base.

Claramente este boco' nao tem namorada, e desconfio que nem a torcida do Paragaylo o aceitou por la.

Ai ele fica por aqui, fazendo papel de palhaco, desmunhecando e apostando o que claramente nao interessa a ninguem mais. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk