sexta-feira, 26 de setembro de 2014

UM MÊS PARA O TÍTULO?

A cada rodada do Campeonato Brasileiro aumenta a ansiedade do torcedor do Cruzeiro, que não vê a hora de comemorar o tetra. Ainda que haja muita competição pela frente, o time celeste segue folgado na liderança e, se mantiver o aproveitamento atual, bem como os seus concorrentes, será campeão na 34ª rodada, quando enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, em 16 de novembro. Coincidentemente, foi na 34ª rodada, quando bateu o Vitória, fora de casa, que o time celeste conquistou o tri em 2013.

No histórico do Nacional desde que começou a ser disputado por pontos corridos e com 20 participantes, nenhum segundo colocado superou os 72 pontos. Mesmo esse patamar só foi atingido em duas oportunidades, com o Atlético em 2012, que ficou cinco pontos atrás do campeão Fluminense, e o Grêmio em 2008, com três pontos a menos que o São Paulo. Assim, é possível afirmar que faltam 21 pontos para o quarto título celeste, que soma 52 atualmente.

Os analistas de números no futebol continuam apontando a Raposa como grande favorita ao título. Ainda que aponte 84 pontos como o número necessário de pontos para se garantir a conquista com 100% de certeza, o Departamento de Matemática da UFMG mostra que a partir de 72 pontos a probabilidade de levantar a taça supera os 91%.

Os acadêmicos ainda apontam o Cruzeiro com 82% de chances de ser campeão novamente este ano, enquanto o Internacional soma 9,2% e o São Paulo, 3,9%.

No caso do site Infobola, do professor gaúcho Tristão Garcia, o time celeste é apontado com 85% de ser campeão, contra 8% do Colorado e 4% do tricolor paulista. Já o Chance de Gol, do estatístico paulista Marcelo Arruda, dá ainda mais tranquilidade aos cruzeirenses, pois aponta a Raposa com 97,3% de chance de ser campeão, deixando Inter e São Paulo com apenas 1,5% e 0,6%, respectivamente.

CAUTELA Na Toca da Raposa II, porém, a postura é de cautela. Ninguém faz projeção de título e a ordem é pensar jogo a jogo até que a conquista seja assegurada matematicamente.

CHANCE DA CONQUISTA

Depto. de Matemática da UFMG
82%

Infobola
85%

Chance de Gol
97,3%
 

2 comentários:

Revétria disse...

Não vejo a hora de ver a minha segunda pele,esse time da camisa azul cinco estrelas colocar a mão na taça. Não adianta secar,tem que respeitar o líder! ( Como diz o pequetito nas transmissões dos jogos do CRUZEIRO.)

RUTILHO disse...

Tentarão sim mas não terão êxito. Está escrito CRUZEIRO TETRA CAMPEÃO BRASILEIRO. O NOSSO ELENCO É FANTÁSTICO, ESTÁ FECHADO NO OBJETIVO. FUTEBOL CARIOCA ESTÁ EM FRANGALHOS E O PAULISTA INDO PARA O MESMO CAMINHO. MINAS SERÁ A NOVA PRAÇA, A MAIS FORTE DO BRASIL E EM SEGUIDA VIRA A GAÚCHA.