quarta-feira, 27 de abril de 2011

Altitude não preocupa


Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

A altitude de pouco mais de 2.150 metros da cidade de Manizales, local da partida desta quarta-feira, contra o Once Caldas, da Colômbia, não preocupa os cruzeirenses para o primeiro jogo das oitavas de final da Copa Santander Libertadores. Logo que o adversário da Raposa foi definido, na semana passada, o preparador físico Robson Gomes colheu informações sobre os efeitos da altitude em Manizales.

“Eu fiz um estudo sobre o próximo adversário, sobretudo em relação ao aspecto físico, se haveria alguma alteração. Consultamos alguns profissionais que já jogaram contra o Once Caldas na Colômbia, inclusive o próprio Cuca. Contatamos o pessoal do São Paulo, que já enfrentou o time colombiano em outras edições da Libertadores. O preparador físico do Atlético-PR, Carlinhos Neves, e também o Turíbio (Leite de Barros), que era fisiologista do São Paulo na época.”, disse Robson Gomes.

O preparador físico do Melhor Clube Brasileiro do Século XX explicou que os efeitos da altitude em Manizales (pouco mais de 2.150 metros acima do nível do mar) serão mínimos para os jogadores cruzeirenses.

“Chegamos à mesma conclusão que o Departamento de Fisiologia do Cruzeiro, com o Eduardo Pimenta. As alterações se acentuam a partir de 2.800 metros. É claro que vamos ficar sempre atentos, talvez mude um pouco a velocidade da bola, mas nada que atenue ou seja tão drástico. Estamos atentos e tentando fazer o melhor para que os maiores benefiados sejam os atletas e o Cruzeiro Esporte Clube”, afirmou Robson Gomes.

O técnico Cuca já viveu a experiência de participar de um jogo em Manizales, em 2004, quando comandava o São Paulo, e disse que a maior preocupação do Cruzeiro é com o time do Once Caldas, já que a altitude em Manizales não é sentida.

“Não, não influencia. O que influencia lá é a torcida, que comparece em massa e o time do Once Caldas, que é um time bom. Na primeira fase ele foi o último dos segundos colocados porque, em três partidas, levou gols depois dos 45 minutos. Se não tivesse ocorrido isso, tinham se classificado em primeiro lugar no grupo deles com folga. Então, temos que estar bem atentos, ficar esperto, pois não vai ter facilidade nenhuma. Vai ser um jogo difícil e equilibrado”, avaliou o treinador.

Nenhum comentário: