sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SEXTA-FEIRA É DIA! COLUNA DO ANDRÉ!

No momento, Cruzeiro é o pior dos mineiros

Por: André Luis Mapa

Ao olhar rapidamente a classificação do Campeonato Brasileiro e enxergar o Atlético na 17ª posição, o América na lanterna e o Cruzeiro como 12º colocado, tem-se a impressão de que a raposa tem sido melhor que seus rivais no campeonato. O que é correto, tendo em conta que a fórmula de disputa por pontos corridos computa a pontuação global de cada equipe durante o campeonato.

Contudo, o Atlético tem reagido no Brasileirão e pode deixar a zona de rebaixamento na próxima rodada. O América também tem pontuado e evoluído, apesar de perder pontos pela simples falta de qualidade técnica de sua equipe. Enquanto isso, o Cruzeiro conseguiu apenas 1 ponto nos últimos três jogos.

O pior, no entanto, é o futebol apresentado. O Cruzeiro tem jogado de forma desorganizada, sem criatividade e força no ataque, frágil na defesa e errando muitos passes. As estreias de Keirrison e Bobô ainda não foram suficientes para acabar com as dificuldades ofensivas da equipe.

As oscilações vividas pelo Cruzeiro no Brasileirão têm, além da limitação técnica, o desequilíbrio emocional da equipe como causa. Na partida contra o Palmeiras, o experiente lateral Gilberto cometeu um pênalti claro nos acréscimos, esbravejou contra o arbitro e afirmou em entrevista após o jogo que encerraria a carreira.

No primeiro semestre, a eliminação do Cruzeiro da Copa Libertadores pelo Once Caldas, da Colômbia, dentro de casa, teve como causa esse desequilíbrio emocional da equipe celeste. O Cruzeiro tem bons jogadores, um técnico que pode dar certo, bons valores na base, mas segue necessitando de organização tática, de mais garra dentro de campo e, incrivelmente, de um psicólogo.

Um comentário:

Alyson Soares disse...

Para ver o nível da campanha celeste nesse campeonato, estamos até nos comparando ao Atlético e ao América!