terça-feira, 27 de outubro de 2009

A vitória dos pontos corridos

Por: João Vitor Viana

Algum tempo atrás cogitou-se a idéia do Campeonato Brasileiro voltar ao seu modelo antigo: mata-a-mata. Isso daria fim aos pontos corridos, método de disputa que vigora desde 2003. No entanto, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi taxativo: "O Campeonato Brasileiro desse ano mostrou a sua força e o seu equilíbrio", destacou em um encontro que esteve em Belo Horizonte.

Esse ano, o Campeonato Brasileiro é o mais equilibrado desde que surgiu. Nunca, na 31a rodada, o primeiro colocado estava a apenas seis pontos do sexto. Isso quer dizer que, em duas rodadas, o Cruzeiro pode estar na ponta da tabela e o Palmeiras fora do G-4. Da mesma maneira, na parte de baixo da tabela, cinco times no momento brigam para não estar entre os quatro que serão rebaixados para a Série B. Uma combinação de resultado pode ainda incluir o Coritiba, que mesmo vencendo o clássico contra o Atlético, ainda não se livrou da ameaça do rebaixamento.

Em um ano de tanta disputa pelo posto de melhor do Brasil, cogitou-se a hipótese de esse sistema acabar e voltar a "Era das Finais". Ora, a cada ano os clubes entendem que o melhor estruturado, o mais equilibrado e aquele que menos vacila é o que tem mais chances de ganhar e possivelmente será o vencedor. A margem só tende a diminuir e fazer desse campeonato realmente o mais imprevisível do mundo. Que esse método continue por muito tempo, premiando aquele que é o mais equilibrado e, realmente, o melhor do Brasil.

Nenhum comentário: